Lançamentos
ANOHNI: mais um single com os Johnsons, e em tributo a Lou Reed

Desde 2010, não saía um trabalho novo de ANOHNI com sua ex-banda, The Johnsons (o último disco foi Swanlights, lançado naquele ano). Em maio, ela anunciou que voltaria a tocar com o grupo e em 7 de julho sai My back was a bridge for you to cross, pelos selos Rough Trade e Secretly Canadian. Até o momento, o disco já tem dois singles lançados, It must change e o mais recente Sliver of ice, música que foi inspirada pelas últimas palavras que ninguém menos que Lou Reed disse a ela pouco antes de morrer em 2013.
“Um cuidador colocou um pedaço de gelo em sua língua um dia e foi uma sensação tão doce que o fez chorar de gratidão”, detalhou a cantora no texto de apresentação do material. “Ele era um cara do tipo hardcore e esses momentos estavam transformando a maneira como ele via as coisas. Escrevi Sliver of ice, lembrando daquelas palavras”. A música é tristonha e meditativa, lembrando às vezes as canções mais elaboradas e depressivas do próprio Lou, mas com o vocal intenso e belo de ANOHNI.
Sobre o disco novo, ela afirmou num comunicado que “algumas dessas canções respondem desde os dias atuais às preocupações globais e ambientais expressas pela primeira vez na música popular há mais de 50 anos”. O álbum tem produção assinada por Jimmy Hogarth (Suzanne Vega, Amy Winehouse).
Crítica
Ouvimos: Geese – “Getting killed”

RESENHA: Terceiro álbum do Geese, Getting killed mistura slacker rock, sarcasmo e experimentalismo, unindo Pavement, Stones e Tom Waits num som estranho e cativante.
Texto: Ricardo Schott
Nota: 9
Gravadora: Partisan Records / Play It Again Sam
Lançamento: 26 de setembro de 2025
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“O que está ocorrendo com o Geese é mais ou menos parecido com o que tivemos no início dos 00, quando Strokes, White Stripes, Yeah Yeah Yeahs e LCD Soundsystem nos lembraram que o rock poderia ser, sim, sexy, fresh, carregado de energia e relevante para o agora”, escreveu recentemente o jornalista Thiago Ney na newsletter MargeM, lembrando que a banda de Nova York tem se tornado uma queridinha dos críticos musicais, e tem despertado muito interesse num universo que costumeiramente tem mais coveiros do que parteiros: o do rock.
Cameron Winter, o vocalista do grupo, tem uma voz estranha – o tipo de voz que você não sabe se ama ou odeia ao ouvir pela primeira vez, até porque você ainda não decidiu se o próprio Geese é bom de ouvir ou irritante. Essa dualidade irritação vs prazer parece herdada de Captain Beefheart and His Magic Band, ou de uma hipotética combinação Rolling Stones + Pavement, com o suíngue e a musicalidade do primeiro e o som vertiginoso e despojado do segundo. Getting killed, o terceiro álbum da banda, destaca-se por investir em sustos musicais, em letras repletas de sarcasmo, e numa receita sonora que consegue ser captada por uma antena – e que achou uma antena de longo alcance para chamar de sua.
- Ouvimos: Guerilla Toss – You’re weird now
Traduzindo: fãs de slacker rock e de bandas mais clássicas (veja bem: falamos em Pavement e Rolling Stones) podem amar o disco, que abre em tom de sonho e pesadelo com Trinidad, marcada por metais desafinados e algo que remete a The Fall e Nirvana. E prossegue com o samba-blues-country místico de Cobra, que tem algo de George Harrison musicalmente encartado. A misteriosa Husbands parece uma música de cerimonial, cuja letra ironiza os comentários normais sobre velhice e morte. Getting killed, a faixa-título, música em que a vida parece fazer mal à saúde, é punk + blues percussivo. Islands of men parece um Steely Dan punk e mágico, enquanto 100 noises corta a magia de tudo o que você puder imaginar: parece Crosby Stills Nash & Young e Jefferson Airplane, mas a letra ensina a “sorrir em tempos de guerra”.
O novo álbum do Geese traz herança do clima bêbado de Tom Waits em Au pays du cocaine, apresenta uma valsa folk que poderia ter sido composta no fim dos anos 1960 (Half real) e também soa como uma demo gravada numa comunidade originária, e deixada guardada por quatro décadas. Nesse caso, em Taxes e no country-gospel-jazz Long Island city here I come – esta, um acid-rock que tem até algo de Mutantes e Secos & Molhados.
A grande diferença entre Getting killed e os discos anteriores do Geese (além de Heavy metal, estreia solo de Cameron) parece vir do espírito do tempo: tudo aqui soa como se o humor e a musicalidade do mundo tivessem finalmente coincidido com o humor e a musicalidade do Geese. Bendita conexão tardia.
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Crítica
Ouvimos: Jeff Tweedy – “Twilight override”

RESENHA: Jeff Tweedy lança Twilight override, álbum triplo que mistura country-rock e introspecção à la Wilco, Dylan e Harrison — bonito, ainda que exaustivo.
Texto: Ricardo Schott
Nota: 8,5
Gravadora: Dbpm records Inc.
Lançamento: 26 de setembro de 2025
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Um camarada meu afirmou que, no entendimento dele, “Jeff Tweedy tá virando o novo Billy Corgan em termos de cansatividade”. O líder do Wilco não chega a ter um rockstar prolixo e cheio de manias como o déspota dos Smashing Pumpkins, mas é um artista que tem três álbuns duplos solo e acaba de se juntar à turma que lançou um álbum triplo de estúdio. Enfim, por causa do novo Twilight override, Tweedy entra num clube maluco que inclui The Clash, George Harrison, o próprios Smashing Pumpkins, Prince e, no Brasil, Nando Reis e Nelson Gonçalves (!).
O disco novo de Tweedy tem sido pouco comentado aqui no Brasil, seja em sites de cultura pop, seja em conversas informais entre amigos. Não tem ninguém nem falando mal. Pode significar muito, pode não significar muita coisa: vai ver os fãs brasileiros de rock desaprenderam a ouvir discos enormes, vai ver os fãs do Wilco são um nicho bem pequeno, vai ver os fãs do Wilco que curtem os trabalhos solo de Jeff são menos que um nicho. Vale dizer que Twilight ainda por cima não é um disco para se ouvir de bobeira, correndo ou dirigindo. Sem pedir de fato, Tweedy pede que você se recolha a um canto para encarar as quase duas horas de música do pacote, e tente sentir o clima meio desolado, meio doidão das letras.
- Ouvimos: Cate Le Bon – Michelangelo dying
Com uma cara musical análoga a do Wilco, Twilight override é um disco de country-rock com emanações de Bob Dylan (em especial), George Harrison, Velvet Underground, Pavement, Sonic Youth, Nirvana, Tom Waits – e de iniciativas acústicas e solitárias ao redor do mundo, como Oar (1969), disco de Alexander “Skip” Spence. No primeiro álbum, do set, músicas como One tiny flower, Forever eves ends, Mirror e Betrayed vão quase se desmanchando no ouvido – algumas delas em clima de sonho acordado – e dão um padrão que se repete várias vezes ao longo do álbum. Só que Tweedy também une tons acústicos e vibe punk em vários momentos: tem a onda slacker folk de Secret door e Ain’t it a shame, os climas herdados de White light / White heat (Velvet Underground) e Queen bitch (David Bowie) de Lou Reed was my babysitter – além da vertigem sonora de músicas como Wedding cake, tudo rodando em volta do violão e da voz.
Tweedy parece fazer um movimento de parábola em Override: o álbum vai soando mais introspectivo e angustiado ao chegar no disco 2, que tem o country bandido e angustiado de Better song, o som hipnótico de New Orleans, os voos de Over my head (Everything goes) e da valsa-country Western clear skies e a tristeza mágica de Blank baby, lembrando Davis Crosby e Neil Young. Os sete minutos de Feel free, canção simples e quase sussurrada, soam como se “essa tal liberdade” fosse observada por diferentes lados, num universo em que você pode ser fã de Beatles ou Rolling Stones, imaginar-se como uma semente e “levar seu tempo para ser enterrado”, girar até ficar tonto, fazer som com seus amigos. Tem até um curioso “sinta-se livre / nasça nos EUA / ame com um amor que eles não podem tirar”.
Twilight override é um disco bonito, mas como todo disco triplo, também vai ficando cansativo – uma sensação que bate bastante lá pelo disco 3, onde sobram músicas razoáveis como Saddest eyes, Ain’t it a shame, o folk de rádio AM dos anos 1970 da faixa-título. Compensando quem ficou até o fim, tem faixas como o country-gospel Too real e a bela e hipnótica Enought, feita na cola tanto do George Harrison do triplo All things must pass quanto dos Kinks de Waterloo sunset.
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Crítica
Ouvimos: Banana Bipolar – “103”

RESENHA: No álbum 103, o Banana Bipolar mistura psicodelia e peso, existencialismo e protesto, além de estilos como stoner, pós-punk, blues e rock nordestino.
Texto: Ricardo Schott
Nota: 8
Gravadora: Independente
Lançamento: 15 de agosto de 2025
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Banda goiana que recentemente fez show nos 30 anos do Goiânia Noise Festival, o Banana Bipolar tem um “quê” progressivo, sem necessariamente afiliar-se ao estilo. Em 103, primeiro álbum, Hatamari (vocais e percussão), Gab Morais (vocais e baixo), Vinni (vocais e guitarra), Júlio (backing vocal e bateria) e Pedro Leon (guitarra solo) lançam músicas extensas – uma delas, Efêmero, tem treze minutos e divide-se em várias partes.
Mas o clima do quinteto está mais para uma visão existencial da psicodelia e do rock pesado, na qual cabem a oração stoner de Haha, a guitarrada lembrando Smashing Pumpkins da feminista e libertária Alicia e o acid rock funkeado de Cigarro. Cicatriz consegue unir pós-punk, metal a la Black Sabbath e psicodelia, numa música que opera nas sombras e, ao mesmo tempo, abre-se em vários climas diferentes.
- Ouvimos: Mirror People – Desert island broadcast
Esse lado existencial do Banana Bipolar ganha seu auge justamente na quilométrica Efêmero – cuja letra, afirma o grupo, “fala sobre a inconstância das coisas, sobre como tudo é fugaz, transitório, efêmero. É um contraste entre a vida e a única certeza que ela oferece: a mudança”. Mas também cede espaço ao protesto: o blues-rock 103, gravado ao vivo (e com guitarras ótimas), é uma poesia musicada sobre desesperança e desconforto. As duas partes de Cidadão comum, que vão do blues-rock à psicodelia tropicalista, têm lembranças de Mutantes, Titãs e MPB setentista, e angústia questionadora (“quanto vale o seu espírito? / quanto o mercado ganha?”).
Espectros, no final, é rock nordestino psicodélico, com emanações de Belchior e Zé Ramalho (e do space-rock paulistano do Casa das Máquinas). São sete minutos de força na letra e no som, com versos diretos e mobilizados como num rap (“não vale a pena aceitar filho de governante enriquecendo enquanto você se mata de trabalhar”, vociferam). Psicodelia e luta lado a lado.
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