O POP FANTASMA relembra diariamente alguns discos que estão fazendo aniversário. Os textos serão escritos e postados com total desrespeito ao velho apetite do jornalismo por datas redondas, clássicos indiscutíveis (opa, alguns dos que vamos colocar são clássicos sim) e efemérides de meter medo. Veja (e ouça também!) oito discos que sopram velinhas em 8 de fevereiro.

O jazzista-funky-bluesman Jimmy Smith faturava alto com seu “Root down”, em 1972 – gravado ao vivo, unia músicas próprias a uma versão de “Let’s stay together”, de Al Green…

… em 1974, Peter Hammill, líder do grupo progressivo Van Der Graaf Generator, dava um tempo na banda com o terceiro disco solo, “The silent corner and the empty stage”…

… e, putz, aparentemente saiu pouco disco no dia 8 de fevereiro, porque de 1974 a gente já pula para 1993 e encara a farofa feliz do Poison com seu “Native tongue”…

… sem esquecer que foi o ano do terceiro disco solo de Mick Jagger, “Wandering spirit”, justamente o primeiro dele que a crítica não olhou de nariz torto…

… em 1994, os Beastie Boys compilavam EPs (voando até sua fase hardcore) em “Some old bullshit”…

… e os fãs de metal vão gostar de relembrar que a banda alemã EdGuy chegava ao segundo disco (e primeiro oficial, já que foi o primeiro a sair por uma gravadora de verdade) num 8 de fevereiro (mas de 1997), com “Kingdom of madness”…

… em 8 de fevereiro de 1999, o som maníaco do Therapy chegava ao quinto disco, cujo título era tragicômico: “Suicide pact, you first”…

… e 8 de fevereiro é um dia de peso: o Fear Factory também lançou disco nesse dia, e é o sétimo da banda, “Mechanize”. Parabéns aos discos e aos fãs!