O casal Lisa e Richard Robinson era daquele tipo que conhecia todo mundo na cena rock de Nova York, no anos 1970. Lisa era jornalista, editava a revista Hit Parader e, ao ver os Ramones ao vivo, abriu portas para a banda ganhar um empresário (Danny Fields) e uma gravadora (Sire Records). Richard dirigiu um vídeo dos Ramones (o famoso vídeo que foi/não foi filmado no apartamento do designer Arturo Vega em 1975) e antes disso, produzira discos de Lou Reed, Flamin Groovies e outros nomes.

Em meados dos anos 70, o casal decidiu colocar nas bancas sua própria revista de rock, a Rock Scene. A cena que era compreendida por nomenclaturas como punk, pós-punk e new wave (e proto-punk, e glam rock) era coberta por eles constantemente: New York Dolls, David Bowie, Blondie, Suicide, Talking Heads, Alice Cooper, Richard Hell (Queen e Elton John também apareciam sempre lá). A ideia não era apenas falar de discos e lançamentos – era estar onde essa turma estava e falar sobre a diversão nos bastidores, tanto que volta e meia groupies conhecidas viravam assunto das matérias. E vale dizer que a revista durou bastante, de 1973 a 1982.

E pra quem nunca leu a revista, um cara chamado Ryan Richardson, morador do Texas, pegou TODA A SUA COLEÇÃO da Rock Scene e SCANNEOU página por página. E disponibilizou online. Detalhe: ele fez isso em 2011 e o site tá no ar até hoje. Curta aí.