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Cultura Pop

Jogaram vários clipes do Ghoulardi no YouTube

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Jogaram vários clipes do Ghoulardi no YouTube

Apresentadores malucos que tiram sarro da qualidade do próprio material que apresentam na TV ou no rádio? Já existiram vários – até Fausto Silva, quando apresentava o Perdidos na noite (Record e depois Bandeirantes) foi um deles. Mas quem marcou época de verdade fazendo isso foi um apresentador ligado ao universo do terror, que influenciou meio mundo do rock. Era o americano Ernie Anderson (1923-1997), que encarnou por alguns anos o personagem Ghoulardi.

Jogaram vários clipes do Ghoulardi no YouTube

Antes da TV – e bem antes de Ghoulardi – Ernie fora radialista e DJ, o que lhe dava passe livre para usar seus horários na TV para alternar filmes de horror B e clipes de bandas de rock. Entre 1963 e 1966, ele esteve à frente do Shock theatre, uma sessão de filmes de terror apresentada pela emissora WJW-TV, de Cleveland, Ohio. O programa sempre ia ao ar tarde da noite nos fins de semana, e aproveitava uma pacoteira de produções licenciadas pela Screen Gems.

Com pouco espaço na emissora após um programa que apresentava ter sido descontinuado, Ernie topou ficar à frente da atração, e acabou marcando gerações com o personagem Ghoulardi, que sempre aparecia na penumbra, com um foco de luz na cara, de jaleco, óculos escuros e cavanhaque. Usava gírias da moda e lançava expressões como “stay sick” (em 1990, os Cramps batizariam um disco com esse nome), “hey group”, “turn blue” e um “over there” com sotaque forte de Cleveland que soava como “ova-dey”. Futuros roqueiros da região de Ohio amavam o programa: Chrissie Hynde (Pretenders) não perdia um, a turma do Rocket From The Tombs (e, por consequência, dos Dead Boys) vivia assistindo.

A novidade é que alguém com muito tempo livre jogou no YouTube vários clipes antigos de Ghoulardi, incluindo trechos de entrevistas. Pega aí.

Ghoulardi passava boa parte do tempo depreciando as bombas que exibia no programa. Dizia para o público desistir da TV e ir dormir, ou coisas do tipo. Ainda que suas aparições fossem feitas ao vivo, volta e meia sua equipe conseguia realizar “milagres”, como inserir sua imagem dentro de alguns filmes exibidos na sessão. Um dos maiores hits musicais do seu programa era Papa-Oom-Mow-Mow, dos Rivingstons, que ele costumava apresentar sempre num “clipe” bizarro em que aparecia um idoso desdentado abrindo e fechando a boca. Anos depois alguém pegou essas imagens e reconstruiu o clipe.

Por algum motivo bastante bizarro, uma das manias de Ghoulardi era fazer piadas com uma cidade-dormitório de Ohio, Parma. Dizia que a cidade tinha mau gosto para decoração, que seus moradores costumavam ouvir polca… e até criou uma paródia da série Peyton Place (sucesso na época) chamada Parma Place. Claro que os moradores ligaram para a emissora e mandaram Ghoulardi parar com a brincadeira. Para compensar, ele dividia não muito igualitariamente as gozações entre Parma e a cidade de Oxnard, na Califórnia.

O personagem foi desaparecendo com o tempo. Há quem atribua esse sumiço a um divórcio enfrentado por Ernie, que por sinal depois casaria de novo e terminaria a vida somando dez (!) filhos. Um dos filhos é ninguém menos que Paul Thomas Anderson, do filme Boogie nights (1997), aliás dedicado à memória do pai. Ernie levaria uma vida relativamente tranquila e anônima até o fim da vida. Morreu em 1997, de câncer.

Ghoulardi viraria uma lenda no universo pop, e não apenas para gente que pôde vê-lo em ação. A banda de rock Black Keys, cujos integrantes nasceram nos anos 1970 (e são de Akron, Ohio, por sinal), chegou a batizar um disco de Turn blue, uma de suas frases. Seja como for, em 1991, Ernie resolveu fazer uma aparição na TV, caracterizado como o personagem. Mais um vídeo que você tem que assistir agora mesmo.

Mais sobre Ghoulardi aqui

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Relembrando: Nile Rodgers, “Adventures in the land of the good groove” (1983)

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Relembrando: Nile Rodgers, "Adventures in the land of the good groove" (1983)

Nile Rodgers vivia uma espécie de estresse pós-traumático no começo dos anos 1980. O ex-guitarrista do Chic, um dos maiores gênios musicais que o planeta Terra conhece, tinha sido quase cuspido para fora do mainstream por causa do preconceito com a música dançante e com a disco music, no fim dos 1970. Um alegado desvio ultra-comercial da música feita para dançar, além de um evento-bizarrice chamado Disco Demolition Night (em que LPs de disco e de black music foram quebrados pelo público, numa ação que o próprio Nile compararia à queima de livros pelos nazistas) aumentaram mais ainda esse isolamento.

  • Temos episódio de podcast sobre a fase 1980-1983 de David Bowie.
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Em meio ao fim do Chic, ao excesso de drogas e à desilusão com o mercado fonográfico, Nile simplesmente desistiu de fazer hits. Ou esqueceu como se fazia, pelo menos por uns tempos. Começou a produzir outros artistas (fez Koo koo, estreia solo de Debbie Harry, do Blondie, lançada em 1981, que fez sucesso moderado) e reuniu material para seu primeiro voo solo, lançado logo após às ultimas investidas do Chic. Ainda sem ter certeza de que a estreia seria um sucesso de verdade.

Adventures in the land of the good groove, estreia solo de Nile Rodgers (11 de março de 1983) não estourou. Azar de quem não deu atenção para a estreia do músico, um disco com oito módulos dançantes, sem refrãos fáceis, primo da house music e até do jazz. Na época, fez sucesso com a crítica – Nile já estava escalado para produzir Let’s dance, de David Bowie (1983) e a revista Smash Hits chegou a afirmar que “se o disco de David tiver metade da qualidade, será excelente”.

Acaba servindo como um elo nada perdido entre a fase do Chic e as produções que Nile fez para Bowie e Madonna, em faixas como a afro-latina The land of the good groove, o pré-rap safado Yum yum (“dormi com as mãos sobre ele/me dê um pouco desse yum-yum antes de dormir nesta noite”), o funk-rock dançante de Beet (provavelmente a música do álbum que mais impressionou Bowie, já que realmente tem muito do groove do álbum Let’s dance) e Rock bottom.

Nile, em sua autobiografia Le freak, queixava-se (com toda razão) de que artistas brancos fazendo balanço invadiam as paradas de pop e r&b. Escreveu também, complementando, que negros que faziam sons dançantes ficavam restritos à parada de r&b (se fizessem misturas com new wave e rock em geral, perdiam mais terreno ainda). Adventures, heroicamente, era o disco que repatriava sons que Nile e seu parceiro Bernard Edwards haviam criado no Chic – e que haviam sido chupados por uma turma que incluía Queen, Blondie e uma galera enorme.

O design sonoro de Get her crazy, por exemplo, era análogo ao de Another one bites the dust, do Queen. Most down e It’s all in your hands eram o que o álbum entregava para quem era fã de David Bowie – mas Bowie foi outro que ficou de olho na música dançante dos anos 1970 e pôs tudo em seus discos, do seu jeito. Era o jeito do próprio Nile trazer de volta o que sua própria turma havia criado, e que estava “nas mãos” dos músicos para os quais frequentar as paradas de rock e new wave era rotina frequente. Tinha ainda a balada romântica My love song for you, uma das canções mais prototípicas do álbum.

Nile, que já tinha uma carteira considerável de hits com o Chic, conseguiu mais sucesso como produtor (e ajudou a fazer hits!) e como criador de trilhas sonoras do que como artista solo. Adventures e o segundo álbum, B movie matinée (1985) não venderam muito. O músico fez Madonna estourar com o álbum Like a virgin (1984), uniu-se a Bill Laswell para ajudar a bombar o primeiro disco solo de Mick Jagger (She’s the boss, 1985). Fez várias outras colaborações e produções, e até lançou em seu selo Sumthing Else trilhas para games (em DVD, o que era uma novidade para o mercado). Hoje mantém uma versão nova do Chic, que já veio até no Rock In Rio, em 2017.

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Relembrando: Julian Cope, “Saint Julian” (1987)

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O cantor e compositor galês Julian Cope costuma ser mais lembrado como o músico genioso que brigou com um (ex) amigo, Ian McCulloch, e o expulsou de sua banda, A Shallow Madness. Com outra formação (e sob a liderança de Cope), essa banda se transformou no Teardrop Explodes, grande grupo da região de Liverpool, cidade para onde Cope migrara. Ian, por sua vez, talvez estivesse em condições de mandar um “valeu, parceiro, é isso aí” para o ex-amigo (e o resto da história de Ian, você talvez já saiba – se não sabe, temos um podcast a respeito).

  • Temos um episódio do nosso podcast, o Pop Fantasma Documento, também sobre o Teardrop Explodes.
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Julian, como líder de banda, nunca foi um sujeito fácil: vivia doidão, tinha fama de tirano, sempre foi dado a ranços e rancores de morte. “Costumo fazer as entrevistas porque eu sou o único que realmente tem algo a dizer”, chegou a falar sobre seus colegas de Teardrop Explodes.

O grupo durou apenas até 1983. Após o fim, Cope precisou de um tempo para se livrar dos excessos (numa época em que muita gente já achava que ele tinha virado um Syd Barrett do pós-punk) e embarcou numa ótima carreira solo, que demorou alguns anos para fazer sucesso de verdade. Saint Julian, o primeiro álbum de Cope que muita gente escutou (lançado em 2 de março de 1987) já era seu terceiro álbum.

Saint Julian é mais conhecido por duas canções bem populares, Trampolene e World shut your mouth (mesmo nome do primeiro LP solo dele, de 1984, mas a música só saiu no terceiro álbum). O disco veio de um verdadeiro bombril que Julian topou passar em sua carreira: assinou com a Island, cortou o cabelo, adotou uma imagem mais positiva de rockstar, vestiu-se de couro da cabeça aos pés e passou a gravar canções com arranjos mais “épicos”.

O lado mais dark do seu trabalho anterior estava lá ainda, mas sob a forma de verdadeiros hinos, como Shot down, Saint JulianEve’s volcano e outros. Além de pelo menos um clássico punk-psicodélico, Pulsar. E de uma canção de oito minutos, arrastada e sombria, e de teor quase medieval: A crack in the clouds. Já Screaming secrets é uma das faixas mais associáveis ao Teardrop Explodes, com toda a carga dramática da ex-banda de Cope na letra (“preciso questionar/todas essas coisas que são bons conselhos”).

O disco também representava uma volta às origens: Julian estava encantado novamente com o lugar na Inglaterra onde passara a infância (Tamworth, uma cidade de 74.272 habitantes) e incluíra a bandeira da localidade até mesmo no logotipo do LP, publicado no encarte. Enxergava ligações até mesmo entre o design da bandeira e a criação do famoso microfone “de três andares”, com apoios para o pé, que Cope vinha usando nas turnês desde 1986.

Numa entrevista da época (lançada num single que foi incluído em algumas edições do disco), Julian admitia que Saint Julian apostava suas fichas no vermelho e no preto simultaneamente. Interessado em temas como paganismo e ocultismo – e portador da pecha de “guru do ácido” da geração pós-punk – Cope atraía um rebanho de freaks que chegava a peregrinar até sua casa.

Ao mesmo tempo, o cantor zoava o culto aos astros, e o que chamava de “me siga, vou liderar você”, ou “agitar bandeiras” (talvez uma referência cruel ao bandeirão branco que Bono, do U2, agitava no palco na época da turnê do disco War). “Nunca nem me ocorreu que eu teria que falar com pessoas. Eu era um grande fã de John Cale, fui vê-lo em Birmingham, e nunca me passou pela cabeça a ideia de dizer um ‘olá, como vai?’ a ele”, brincou.

A carreira de Julian Cope ainda teria altos e baixos imediatos logo após Saint Julian – um disco do qual (incrivelmente!) ele já declarou não ser muito fã. Seu contrato com a Island prosseguiria com o bom My nation underground (1988), mas sofreu abalos quando ele resolveu gravar um disco quase pirata dentro da gravadora, Skellington (lançado só em 1989). Cope vem lançando discos até hoje, equilibrando-se entre psicodelia, pós-punk e até folk pagão, e divide seu tempo com a carreira de escritor – tendo lançado livros importantes como Krautrocksampler, com a história (resumida) do rock experimental alemão. E tem que ser mais ouvido.

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No nosso podcast, Prince na fase 1982-1986, incluindo “Purple rain”

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A partir de 1982, com o disco 1999, Prince redefiniu os parâmetros da palavra “revolução” em música. Se você ainda não conhecia Prince, estava obrigado a prestar atenção nele. Você iria acabar notando aquele gênio musical que compunha praticamente tudo sozinho, produzia seus próprios discos, tocava todos os instrumentos (mas liderava uma turma bem legal no palco, a banda The Revolution), apresentava hits como When doves cry, 1999, Little red corvette, Raspberry beret. E ainda migraria para o cinema, com o megasucesso da tela Purple rain.

Prince era pop. Mas apesar disso – e talvez por causa disso – incomodava. Era um músico preto liderando uma banda, era um cara de visual andrógino atuando nos conservadores anos 1980, foi o autor de músicas extremamente ativas sexualmente, foi o compositor que deixou uma turma indignada com o conteúdo de suas letras. E no segundo episódio da temporada 2024 do nosso podcast Pop Fantasma Documento, a gente viaja na fase 1982-1986 de Prince – aquele período em que o título de “rei do pop” concedido a Michael Jackson ficou severamente ameaçado.

Nomes novos que recomendamos e que complementam o podcast: Black Pumas e Yoùn.

Estamos no Castbox, no Mixcloud, no Spotify, no Deezer e no Google Podcasts. 

Edição, roteiro, narração, pesquisa: Ricardo Schott. Identidade visual: Aline Haluch. Trilha sonora: Leandro Souto Maior. Vinheta de abertura: Renato Vilarouca. Estamos aqui de quinze em quinze dias, às sextas!

Arte: Aline Haluch em cima da capa de Parade.

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