O guitarrista do MC5, Wayne Kramer, tá voltando aí com uma turnê comemorativa de 50 anos da banda (mais infos aqui). E pessoalmente anda meio puto da vida com uma turma de guitarristas que está publicando no YouTube tutoriais de como tocar Kick out the jams, famigerado hit do grupo. Tão puto que chamou um amigo e os dois mostraram como se toca de verdade a música. Olha aí.

“Estive dando uma conferida no YouTube. Esses caras que estão por aí ensinando como tocar Kick out the jams estão fazendo tudo errado e avacalhando a música”, diz, dando bronca, mas bastante simpático. “Nenhum deles está fazendo a coisa como deve, e já me enchi. Vamos demonstrar a maneira apropriada, correta e oficial de tocar a música”.

Wayne faz suas partes, inclusive solos, e o amigo toca as do outro guitarrista da banda Fred “Sonic” Smith, ambas em tons diferentes. O fundador do MC5 ainda pôs no link do YouTube as cifras da canção.

Wayne Kramer ensina você a tocar Kick Out The Jams

Esse é o original.

Fui só eu ou dá pra todo mundo ficar com a impressão de que My wave, hit do Soundgarden, deve muito à maneira de Smith e Kramer tocarem? Por acaso, Kim Thayil, guitarrista do Soundgarden, é um dos músicos que vão estar nessa tour do MC5.

Via Open Culture.