Connect with us

Cultura Pop

Veja Elton John musicando o texto de um manual de instruções (?)

Published

on

Veja Elton John musicando o texto de um manual de instruções (?)

Elton John tinha algumas novidades em 1997. Estava lançando seu 25º disco, The big picture, e também (por causa da morte da Princesa Diana) relançava seu sucesso Candle in the wind. Naquele mesmo ano, em 27 de setembro, também aproveitou para realizar um velho sonho. O cantor participou de um especial de TV em que o personagem principal era ele mesmo: An audience with Elton John.

No tal programa, entre outras coisas, Elton respondia perguntas de uma plateia formada por nomões como Kathleen Turner, George Martin e o casal Claudia Schiffer e David Copperfield. Numa hora, recebeu uma proposta do ator Richard E. Grant: escrever uma música usando as palavras de seu manual de instruções do seu forno (sim, ele tinha levado o manual).

>>> Veja também: Elton John comprando montes de discos na Tower Records em 1975

Bom, Elton fez a tal música e ainda fez piada: “Termostato de forno convencional, parece uma música dos Chemical Brothers!”. A letrinha improvisada tem versos como “seu novo forno é capaz de grandes coisas/lembre-se que não há dois fornos iguais/vá fundo com seu forno novinho em folha/não esqueça que o jeito dele cozinhar pode ser diferente do seu antigo modelo”.

>>> Confira também a Mixtape Pop Fantasma

Via Elton John World

Cultura Pop

No nosso podcast, os erros e acertos dos Foo Fighters

Published

on

Você pensava que o Pop Fantasma Documento, nosso podcast, não ia mais voltar? Olha ele aqui de novo, por três edições especiais no fim de 2025 – e ano que vem estamos de volta de vez. No terceiro e último episódio, o papo é o começo dos Foo Fighters, e o pedaço de história que vai de Foo Fighters (1995, o primeiro disco) até There’s nothing left to lose (o terceirão, de 1999), esticando um pouco até a chegada de Dave Grohl e seus cometas no ano 2000.

Uma história e tanto: você vai conferir a metamorfose de Grohl – de baterista do Nirvana a rockstar e líder de banda -, o entra e sai de integrantes, os grandes acertos e as monumentais cagadas cometidas por uma das maiores bandas da história do rock. Bora conferir mais essa?

Edição, roteiro, narração, pesquisa: Ricardo Schott. Identidade visual: Aline Haluch (foto: encarte do álbum Foo Fighters). Trilha sonora: Leandro Souto Maior. Vinheta de abertura: Renato Vilarouca. Estamos aqui de quinze em quinze dias, às sextas! Apoie a gente em apoia.se/popfantasma.

(a parte do FF no ano 2000 foi feita com base na pesquisa feita pelo jornalista Renan Guerra, e publicada originalmente por ele neste link)

Ouça a gente preferencialmente no Castbox. Mas estamos também no Mixcloud, no Deezer e no Spotify.

Mais Pop Fantasma Documento aqui.

Continue Reading

Cultura Pop

No nosso podcast, Alanis Morissette da pré-história a “Jagged little pill”

Published

on

No nosso podcast, Alanis Morissette da pré-história a "Jagged little pill"

Você pensava que o Pop Fantasma Documento, nosso podcast, não ia mais voltar? Olha ele aqui de novo, por três edições especiais no fim de 2025 – e ano que vem estamos de volta de vez. No segundo e penúltimo episódio desse ano, o papo é um dos maiores sucessos dos anos 1990. Sucesso, aliás, é pouco: há uns 30 anos, pra onde quer que você fosse, jamais escaparia de Alanis Morissette e do seu extremamente popular terceiro disco, Jagged little pill (1995).

Peraí, “terceiro” disco? Sim, porque Jagged era só o segundo ato da carreira de Alanis Morissette. E ainda havia uma pré-história dela, em seu país de origem, o Canadá – em que ela fazia um som beeeem diferente do que a consagrou. Bora conferir essa história?

Edição, roteiro, narração, pesquisa: Ricardo Schott. Identidade visual: Aline Haluch (foto: Capa de Jagged little pill). Trilha sonora: Leandro Souto Maior. Vinheta de abertura: Renato Vilarouca. Estamos aqui de quinze em quinze dias, às sextas! Apoie a gente em apoia.se/popfantasma.

Ouça a gente preferencialmente no Castbox. Mas estamos também no Mixcloud, no Deezer e no Spotify.

Mais Pop Fantasma Documento aqui.

Continue Reading

Cultura Pop

No nosso podcast, Radiohead do começo até “OK computer”

Published

on

Radiohead no nosso podcast, o Pop Fantasma Documento

Você pensava que o Pop Fantasma Documento, nosso podcast, não ia mais voltar? Olha ele aqui de novo, por três edições especiais no fim de 2025 – e ano que vem estamos de volta de vez. Para abrir essa pequena série, escolhemos falar de uma banda que definiu muita coisa nos anos 1990 – aliás, pra uma turma enorme, uma banda que definiu tudo na década. Enfim, de técnicas de gravação a relacionamento com o mercado, nada foi o mesmo depois que o Radiohead apareceu.

E hoje a gente recorda tudo que andava rolando pelo caminho de Thom Yorke, Jonny Greenwood, Colin Greenwood, Ed O’Brien e Phil Selway, do comecinho do Radiohead até a era do definidor terceiro disco do quinteto, OK computer (1997).

Edição, roteiro, narração, pesquisa: Ricardo Schott. Identidade visual: Aline Haluch (foto: reprodução internet). Trilha sonora: Leandro Souto Maior. Vinheta de abertura: Renato Vilarouca. Estamos aqui de quinze em quinze dias, às sextas! Apoie a gente em apoia.se/popfantasma.

Ouça a gente preferencialmente no Castbox. Mas estamos também no Mixcloud, no Deezer e no Spotify.

Mais Pop Fantasma Documento aqui.

Continue Reading

Acompanhe pos RSS

Urgente!: Nova exposição sobre David Bowie vai te levar pra dentro da mente dele
Urgente14 horas ago

Urgente!: Nova exposição sobre David Bowie vai te levar pra dentro da mente dele

Véspera (Foto: Divulgação)
Urgente17 horas ago

Urgente!: Véspera transforma faixa-título de seu álbum em canção densa e espacial

Encontro de Criolo, Amaro Freitas e Dino D’Santiago mistura rap, jazz e ritmos afro-lusos, memória e crítica social, em parceria.
Crítica19 horas ago

Ouvimos: Criolo, Amaro Freitas e Dino D’Santiago – “Criolo, Amaro e Dino”

E os discos que Public Enemy e Chuck D (integrante do grupo, em carreira solo) lançaram ano passado? Dois álbuns de rap old school com novos elementos e reflexões sobre idade, mercado do rap e tempos digitais.
Crítica19 horas ago

Ouvimos: Public Enemy – “Black sky over the projects: Apartment 2025” / Chuck D – “Chuck D presents Enemy Radio: Radio Armageddon”

Enemy mostra o KMFDM mais acessível sem perder o peso: industrial dançante, crítica a líderes autoritários e mistura de metal, punk, dub e eletro.
Crítica19 horas ago

Ouvimos: KMFDM – “Enemy”

Siren Section retorna após quase 10 anos com álbum duplo que mistura rock eletrônico e shoegaze: pesado e melódico, gótico à la Depeche Mode, variado e fluido.
Crítica19 horas ago

Ouvimos: Siren Section – “Separation team”

Caetana e Christine Valença (Foto: Raiz de Maria / Divulgação)
Urgente20 horas ago

Urgente!: Christine Valença e Caetana unem Jackson do Pandeiro, protesto e 16mm em single e clipe

Urgente2 dias ago

Urgente!: Livro revisita Joy Division e New Order faixa a faixa e junta Sumner e Hook no mesmo projeto

Reel me in, de Lisa SQ, mistura indie, power pop e jazz em “álbum-foto” sobre autoconhecimento: melancolia, lembranças doloridas e alguns climas solares.
Crítica2 dias ago

Ouvimos: Lisa SQ – “Reel me in”

Banda australiana Rocket Rules estreia com Dearden’s number: dream pop/shoegaze nostálgico, guitarras em nuvem, clima 60s/1985 e charme caseiro.
Crítica2 dias ago

Ouvimos: Rocket Rules – “Dearden’s number”

Kamikaze, duo alemão, mistura pós-punk e krautrock em EP cru e estranho: riffs minimalistas, dreampop e letras desencantadas sobre erros e sonhos.
Crítica2 dias ago

Ouvimos: Kamikaze – “X me out” (EP)

Capa do single A Plea, de Flea, baixista do Red Hot Chili Peppers
Urgente2 dias ago

Urgente!: Flea lança single com releitura de Frank Ocean e antecipa mais uma vez disco solo de jazz

Barbarize estreia com Manifexta: manguebit + funk e Carnaval, protesto festivo, identidade e crítica social, com Fred 04 e ecos de Chico Science.
Crítica2 dias ago

Ouvimos: Barbarize – “Manifexta”

Bijoux Cone (Foto: Starly Kind / Divulgação)
Urgente2 dias ago

Urgente!: Bijoux Cone, do The Gossip, faz show solo em SP nesta sexta de Carnaval

Leisure - Foto: Sheva Kafai / Divulgação
Urgente2 dias ago

Urgente!: Neozelandeses do Leisure anunciam show em São Paulo e trazem novo disco na bagagem

Foto Kim Gordon: Moni Haworth / Divulgação
Urgente3 dias ago

Urgente!: Kim Gordon vs IA; Bleachers lança clipe romântico; Exclusive Os Cabides louva Daniel Johnston em EP

Urgente3 dias ago

Urgente!: E vai ter Shakira em Copacabana de graça em maio

Noel Gallagher (Foto: Freschwill / Flickr)
Urgente3 dias ago

Urgente!: Noel Gallagher em estúdio – o que será que vem aí?