O POP FANTASMA relembra diariamente alguns discos que estão fazendo aniversário. Os textos serão escritos e postados com total desrespeito ao velho apetite do jornalismo por datas redondas, clássicos indiscutíveis (opa, alguns dos que vamos colocar são clássicos sim) e efemérides de meter medo. Veja (e ouça também!) discos que sopram velinhas em 4 e 5 de março.

Em 4 de março de 1967 – há cinquenta anos, enfim – um dos reis da country music revisitava seu passado e sua vida barra pesada: era Merle Hagarrd, com o disco “I’m a lonesome fugitive”…

… e no ano seguinte, igualmente em 4 de março, Frank Zappa e seu Mothers Of Invention assustavam geral com “We’re only in it for the money”, cuja capa parodiava o “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band”, dos Beatles (e isso deu dor de cabeça pra burro pra eles, porque Paul McCartney não gostou)…

… em 4 de março de 1974, o Abba lançava seu segundo disco (e o primeiro com a sigla de quatro letras, porque o primeiro era creditado a Bjorn & Benny, Agnetha & Anni-Frid). “Waterloo” fez sucesso pra burro…

… em 4 de março de 1983, o Thin Lizzy lançava seu último disco, “Thunder and lightning”…

… e em 4 de março de 1991, Morrissey dava uma bela desagradada nos fãs com seu segundo disco, “Kill uncle”…

… indo pro dia 5 de março, quem faz aniversário é o sétimo disco dos Byrds, “Dr. Byrds & Mr. Hyde”, de 1969…

… o quinto disco do Slade, “Nobody’s fools”, lançado em 1976, faz aniversário 5 de março…

… em 5 de março de 1984, para o amor de uns e ódio de outros tantos, o guitar hero Yngwier Malmsteen estreava com “Rising force”…

… dia 5 de março de 1996 foi o dia de “Naugthy little doggie”, disco solo de Iggy Pop…

… e em 5 de março de 2001 saiu “Just push play”, do Aerosmith. Parabéns aos discos e aos fãs!