Praticamente ninguém falou disso aqui no Brasil, então vamos lá: a edição 2017 do Solid Sound Festival, que tem curadoria do Wilco, vai ter entre suas atrações nada menos que as Shaggs – banda feminina que gravou um único e cultuado disco, “Philosophy of the world”, conhecido por suas músicas tidas como “sem melodia” e desritmadas. Hoje o som delas é entendido por muitos críticos e colecionadores de discos como “proto-punk” e experimental. O disco das meninas teve apenas mil cópias prensadas – 900 delas foram roubadas pelo responsável pela prensagem. As que sobraram circularam por college radios e rádios independentes.

O mais próximo que as irmãs Dorothy, Betty e Helen Wiggin, que formaram a banda em Fremont, New Hampshire, chegam de ter um (vá lá) sucesso é com a faixa-título, que já foi incluida em coletâneas de obscuridades dos anos 1960. Ficou famosa uma frase atribuída a Frank Zappa, que teria afirmado que as meninas eram “melhores que os Beatles”. Por causa disso, em 2001 saiu um disco-tributo ao trio chamado “Better than The Beatles”, com bandas BEM obscuras relendo músicas do disco delas, como a faixa-título, “Who are parents?” e “My companion”. Olha aí.

O grupo havia se reunido apenas em 1999 para um único show, em Nova York. Helen, que morreu em 2006, já não havia participado desta apresentação. Recentemente a história das meninas virou um musical, cuja trilha sonora você pode ouvir aí embaixo.


Entre as atrações programas para o Solid Sound estão o próprio Wilco, Alloy Orchestra, Kurt Vile & The Violators e até o Television, que comemora 40 anos de sua estreia, “Marquee moon”.