A lista de induções do Rock And Roll Hall Of Fame, todos os anos, provoca sorrisos, alegrias e…narizes torcidos. Bandas como The Cure demoraram séculos para serem indicadas para o salão. Grupos como Iron Maiden e Devo, além de artistas como Kate Bush e Todd Rundgren, estão conseguindo a honraria apenas neste ano. O T. Rex demorou até 2020 para chegar lá. Nina Simone, em 2018. Dionne Warwick, só vai rolar este ano. E nem na festa deste ano, que rola no dia 30 de outubro, os fãs do Sonic Youth vão ter a oportunidade de ver a banda ganhar alguma indicação.

A banda já está separada desde 2011, por sinal, mas mesmo quando existia, nunca rolou nada. De qualquer jeito, Kim Gordon, ex-baixista e cantora do grupo, passou pela premiação não faz muito tempo, mas não como indicada. Ela foi uma das cantoras que participaram do show de introdução do Nirvana no salão.

>>> Veja também no POP FANTASMA: Quando o Sonic Youth gravou Beach Boys

Quando souberam que teriam que bolar um show especial para a ocasião, os dois integrantes vivos da banda, Dave Grohl (bateria), Pat Smear (guitarra) e Chris Novoselic (baixo) decidiram convidar só mulheres para cantar as canções do grupo. Na real, a ideia original incluía convidar cantores também, mas o peso de substituir o saudoso Kurt Cobain por alguns minutos assustou todo mundo. Joan Jett, Lorde, St. Vincent e Kim Gordon foram lá e a ex-Sonic Youth foi definida por Grohl como “um farol de luz na cena punk rock underground predominantemente masculina”. Cantou o lado B Aneurysm na ocasião.

>>> Veja também no POP FANTASMA: Peraí, quem é esse tal de Richard Edson?

A pergunta sobre “por que o Sonic Youth nunca esteve no Rock And Roll Hall Of Fame?” chegou aos ouvidos de Kim Gordon algumas vezes. Aliás, publicamente a cantora teve que responder sobre isso quando foi entrevistada pelo apresentador Evan Smith em seu programa Overheard.

“Não acho que tenhamos vendido discos o suficiente, nem que fôssemos populares o suficiente pra isso”, contou ela. Ainda que em 2021 o New York Dolls, banda que durou poucos álbuns e vendeu bem pouco, esteja sendo indicada, diga-se de passagem. Ao ser perguntada sobre se ela ligava ou não para o prêmio, ela fica meio sem graça e responde a Evan: “Bom, é lisonjeiro ser indicada…”, diz, rindo.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here