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Sargaço Nightclub: synth pop de protesto em novo clipe

A banda recifense Sargaço Nightclub, hoje formada por Marrê (voz e guitarra), AD Luna (bateria), Alexandre Xaréu (baixo) e Ingno Silva (teclado), veio do pós-punk e do indie rock. Dessa vez, o grupo voltou-se para o synth pop no novo single, A dança do caos. A música traz dois personagens conversando sobre “a engrenagem que tritura ossos em prol dos negócios”, tendo como pano de fundo a pandemia. O mundo parou por causa do vírus, mas um dos personagens da canção reclama: “O mundo não pode parar!”.
Para intensificar a mensagem, a canção ganhou um clipe feito pelo artista plástico Vito Quintans, inspirado no livro A revolução dos bichos, de George Orwell. O grupo, que passou por mudanças de formação recentemente, prepara-se para lançar um novo disco esse ano, Bioluminescente, e Marrê diz que o álbum é um mergulho neles mesmos. “O indie rock, o drempop, o folk, o pós-punk, toda a nossa essência estará lá, mais como novos experimentalismos”, conta no papo abaixo.
Como surgiu a ideia de criar dois personagens para a letra da canção e como isso tem sido compreendido pela galera que está ouvindo a música?
Cara, surpreendentemente, a percepção desse lance dos dois personagens propostos na letra e na interpretação da música tá sendo bem clara por parte dos ouvintes! A ideia surgiu, na verdade, na hora da gravação, pois a letra fluiu de forma muito orgânica! Somente na hora de gravar, como sentimos que seria um trabalho que exigiria mais de mim, com relação à interpretação, que percebemos estes dois personagens que estavam ali, pedindo pra ganhar vida.
O Sargaço Nightclub teve algumas mudanças: era um duo, virou um grupo, a Sofia França (vocalista) saiu… O que ficou preservado da essência do grupo em todo esse tempo?
Os integrantes continuam os mesmos e o conceito de junção de elementos culturais regionais (simbolizados pelo nome “Sargaço”) e internacionais (vibe do “Nightclub”) também continua preservada. Na verdade esta mudança de visão de “duo” para “banda” já vinha sendo trabalhada desde o lançamento do nosso primeiro álbum, o Istmo, em 2020, ainda com Sofia na banda. Na realidade, ainda que tenhamos sentido a saída de Sofia nos primeiros momentos, fato é que isso serviu pra reforçarmos nosso laços e compromissos entre nós mesmos e com o projeto.
Por que ela saiu? E como tá sendo pra você fazer as vozes sozinho?
Sofia já vinha trabalhando o seu trabalho solo de MPB desde 2020, quando ela lançou o seu primeiro EP Ir onde o vento der, em paralelo com o Sargaço Nightclub. Com o andar da pandemia, nós, enquanto casal, e cada um individualmente, percebemos de comum acordo que seria interessante esta separação dos trabalhos musicais, e de fato, hoje, sentimos ter sido uma decisão muito acertada.
Para mim, Marrê, encarar a missão de ser único guitarrista e vocalista, de início foi um susto, mas agora já se tornou prazer! Encaro como uma grande oportunidade de crescimento em vários aspectos. Isso já foi bastante sensível nas apresentações que fizemos no final do ano passado e início deste, para nós mesmos e para o público, que reagiu muito bem.
O synthpop e o tecnopop, estilos feitos para dançar, já deram espaço para muita letra de protesto, como no caso de bandas como Heaven 17, Cabaret Voltaire… Como tá sendo pra vocês colocar um pouco mais de inconformismo nesse estilo musical?
Está sendo maravilhoso! Esta é uma das experimentações que estamos permitindo fazer, já que temos algumas canções com letras “inconformistas” como você falou, porém com sonoridades mais correlatas, digamos assim, como o rock e o folk, como por exemplo, a faixa que abre o álbum Istmo, a Vem pra rua. Por outro lado, já havíamos flertado com esse lado musical dançante, como no single Wilson (que faz uma homenagem ao cantor Wilson Simonal), em 2019. Juntar essas coisas é um mergulho em nós mesmo, e uma expansão de limites.
O som do grupo em Istmo, o álbum anterior, era mais voltado para o indie rock. O próximo álbum já vai ter mais sintetizadores? O que podem adiantar dele?
O próximo álbum, que irá se chamar Bioluminescente, é, como dito anteriormente, um mergulho em nós mesmos, a profundezas abissais… O indie rock, o drempop, o folk, o pós-punk, toda a nossa essência estará lá, mais como novos experimentalismos. Como dissemos, a saída de Sofia serviu para nos integrarmos ainda mais como banda e os synths ganham mais espaço sim, mas os demais instrumentos mantêm seus espaços garantidos.
Falem um pouco da importância do livro A revolução dos bichos pra vocês. Como surgiu a ideia de transformar a história num vídeo?
A ideia do videoclipe de animação partiu de mim, e era uma vontade antiga! Só que no processo de busca pelo profissional que traria a vida este audiovisual, nós conhecemos o Vito Quintans. Ele é um paraibano de Campina Grande, parceiro de um estúdio de animação e jogo chamado Sertão Profundo, que me chamou atenção pelo instagram, não só pelo trabalho de qualidade primorosa, mas por propor personagens de jogos ligados à cultura musical nordestina (bumba-meu-boi, caboclo de lança etc.).
Ele vai além desse mundo digital, é um artista plástico de mão cheia, pintor, escultor… Vito, com uma bagagem cultural riquíssima, que criou todo este paralelo com “A Revolução dos Bichos” do George Orwell, ao atentar para a parte da letra que fala “O engano do louco, a soberba do porco..” Daí, nasceu todo o fio que conduziu ao produto final, e nós ficamos felicíssimos!
A identificação com o Vito foi imediata, aos primeiros contatos, mas confesso que foi surpreendente este trabalho. Até hoje eu mesmo ainda coloco o clipe pra ficar assistindo! (rindo)
Como vocês passaram por esse período de pandemia e quais foram as maiores dificuldades?
O período de pandemia trouxe várias dificuldades sim. O distanciamento entre nós mesmo, a interrupção dos trabalhos da banda, dos ensaios, dos shows, foi muito sofrido, e potencializado com os acontecimentos próprios do período, como morte de pessoas próximas, o caos na saúde por negligência e muitas vezes má fé dos governantes, o levante do BLM com a morte de pessoas negras… foi e ainda é tanta coisa.
Sofia e eu, que continuamos casados e temos um filho que nasceu em 2019, às vésperas da pandemia, temos uma bagagem pesada que o distanciamento social nos fez enfrentar… Mas sobrevivemos! Criamos luz própria neste ambiente escuro e de altas pressões. Compus neste período as 12 faixas que irão integrar o álbum Bioluminescente e muito em breve já começamos as gravações. Sem dúvida, já somos vitoriosos, estamos vivos e ativos! Muito obrigado pelo espaço nesta entrevista.
Lançamentos
Radar: Vivendo do Ócio, Anacrônicos, Julieta Social, Saturno Express, Duo Repicado, Fenícia, Insubordinados

Mais uma semana começa e, com ela, nossa seleção do Radar – dessa vez dando atenção aos lançamentos nacionais, unindo veteranos (Vivendo do Ócio) e gente que está lançando o primeiro clipe, ou está perto de lançar o primeiro EP ou o primeiro álbum. Ouça tudo no volume máximo!
Texto: Ricardo Schott – Foto Vivendo do Ócio e Paulo Miklos: Vic Zacconi, Juliana Von Ammon, Lucas Seixas/Divulgação
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VIVENDO DO ÓCIO feat PAULO MIKLOS, “BAILA COMIGO”. O grupo baiano volta com sua nova música, e com um convidado tão especial que, mais do que tudo, a música parece ter sido composta especialmente para ele soltar a voz. Baila comigo tem os vocais de Paulo Miklos e é uma música que, talvez não por acaso, tem uma baita cara de Titãs (ex-banda do Paulo, você deve saber).
Além da banda paulistana, o Vivendo diz que nomes como Chaka Khan e Tim Maia também influenciaram a faixa – um balanço meio indie-rock, meio pós-disco, de altas energias e linhas vocais quase faladas. A letra da canção, por sua vez, avisa que é pra seguir em frente, confiar e respeitar o processo.
ANACRÔNICOS, “FEBRE AMARELA”. Banda formada por amigos de infância é outra coisa: Mauricio Hildebrandt (voz e guitarra), Bernardo Palmeiro (guitarra e voz), José Sepúlveda (baixo e voz) e Pedro Serra (bateria) têm histórias que se cruzam desde que eram crianças e brincavam de Beatles, ou de tocar bateria usando panelas e caixas (no caso de Pedro).
Todos mantiveram a amizade e duas décadas depois de se conhecerem, formaram o Anacrônicos, banda que já tem um EP lançado em 2023 e retorna agora com o single gozador Febre amarela, uma mistura de Kinks, grunge, glam rock, funk (graças ao grito “febre amarela!” e ao verso “sai, mosquitinho, sa-sa-sai, mosquitinho!”) e zoeira psicodélica. Em setembro sai mais um EP.
JULIETA SOCIAL, “CASOS DE COLÔMBIA”. Com influência assumida de Radiohead e Chico Buarque, a faixa Casos de Colômbia mistura também emanações de Arctic Monkeys e guitarras em clima de blues pós-punk. A faixa dá o pontapé inicial numa série de lançamentos novos da Julieta Social, uma banda que aposta na criação colaborativa e no encontro entre trajetórias diversas.
Com produção de Rubens Adati e participação vocal de Mariana Estol, a música mete o dedo na ferida das expectativas que, muitas vezes, não representam nada (“nunca que você vai encontrar dentro do armário / algo lendário, é tudo vestuário / sabe aquela luz que a gente vê de madrugada / é quase nada, mas satisfaz a alma”, diz a letra). O clipe, dirigido por Ignácio Fariña, é puro mistério noturno e urbano.
SATURNO EXPRESS, “CONTATOS IMEDIATOS”. Prestes a lançar o álbum Tenho sonhos elétricos, o duo Saturno Express — formado na pandemia por Mariah Rodrigues e Breno Ferrari — aposta em um synthpop “espacial” e cintilante, cheio de ecos de jazz e Clube da Esquina. Um som que te leve direto para uma praia no espaço sideral (mesmo que isso, tecnicamente, não exista). Como cantam em Contatos imediatos, “não custa sonhar”.
DUO REPICADO, “SOL DA CASTANHA”. Primeira faixa do EP de estreia do Duo Repicado, Sol da castanha é um passeio vibrante e delicado por paisagens sonoras brasileiras. Nos quatro minutos da música, Carol Panesi (violino) e Fábio Leal (guitarra) – só os dois, sem mais nenhum outro instrumento – costuram forró, blues, rock e células de reggae com improviso e leveza. A faixa mostra o espírito da parceria: liberdade criativa, diálogo musical e paixão pelos ritmos do Brasil. Tudo com aquele tempero universal herdado da escola de Hermeto Pascoal, de quem os dois são discípulos.
FENÍCIA, “SÃO 2:03 (NEM TÃO COLORIDA)”/”MEU BEM”. Vindo da cidade de Descalvado (SP), o Fenícia investe num som que lembra bastante o romantismo do indie rock nacional dos anos 2000, com riffs melódicos de guitarra e variações rítmicas. O grupo prepara um EP novo para breve e une violões, guitarras, variações rítmicas, emoções e lembranças em São 2:03 e Meu bem, os singles mais recentes.
INSUBORDINADOS, “TRINTA E UM DIAS”. Pior que às vezes são só 30 dias, ou menos: nem sempre o salário dura um mês inteiro. Esse é o ponto de partida do novo single da banda punk Insubordinados, que transforma a quebra do orçamento – mercado, ônibus, cinema, boteco e por aí vai – em hardcore direto e sem rodeios. Vindos de Curitiba, os Insubordinados misturam punk com folk, ska e outros temperos. Trinta e um dias é o primeiro lançamento do grupo desde 2022 e chega pela gravadora Balbúrdia Records.
Lançamentos
Radar: Lemonheads, Jordan Maye, Leisure, Tenise Marie, Nastyjoe, Jehnny Beth, Billy Ray Norris

Totalmente à vontade no Brasil, Evan Dando volta com os Lemonheads, lança mais um single e anuncia álbum novo para breve – e ele abre o último Radar da semana, com lançamentos internacionais. Evan também puxa uma lista de músicas repleta de questionamentos existenciais e vivências, para ouvir e pensar na vida. Sempre no último volume.
Texto: Ricardo Schott – Foto Lemonheads: Divulgação.
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THE LEMONHEADS, “IN THE MARGIN”. O Brasil teve grande responsabilidade nas mudanças recentes da vida de Evan Dando, líder dos Lemonheads (ele está radicado por aqui agora, como é público e notório). Love chant, próximo disco do grupo – o primeiro em quase duas décadas – está programado para sair pela Fire Records em 24 de outubro, e foi gravado em parte no Brasil, com produção do multi-instrumentista brasileiro Apollo Nove.
In the margin, o novo single, é uma faixa repleta de riffs, do começo ao fim – uma preferência do próprio Evan, que teve como parceira a compositora e cantora Marciana Jones. “É tipo uma canção de vingança de uma garota da oitava série: ‘Estupidamente deixei os planos de fuga de fora para que pudessem encontrar meu caminho'”, conta. Aliás, o disco novo vai surgir quase ao lado de Rumours of my demise, seu livro de memórias, previsto para sair dia 6 de novembro.
JORDAN MAYE, “TEAR IT DOWN”. Musicista trans de Los Angeles, Jordan é uma artista do punk que começou inspirada pelo rock clássico (“era o que meu pai ouvia”, lembra) e que hoje une guitarras pesadas, climas musicais herdados de Bob Dylan e angústia existencial evocando Buzzcocks e Social Distortion em seu novo single, Tear it down. Uma canção confessional sobre como o “deixar ir” pode ser terapêutico, às vezes. O som é dividido em partes: abre com violão e voz, parte para a ação punk propriamente dita, e lá pelas tantas ganha um segmento entre o punk e o power pop, com palmas e clima levemente beatle.
LEISURE, “MISSING YOU”. Coletivo musical da Nova Zelândia que cruza soul, rock e pop com leveza e sofisticação, o Leisure prepara o lançamento do disco Welcome to the mood para 12 de setembro. O novo single, Missing you, ganhou um clipe gravado ao vivo no Taliesin West, no Arizona — marco arquitetônico criado por Frank Lloyd Wright (1867-1959). A escolha do local tem tudo a ver com o conceito do grupo: dialogar com a ideia de futurismo nostálgico, que Wright já ensaiava nos anos 1930 ao projetar construções que ainda hoje parecem modernas.
TENISE MARIE, “OFF THE RECORD”. Nascida no Iraque e criada na comunidade de Argenta, na Colúmbia Britânica, Tenise lança o álbum Off the record em 11 de julho – e o disco veio de uma viagem à sua terra natal, e do encontro com suas raízes. Tenise se animou para falar de temas como vulnerabilidades, dualidades, aceitação dos problemas da vida, belezas que encontra pelo caminho e outras coisas.
A cândida faixa-título do disco aborda esse reencontro de Tenise, em versos como “foi difícil respirar / minhas cicatrizes são profundas”, e na certeza de que o melhor nem sempre é documentado, mas fica na memória. “Por ter uma herança mista, muitas vezes me senti à margem, puxada em quatro direções diferentes, querendo pertencer a algum lugar. Minha mãe foi adotada e, enquanto ela corajosamente buscava sua família biológica, crescemos desconectadas da nossa cultura materna. Foi ela quem me ensinou o valor da identidade”, conta.
NASTYJOE, “STRANGE PLACE”. Pós-punk ao extremo, e voltado para a mesma cena musical que rendeu bandas como Shame e Fontaines DC, esse grupo francês já tem um EP de estreia e está agora preparando material para o primeiro álbum. Enquanto o disco cheio não sai, tem o clipe de Strange place, uma música confessional sobre um caso amoroso tóxico e destrutivo que vai causando esgotamento – e do qual, mesmo assim, parece impossível escapar (o fim do clipe, aliás, é triste). Além dos grupos mais novos, dá para perceber que o Nastyjoe ama bandas veteranas como The Cure e Buzzcocks, que são a cara do som deles.
JEHNNY BETH, “OBSESSION”. “Imagine Tricky e Jonathan Davis fazendo uma música com Adam Jones, do Tool! Pelo menos na minha cabeça!”. É dessa forma que Jehnny Beth, vocalista da banda Savages, anuncia seu novo single, Obsession – faixa que, por sinal, anuncia seu próximo álbum solo You heartbreaker, you, previsto para 29 de agosto. A música, uma parceria dela com o produtor Johnny Hostile, é brabeira de verdade, explorando obsessões amorosa em clima sombrio e industrial (“estou só desesperada para saber quando ficaremos juntos / não diga nunca! / ei, você / eu te amo, seu heartbreaker!”, diz a letra). “O verso ‘you heartbreaker, you’ deu o título ao álbum, mas, mais do que isso, a música deu o tom ao álbum”, conta ela.
BILLY RAY NORRIS, “I BELIEVE”. Compositor norte-americano ligado ao country, Billy une estruturas de jazz e temas como superação e buscas pessoais em I believe. A letra foi escrita a partir de suas experiências pessoais, que incluíram situações em que ele esteve no limite e precisou tomar decisões bem rápidas. A faixa mistura elementos de pop suave, espiritualidade e uma pegada introspectiva.
Lançamentos
Radar: Dingo, Fernanda Coelho, Júca, Supercombo, Pablo Lanzoni, Fuz Aka, Maria Esmeralda

Sei lá o que os algoritmos andam falando por aí – o Pop Fantasma está a fim, na maior parte do tempo, de música nova. E de gente que está fazendo coisas novas com a música. O Radar nacional de hoje parte do groove reflexivo do Dingo, passa por uniões de piseiro e metal (!) e até pelo forró percussivo e eletrônico. Ouça em alto volume.
Texto: Ricardo Schott – Foto: Gustavo Vargas/Divulgação (Dingo)
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DINGO, “DÚVIDAS”. O quarteto gaúcho Dingo (ex-Dingo Bells) voltou a lançar material inédito após três anos com Dúvidas, um single de indie pop que mergulha na fonte da disco music setentista – mais um exemplo das vibes retrô que surgem no pop alternativo. A faixa tem brilho, groove e reflexão: fala sobre o caos de escolhas e estímulos do presente, tudo isso com batida pulsante. A música antecipa as comemorações de dez anos do disco Maravilhas da vida moderna e ganhou clipe dirigido por Gustavo Vargas.
FERNANDA COELHO, “CLAREIA”. Fernanda transforma em música e imagem a ponte entre São Paulo e Tóquio em Clareia, faixa de seu álbum 5 minutos. O clipe da faixa foi gravado no Japão, após um convite inesperado do dono de um estúdio durante uma viagem em 2014, que acabou rendendo também a gravação de um álbum. A música nasce do olhar curioso da artista sobre os espaços escondidos e históricos de São Paulo, enquanto o vídeo mostra as ruas geladas de Tóquio.
“Era inverno e em alguns momentos a minha roupa não segurava muito o frio. E como gravamos com esse efeito de imagens aceleradas, eu tinha que ficar imóvel por muitas horas… aí teve um momento em que eu estava congelando mesmo”, brinca. Mas sem estresse: clipe belo e música igualmente bela e tranquila.
JÚCA, “FOGO”. Single lançado no ano passado, Fogo chega agora ao YouTube no formato clipe, valorizando a sonoridade introvertida da música. Dirigido por Yasmin Sanches e pelo próprio Júca, o vídeo foi feito no Arpoador (Ipanema, Rio de Janeiro) nas primeiras horas do dia, e utiliza várias performances de dança para trabalhar com a ideia de resistência e reinvenção. O próprio “fogo” da letra, diz Júca, tem a ver com os rituais de transformação. “Essa tensão entre continuar e transformar é o que move a música”, explica ele, que prepara um álbum para este ano.
SUPERCOMBO, “PISEIRO BLACK SABBATH”. A Supercombo abre os caminhos para seu disco novo com esse single, um cruzamento inusitado (e bem-humorado) entre rock pauleira e piseiro. Com clima de jam ao vivo e letra sobre metaleiros que curtem uma praia e um bailão, a faixa mostra o espírito livre do novo álbum do grupo, que sai em 15 de agosto. O som é intenso, divertido e cheio de referências brasileiras – prova de que a banda está mais aberta do que nunca a experimentar e brincar com seu próprio universo sonoro. E já tem clipe, com a banda de preto curtindo uma praia em p&b, até que…
PABLO LANZONI, “PORTO”. “Salve a cidade! Minha gente vive aí”, diz Pablo em sua nova música, uma balada climática falando da urbanidade e da paisagem de Porto Alegre, sem deixar de observar os problemas vividos recentemente pela capital gaúcha.
Porto foi uma das últimas faixas compostas para Aviso de não lugar, novo álbum que está programado para agosto. E foi escrita enquanto Pablo acompanhava “as notícias sobre uma disputa judicial envolvendo a proposta de construção de um prédio de cerca de quarenta andares ao lado de um importante museu da cidade — projeto que avançava sem estudo de impacto de vizinhança e sem manifestação dos órgãos de proteção do patrimônio histórico”, conta.
FUZ AKA feat EDGAR, “SAIDERA”. Com uma sonoridade marcada pelo forró eletrônico, a dupla formada por Ricardo Mingardi (Kazvmba) e Fernando Barroso merece ser olhada e ouvida com calma – o som nordestino e eletrônico deles une forró e estilos como afrobeat, dancehall, trap, funk e hip hop, e soa como uma renovação de sons como o mangue beat. Saidera, o single mais recente, saiu em fevereiro com participação de Edgar. Entre rabecas e beats, a ideia da dupla é falar sobre “identidade, memória e futuro traduzido em som, corpo e imagem”.
MARIA ESMERALDA (Thalin, Cravinhos, VCR Slim, Pirlo e iloveyoulangelo) feat DONCESÃO, “POLIESPORTIVA”. A turma que fez o disco Maria Esmeralda, lançado no ano passado, voltou ao material para fazer e lançar o clipe de Poliesportiva, uma das melhores faixas. A direção de VCR Slim aposta na estética de tela dividida em quatro, inspirada no filme indie Timecode (2000), de ampliando as camadas da história. A faixa mistura observações do dia a dia, poesia e reflexões, tudo ampliado pela participação de Doncesão. E se você não ouviu Maria Esmeralda, ouça hoje – falamos dele aqui.
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