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Sargaço Nightclub: synth pop de protesto em novo clipe

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Sargaço Nightclub: synth pop de protesto em novo clipe

A banda recifense Sargaço Nightclub, hoje formada por Marrê (voz e guitarra), AD Luna (bateria), Alexandre Xaréu (baixo) e Ingno Silva (teclado), veio do pós-punk e do indie rock. Dessa vez, o grupo voltou-se para o synth pop no novo single, A dança do caos. A música traz dois personagens conversando sobre “a engrenagem que tritura ossos em prol dos negócios”, tendo como pano de fundo a pandemia. O mundo parou por causa do vírus, mas um dos personagens da canção reclama: “O mundo não pode parar!”.

Para intensificar a mensagem, a canção ganhou um clipe feito pelo artista plástico Vito Quintans, inspirado no livro A revolução dos bichos, de George Orwell. O grupo, que passou por mudanças de formação recentemente, prepara-se para lançar um novo disco esse ano, Bioluminescente, e Marrê diz que o álbum é um mergulho neles mesmos. “O indie rock, o drempop, o folk, o pós-punk, toda a nossa essência estará lá, mais como novos experimentalismos”, conta no papo abaixo.

Como surgiu a ideia de criar dois personagens para a letra da canção e como isso tem sido compreendido pela galera que está ouvindo a música?

Cara, surpreendentemente, a percepção desse lance dos dois personagens propostos na letra e na interpretação da música tá sendo bem clara por parte dos ouvintes! A ideia surgiu, na verdade, na hora da gravação, pois a letra fluiu de forma muito orgânica! Somente na hora de gravar, como sentimos que seria um trabalho que exigiria mais de mim, com relação à interpretação, que percebemos estes dois personagens que estavam ali, pedindo pra ganhar vida.

O Sargaço Nightclub teve algumas mudanças: era um duo, virou um grupo, a Sofia França (vocalista) saiu… O que ficou preservado da essência do grupo em todo esse tempo?

Os integrantes continuam os mesmos e o conceito de junção de elementos culturais regionais (simbolizados pelo nome “Sargaço”) e internacionais (vibe do “Nightclub”) também continua preservada. Na verdade esta mudança de visão de “duo” para “banda” já vinha sendo trabalhada desde o lançamento do nosso primeiro álbum, o Istmo, em 2020, ainda com Sofia na banda. Na realidade, ainda que tenhamos sentido a saída de Sofia nos primeiros momentos, fato é que isso serviu pra reforçarmos nosso laços e compromissos entre nós mesmos e com o projeto.

Por que ela saiu? E como tá sendo pra você fazer as vozes sozinho?

Sofia já vinha trabalhando o seu trabalho solo de MPB desde 2020, quando ela lançou o seu primeiro EP Ir onde o vento der, em paralelo com o Sargaço Nightclub. Com o andar da pandemia, nós, enquanto casal, e cada um individualmente, percebemos de comum acordo que seria interessante esta separação dos trabalhos musicais, e de fato, hoje, sentimos ter sido uma decisão muito acertada.

Para mim, Marrê, encarar a missão de ser único guitarrista e vocalista, de início foi um susto, mas agora já se tornou prazer! Encaro como uma grande oportunidade de crescimento em vários aspectos. Isso já foi bastante sensível nas apresentações que fizemos no final do ano passado e início deste, para nós mesmos e para o público, que reagiu muito bem.

O synthpop e o tecnopop, estilos feitos para dançar, já deram espaço para muita letra de protesto, como no caso de bandas como Heaven 17, Cabaret Voltaire… Como tá sendo pra vocês colocar um pouco mais de inconformismo nesse estilo musical?

Está sendo maravilhoso! Esta é uma das experimentações que estamos permitindo fazer, já que temos algumas canções com letras “inconformistas” como você falou, porém com sonoridades mais correlatas, digamos assim, como o rock e o folk, como por exemplo, a faixa que abre o álbum Istmo, a Vem pra rua. Por outro lado, já havíamos flertado com esse lado musical dançante, como no single Wilson (que faz uma homenagem ao cantor Wilson Simonal), em 2019. Juntar essas coisas é um mergulho em nós mesmo, e uma expansão de limites.

O som do grupo em Istmo, o álbum anterior, era mais voltado para o indie rock. O próximo álbum já vai ter mais sintetizadores? O que podem adiantar dele?

O próximo álbum, que irá se chamar Bioluminescente, é, como dito anteriormente, um mergulho em nós mesmos, a profundezas abissais… O indie rock, o drempop, o folk, o pós-punk, toda a nossa essência estará lá, mais como novos experimentalismos. Como dissemos, a saída de Sofia serviu para nos integrarmos ainda mais como banda e os synths ganham mais espaço sim, mas os demais instrumentos mantêm seus espaços garantidos.

Falem um pouco da importância do livro A revolução dos bichos pra vocês. Como surgiu a ideia de transformar a história num vídeo?

A ideia do videoclipe de animação partiu de mim, e era uma vontade antiga! Só que no processo de busca pelo profissional que traria a vida este audiovisual, nós conhecemos o Vito Quintans. Ele é um paraibano de Campina Grande, parceiro de um estúdio de animação e jogo chamado Sertão Profundo, que me chamou atenção pelo instagram, não só pelo trabalho de qualidade primorosa, mas por propor personagens de jogos ligados à cultura musical nordestina (bumba-meu-boi, caboclo de lança etc.).

Ele vai além desse mundo digital, é um artista plástico de mão cheia, pintor, escultor… Vito, com uma bagagem cultural riquíssima, que criou todo este paralelo com “A Revolução dos Bichos” do George Orwell, ao atentar para a parte da letra que fala “O engano do louco, a soberba do porco..” Daí, nasceu todo o fio que conduziu ao produto final, e nós ficamos felicíssimos!

A identificação com o Vito foi imediata, aos primeiros contatos, mas confesso que foi surpreendente este trabalho. Até hoje eu mesmo ainda coloco o clipe pra ficar assistindo! (rindo)

Como vocês passaram por esse período de pandemia e quais foram as maiores dificuldades?

O período de pandemia trouxe várias dificuldades sim. O distanciamento entre nós mesmo, a interrupção dos trabalhos da banda, dos ensaios, dos shows, foi muito sofrido, e potencializado com os acontecimentos próprios do período, como morte de pessoas próximas, o caos na saúde por negligência e muitas vezes má fé dos governantes, o levante do BLM com a morte de pessoas negras… foi e ainda é tanta coisa.

Sofia e eu, que continuamos casados e temos um filho que nasceu em 2019, às vésperas da pandemia, temos uma bagagem pesada que o distanciamento social nos fez enfrentar… Mas sobrevivemos! Criamos luz própria neste ambiente escuro e de altas pressões. Compus neste período as 12 faixas que irão integrar o álbum Bioluminescente e muito em breve já começamos as gravações. Sem dúvida, já somos vitoriosos, estamos vivos e ativos! Muito obrigado pelo espaço nesta entrevista.

Lançamentos

Radar: Clara Bicho, Tontom, Seu Calixto, Miragaya, Tenório

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Clara Bicho - Foto: Pedro Patti / Divulgação

Atchim! Em meio a um baita resfriado, vamos devagar para o segundo Radar nacional da semana – agora são três vezes! – destacando o clipe retrô-moderninho de Clara Bicho, mas seguindo também com o pop brasileiro de Tontom, o rock’n roll de Seu Calixto e Miragaya, e o jazz indie do Tenório.

Texto: Ricardo Schott – Foto (Clara Bicho): Pedro Patti / Divulgação

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CLARA BICHO, “TELEJORNAL ANIMAL”. Primeiro single da mineira Clara desde o EP Cores da TV (resenhado pela gente aqui), Telejornal animal é um easy listening ensolaradíssimo, com balanço lembrando Lincoln Olivetti e estileira dream pop nos vocais e nos teclados. Narrando um romance mediado pela TV, a letra fala em largar tudo e voar pra bem longe de tudo que causa estresse e aporrinhação.

Já o clipe, dirigido por Mariana Barbosa, traz a personagem Lua – um personagem imaginado por Clara, que ganhou fantoche feito por Laura Kind – apresentando um misto de telejornal com talk show no estilo do Johnny Carson. A cláusula de tempo é a dos anos 1960/1970: vestidões, roupas em clima psicodélico, gente fumando na plateia e até no palco. Ainda que Telejornal animal, a música, seja o mais 2025 possível.

TONTOM, “OLHA”. A carioca Tontom (Antonia Perissé) também lança o primeiro single após um EP – Mania 2000 saiu no ano passado e foi resenhado pela gente aqui. Olha, o novo compactinho dela, é uma ska-bossa com efeitos, ruídos e psicodelia no design sonoro. A letra, por sua vez, narra de maneira fofíssima o começo de uma paixão. “Eu escrevi o single enquanto conhecia meu namorado, fiz a melodia junto com o primeiro verso, e ao longo do tempo e dos acontecimentos, fui completando as lacunas vazias da melodia com a letra. É uma canção extremamente sincera e pessoal”, conta ela, que hoje está estudando música em Berlim, na Alemanha.

SEU CALIXTO, “LÁ FORA”. Essa banda de Salvador (BA) une referências como Clube da Esquina, Raul Seixas e Red Hot Chili Peppers – e, pode acreditar, você vai encontrar tudo isso misturado em Lá fora, novo single de Pedro Bulcão (voz), Seu Zé (guitarra), Gabriel Brandão (baixo) e David Bernardes (bateria). É uma música que une o senso melódico e as texturas imortalizadas por John Frusciante (guitarrista do RHCP) e uma poesia bem brasileira. Seu Zé, o guitarrista, conta que a música fala sobre aproveitar de maneira plena “a companhia de outra pessoa, uma conexão de almas que exclui o resto do mundo”. Já a ideia por trás da melodia é a de “traduzir um clima de que há tempo de sobra para aproveitar o momento, sem pressa”.

MIRAGAYA, “LOCKDOWN”. Autor de músicas para comerciais e trilhas, o guitarrista Ronaldo Miragaya deu um tempo nas bandas com vocalistas e decidiu montar um power trio instrumental com Vinícius Giffoni (baixo) e Dawton Mendes (bateria). O trabalho chegou ao disco, por intermédio do selo Caravela Records, e também à TV: o EP Ao vivo do Ipiranga sai nas plataformas e também virou especial do canal de TV Music Box Brazil. Lockdown, uma das mais significativas faixas do EP, dá uma cara blues-rock ao fecha-tudo da pandemia, trazendo o que Miragaya chama de “riffs e grooves coexistindo em harmonia”, além de inúmeros solos.

TENÓRIO, “PEDRA DO RIO NÃO SABE QUE MONTANHA É QUENTE”. Jazz caudaloso, progressivo e referenciado em Tigran Hamasyan, Amaro Freitas, Radiohead, Badbadnotgood e Porstishead. É a proposta do Tenório, projeto musical que acaba de estrear com seu primeiro single, Pedra do rio não sabe que montanha é quente. Uma música que passeia por vários ritmos, conduzida pelo piano e pelo design percussivo.

Na formação do Tenório, Filipe Consolini (piano), Henrique Meyer (guitarra), Victor José (baixo) e Felipe Marques (bateria). O grupo pretende lançar mais um single até o começo de dezembro, e o álbum inteiro do Tenório no ano que vem.

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Lançamentos

Radar: Charli XCX e John Cale, Telenova, Animal Scream, The Juliennes, These New Puritans

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John Cale e Charli XCX

Resfriado, dor na coluna e a entrada com força na fase do condor (“com dor” em tudo quanto é canto)… nada disso impede o Pop Fantasma de manter o Radar funcionando, hoje apresentando cinco músicas internacionais que você tem que ouvir o mais rápido possível. Começando com Charli XCX e John Cale – um encontro que parece improvável, mas só parece.

Texto: Ricardo Schott – Foto (John Cale e Charli XCX): Divulgação

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CHARLI XCX feat JOHN CALE, “HOUSE”. Se você nunca imaginou ver a cantora britânica e o músico experimental norte-americana fazendo coisas juntos, tá aí sua chance – eles não apenas dividem o single House, da trilha da nova adaptação de O morro dos ventos uivantes, de Emily Brontë, dirigida por Emerald Fennell, como ainda por cima contracenam no sombrio clipe da faixa, dirigido por Mitch Ryan. Mais: se você tinha dúvida de que estéticas ligadas ao shoegaze à música mórbida viraram mainstream (ou algo próximo disso), a faixa tem ruído e morbidez para Ethel Cain nenhuma botar defeito. O som da viola elétrica de John, aliás, abre a canção.

No Xwitter, outro dia, Charli confessou seu fascínio por Velvet Underground, ex-banda de Cale, e pelo próprio músico. “Há alguns anos, assisti ao documentário de Todd Haynes sobre o Velvet Underground (…) Uma coisa que me marcou foi a forma como John Cale descreveu um requisito sonoro fundamental do Velvet Underground: que qualquer música tinha que ser ‘elegante e brutal’ ao mesmo tempo. Essa frase me prendeu (…). Ao trabalhar na música para este filme, ‘elegante e brutal’ era uma expressão que me vinha à mente constantemente (…) Então, decidi entrar em contato com ele (Cale) para saber sua opinião sobre as músicas que sua frase havia inspirado tão profundamente, mas também para ver se ele gostaria de colaborar em alguma delas”.

TELENOVA, “THE DEEP”. Tem disco novo dessa banda australiana de indie rock vindo aí – quer dizer, “vindo” devagar, já que The warning, o tal disco, sai só em 27 de fevereiro via EMI Music Australia. Anunciando o álbum, já saíram os singles Bitcrush, Paralysis ghosts e Mountain lion // Adore. Já The deep, novo single que anuncia o disco, é definido pela cantora Angeline Armstrong como “uma das músicas mais emocionalmente impactantes que já apresentamos. Há uma honestidade na letra que Josh e eu escrevemos juntos que vai além do que já fizemos antes. Ela foi escrita em meio a um período pessoal turbulento e talvez vocês consigam perceber isso”.

O clipe dirigido por Minh Nguyen (com direção criativa da própria Angeline) traduz o escapismo da letra em imagens: no vídeo, Angeline deixa os amigos num bar animado e anda pelas ruas de noite, como se estivesse sendo perseguida por alguém, ou fugindo – até amanhecer o dia com um banho de mar. “O vídeo, assim como a música, está repleto de imagens de entrega, fracasso, fé e retorno – esperamos que ele fale com vocês, onde quer que estejam”, diz Angeline.

ANIMAL SCREAM, “I’M A SPIRIT”. “Essa música fala sobre uma entidade confusa que de repente percebe que não pertence a este mundo e tenta escapar para outro lugar, mas teme ficar presa no meio do caminho se não conseguir chegar a tempo”, conta Chad Monticue, norte-americano de Pittsburgh, responsável pelo projeto musical Animal Scream. Chad é também um cara fascinado por ficção científica, tema que acaba vazando para as letras de sua banda.

I’m a spirit é um pop sofisticado e percussivo que evoca Tears For Fears e Style Council, além de bandas nas quais ele diz se inspirar, como Beach House. “Incorporamos elementos cinematográficos em nossos álbuns e singles e aspiramos a fazer o tipo de música que as pessoas gostariam de samplear”, afirma Chad.

THE JULIENNES, “RAT RACE”. O primeiro single desse trio de Los Angeles tem uma abertura que lembra bastante Pixies e Joy Division – por causa da guitarra distorcida e afrontosa, e do baixo simples e pesado. Na sequência, são evocados outros deuses do punk: do Bad Religion da era Epitaph até o Hüsker Dü melancólico de discos como Zen arcade (1984) e Warehouse: Songs and stories (1987), passando pela era grunge. Rat race abre a divulgação do primeiro álbum dos Juliennes, Prisioners, previsto para 2026 – e em março tem turnê do grupo.

THESE NEW PURITANS, “THE OTHER SIDE”. Dupla britânica de art pop formada pelos irmãos Jack e George Barnett, os TNP lançaram Crooked wing, seu primeiro disco após a pandemia, em maio (a gente até resenhou, lembra?). E agora, quando a dupla está prestes a fazer uma turnê pela Europa, sai The other side, uma canção bastante minimalista (e linda) que ficou de fora do álbum.

“É só o Jack ao piano, improvisando ao vivo, comigo na bateria e no soprano. Sempre me incomodou o fato de ela nunca ter visto a luz do dia, porque mostra o Jack em sua melhor forma”, contou George. A música é uma peça instrumental, simples, meio ambient-meio clássica, e o visualiser tem como condimento o fato de trazer o tema todo partiturado. Ouça, prepare seu piano (ou seu teclado) e meta bronca.

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Radar: João Gordo e Asteroides Trio, B+P, Serafim, Cristal, Fellini

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João Gordo e Asteroides Trio, capa do single "Pêgo"

É, a semana começou – somos contra, porque o fim de semana sempre é maravilhoso. Mas até que nosso trabalho é agradável (risos), já que é ouvir música, falar dela, conhecer coisas novas, lembrar de sons antigos e unir tudo com uma linha do tempo bem forte. E lá vai o primeiro Radar nacional da semana, abrindo com o encapetamento total de João Gordo e Asteroides Trio.

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JOÃO GORDO E ASTEROIDES TRIO, “PÊGO”. No começo de 2026, sai (pelas gravadoras Neves Records e All Music Matters) o disco da nova loucura do cantor do Ratos de Porão – sua associação com o Asteroides Trio, mais rock’n roll que a estileira pesadíssima do RxDxPx. Hallucinogenum infernale, o álbum, é adiantado com um single inspirado no Motörhead, Pêgo, com direito a um clipe de terror, ligado ao universo de Zé do Caixão (foi por acaso dirigido por Rubens Lima, discípulo do criador de À meia-noite levarei sua alma). No vídeo, o batera do Asteroides, Leandro Franco (também co-autor do roteiro do clipe ao lado de Rubens), interpreta um viciado em crack que sofre nas profundezas do inferno. João Gordo interpreta Satanás, ao lado da atriz Juliana Seabra, que também fez a maquiagem do clipe.

B+P, “PRECISO ME ENCONTRAR”. Aqui no Radar, evitamos dar regravações ou covers – mas não resistimos a essa versão que o duo de trip hop brasileiro criado por Ana Blancato e André Paumgartten fez do clássico do sambista Candeia, imortalizado por Cartola a ponto de muita gente achar que se trata de uma canção do autor de As rosas não falam. A dupla faz questão de ressaltar que a ideia é ir, em poucos minutos, do trágico ao cômico, e André diz que a música sempre foi seu jeito particular de contar histórias – o que já garante o clima quase teatral da versão.
“Quando idealizei o B+P com a Ana, botei na minha cabeça que a voz dela tinha todo um peso e sentimento que me remetiam aos discos clássicos do Cartola. Apesar dessa música ter sido composta por Candeia, a versão do Cartola me pega de jeito e eu sempre quis fazer uma versão dela”, diz André, anunciando também que em breve teremos um segundo álbum do duo (B+P – Blancato e Paumgartten, a estreia, saiu em março).

SERAFIM, “EQUINÓCIO”. O álbum desse cantor e compositor alagoano, Aqui pra nós, está previsto para o ano que vem. Até lá, ele adianta o disco com singles como Equinócio, música suave, com acordeom, surgida quando Serafim leu uma matéria afirmando que o momento do ano em que o sol corta o equador celeste e o dia e a noite têm a mesma duração.

“A música fala por si, mas se fosse destacar uma mensagem é que temos sempre que olhar pra dentro da gente pra fazer as coisas que a gente quer – e precisa. O sentimento que quis passar é o de buscar dentro da gente a força pra mudar o que está fora”, explica Serafim, que abordou temas como renascimento, coragem e autoconhecimento na letra da canção.

CRISTAL, “SOUTH SIDE”. No Sul do país, existe uma população negra bastante mobilizada – e que historicamente sempre enfrentou muito racismo, em meio à forte colonização europeia da região. A rapper gaúcha Cristal decidiu abordar o tema em sua música nova, South side, cuja letra expressa temas como preconceito, siingularidade e resiliência em versos fortes como “ruas secas de vida / pelos bairros do Sul, negros esquivam de armadilhas / caminhando com a morte, cavalos levam polícia / coronéis e fazendas acorrentam nossa brisa”.

A música ressalta a força de várias famílias e comunidades que resistiram durante décadas, inclusive a própria família da rapper, que serviu de inspiração. A produção da faixa foi feita por WillsBife e MDN Beatz.

FELLINI, “PERCO O AR”. Se você leu o nome “Fellini” lá em cima e já se animou com a possibilidade de existir uma música nova da banda indie paulistana, calma – Fellini, no caso, é a cantora e compositora Andressa Fellini, que acaba de lançar o EP Dance no meu quarto. E Perco o ar é um synthpop com um início de batidão funk, mirando posteriormente num som próximo da house music, mas com clima gelado e flutuante dado pelos teclados.

O disco já está sendo elaborado desde 2021, mas as gravações iniciaram em 2023, no estúdio caseiro dela. Bezerra, produtor indicado duas vezes ao Grammy Latino, a ajudou nesse processo. “A metodologia do home studio, desde as primeiras ideias até a finalização, criou as condições ideais para construir uma relação de intimidade e escuta. Foi nesse espaço que conseguimos desenhar o caminho que o EP precisava seguir”, afirma Fellini.

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