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Crítica

Ouvimos: Rubel – “Beleza. Mas agora a gente faz o que com isso?”

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Ouvimos: Rubel - "Beleza. Mas agora a gente faz o que com isso?"

RESENHA: Rubel surpreende em Beleza. Mas agora a gente faz o que com isso?, disco de MPB com ambiência rica, sons intimistas e canções que desafiam padrões.

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Se você não via tanta graça assim no som de Rubel, pode se preparar para ser surpreendido/surpreendida. No quarto disco, Beleza. Mas agora a gente faz o que com isso?, ele parece finalmente ter encontrado uma identidade sonora que diferencia sua música não só pela composição, mas também pela ambiência e pelo design musical – aqueles detalhes que fazem toda a diferença na experiência de escutar um disco.

Beleza é um disco de MPB que você vai querer ouvir numa caixa acústica gigante – e talvez até se pergunte por que os CDs, antes símbolos de audiofilia avançada e altíssima fidelidade, perderam o charme. Sim, porque assim como acontece com a estreia de Joaquim, Varanda dos palpites (resenhado pela gente aqui), o novo de Rubel parece um daqueles discos que, lá por 1990, 1991, davam a impressão de que você podia “ver” a disposição dos músicos no estúdio. Ruídos de respiração, toques de instrumentos e até sons que lembram cliques de computador criam uma sensação de intimidade, como se estivéssemos assistindo a um ensaio enquanto a vida acontece ao redor.

É o caso da MPB guiada pelo violão em Feiticeiro gozador – faixa multipartida, com clima pós-bossa-folk, orquestrações e cara de trilha de novela dos anos 1970. Ou de A janela, Carolina, versão da canção A la ventana, Carolina, do mexicano El David Aguilar, que soa como uma resposta à Carolina, da canção de Chico Buarque. Só que aqui a personagem ganha liberdade, convidada a olhar para dentro de si, e não mais para rosas e estrelas pela janela. Ouro evoca uma MPB de dentro pra fora: soa antiga, mas com um balanço renovado.

  • Ouvimos: Nyron Higor – Nyron Higor
  • Ouvimos: Dadá Joãozinho – 1997 (EP)

Beleza foge da curva de Rubel e, como álbum, abriga músicas que fogem da própria curva. É o caso de Carta de Maria, com balanço afro, metais e clima que remete ao Caetano Veloso de Cores, nomes (1982). E também do encerramento com Reckoner, cover do Radiohead, reinventada no formato voz e violão. São interlúdios em um disco que, na maior parte do tempo, soa como uma faixa só. Nessa “faixa” cabem o quase folk de Azul, bebê, a MPB de quarto da pessimista e realista Noite de réveillon (“todo ano eu ouço: tudo vai mudar / eu já não caio / vou dormir”), e a dissonância em letra e música de Praticar a teimosia.

Inclui também a ousadia de Pergunta ao tempo. Na cola de Resposta ao tempo, de Aldir Blanc e Cristóvão Bastos, Rubel formula perguntas de desconcertar. Pelo menos uma delas, garanto que você já se fez: “desculpa perguntar / não quero atrapalhar / mas por que o ano encurta / depois de virar?” Um disco de pulgas atrás da orelha, e de sons que reverberam na mente por bastante tempo.

Texto: Ricardo Schott

Nota: 9
Gravadora: Independente
Lançamento: 28 de maio de 2025

Crítica

Ouvimos: Nilüfer Yanya – “Dancing shoes” (EP)

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Nilüfer Yanya revisita sobras de My method actor no EP Dancing shoes, com indie pop cru, folk sombrio e beats sutis. Um registro íntimo e transitório.

RESENHA: Nilüfer Yanya revisita sobras de My method actor no EP Dancing shoes, com indie pop cru, folk sombrio e beats sutis. Um registro íntimo e transitório.

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Assim que retornou da turnê de seu terceiro álbum My method actor, Nilüfer Yanya decidiu mexer, ao lado de sua parceira Wilma Archer, em algumas canções que haviam sobrado do álbum. Desse material, quatro faixas acabaram sendo escolhidas para Dancing shoes, EP curto (menos de vinte minutos) e que funciona como extensão mais despojada do disco de estreia. O tom quase indie-pop-grunge de My method actor retorna com uma quietude característica do bedroom pop, além de experimentações que dão novos usos para beats conhecidos.

Kneel, a faixa de abertura, tem herança do pós-punk e dos mistérios do folk setentista – cabendo vocais sussurrados, cordas, beats e uma soma de facetas pop e sombrias. Where to look é indie folk, mas com uma batida industrial usada de maneira leve, dando uma sujeira dosada no som. Cold heart prossegue na onda de canções desencantadas de My method actor, inserindo dores e friezas até mesmo no arranjo, em que a guitarra soa como um loop de fita. Treason encerra o disco no clima caseiro: é um folk indie gravado como numa jam de quarto, com violão batido, e beats feitos no tampo do instrumento. Um registro mais íntimo e cru, e uma transição.

Texto: Ricardo Schott

Nota: 8,5
Gravadora: Ninja Tune
Lançamento: 2 de julho de 2025.

  • Ouvimos: Nilüfer Yanya – My method actor
  • Ouvimos: U.S. Girls – Scratch it

 

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Crítica

Ouvimos: Biloba – “Sala de espera”

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Ouvimos: Biloba - "Sala de espera"

RESENHA: Em Sala de espera, o Biloba, vindo de Portugal, mistura pós-punk, psicodelia e poesia num art rock minimalista, denso e imagético.

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O art rock português está com tudo e não está prosa, a julgar pelo Biloba – um quinteto cuja sonoridade lembra mais a trilha de um filme que só existe na mente deles, com momentos sombrios, climas desérticos e cenas bastante enevoadas, tudo em p&b. Sala de espera, primeiro álbum do grupo, é exatamente o que diz o título: as músicas falam sobre expectativas, coisas ainda não realizadas, sobre um dia a dia em que ninguém sabe exatamente o que vai acontecer e qual surpresa os algoritmos prepararam para a gente.

O som do Biloba é bastante minimalista, a ponto de às vezes, se destacar pelos segundos (ou minutos) de quietude entre um instrumento e outro. A banda une detalhes do pós-punk (guitarras estilingando, variações rítmicas) e da psicodelia (efeitos de teclados) em faixas como a onírica Quando for pra ir, a dance-punk-jazz Amor em tempos de guerra, a cantiga sombria Na chuva e o afro-pop Se deus demora.

  • A primeira vez que os Ramones foram a Portugal
  • Ouvimos: Gabre – Arquipélago de Ilhas Surdas
  • Ouvimos: The Twist Connection – Concentrate, give it up, it’s too late

Sala de espera, a faixa-título, une vibes dançantes e psicodelia na cola do Som Imaginário, a dissonante Flor de verão tem melodia dada pelo baixo e guitarra que soa como um sinal de transmissão distante. Já faixas como Rei dos animais e Andorinha fazem lembrar até Secos & Molhados – não à toa, uma banda criada por um português radicado no Brasil. Cores tem groove ligeiramente tropicalista e guitarra em clima blues-country lembrando JJ Cale.

No geral, em Sala de espera, o Biloba tem um experimentalismo que soa coeso mesmo quando a duração de algumas faixas assusta – e que muitas vezes ganha a/o ouvinte pela união de música, imagem e poesia.

Texto: Ricardo Schott

Nota: 8,5
Gravadora: Independente.
Lançamento: 7 de março de 2025.

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Crítica

Ouvimos: Mark Wilkinson – “Wild and hunted things”

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Em Wild and hunted things, Mark Wilkinson investe em folk minimalista e melancólico, mas só brilha quando ousa fugir do lugar-comum.

RESENHA: Em Wild and hunted things, Mark Wilkinson investe em folk minimalista e melancólico, mas só brilha quando ousa fugir do lugar-comum.

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Cantor australiano de repertório tranquilo (extremamente tranquilo, eu diria) e ligado ao folk, Mark Wilkinson decidiu fazer de seu novo álbum, Wild and hunted things, um disco bastante conciso: oito faixas, menos de meia hora, repertório quase sempre minimalista, letras baseadas em lutas interiores, clima basicamente já entregue pela capa e pelo título.

Musicalmente dois lados convivem mais intensamente no disco de Mark. O primeiro é o do folk radiofônico de faixas como Don’t leave me behind, Adoration skies e Get out. O outro é o do pop adulto feito para abastecer as light FMs, e também realizado com base folk. New look, com linhas de baixo legais e batidinha eletrônica, vai nessa. Reborn, uma canção de violão meio sombria e que parece ter um refrão de nu-metal (ou de emo) enxertado, vai também.

O complicado de Mark é que em Wild ele não chega a se destacar lá muito do mar de cantores folk que vão na mesma onda violeira-existencialista – não são canções ruins, mas no todo, falta algo diferente quase sempre. Só não falta quando Mark solta a voz em In my darkest hour, mistura de soul e bittersweet, com letra soturna, mostrando o que ele pode alcançar em termos de composição e interpretação.

Esse lado meio tristonho é uma senha para praticamente todo o disco, mas bate com força igualmente no folk gracioso M95 e na amorosa Phosphene, canção que abre com violão lo-fi e prossegue com batidinha e cordas. Quando Mark se permite soar diferente, Wild and hunted things finalmente encontra seu brilho.

Texto: Ricardo Schott

Nota: 6,5
Gravadora: Nettwerk Music Group
Lançamento: 4 de julho de 2025.

  • Ouvimos: Bryony Lloyd – Aerial (EP)
  • Ouvimos: Blondshell – If you asked for a picture
  • Ouvimos: Jensen McRae – I don’t know how but they found me!

 

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