E agora é hora de terror em Niterói – nada a ver com a onda de assaltos que de vez em quando assola a cidade próxima do Rio. O festival Rock Horror In Rio começa nesta quarta (4) e vai até domingo (8) trazendo 35 longas e curtas de terror e de suspense de 17 países. E ainda tem presença de diretores, mesas redondas e shows de bandas de rock (isso nos encerramentos). O evento vai rolar no Reserva Cultural. Confira o site do festival aqui.

“O cinema de terror está bombando em todo o mundo, e tem tudo a ver juntar terror e rock´n roll”, conta Chrys Rochat, da produtora Sin Frontera Filmes, que criou o festival. Para marcar esse bom momento do cinema assustador, o festival começa justamente com uma produção brasileira, O despertar de Lilith, da diretora estreante Monica Demes. O filme foi feito em Iowa e teve consultoria artística de David Lynch.

Você confere toda a programação aqui. Entre as outras produções, filmes como o italiano Num lugar solitário, que vai contar com a presença do diretor Davide Montecchi e de sua co-roteirista Elisa Giardini. E Estranho nas dunas, do americano Nicholas Bushman. Chrys afirma que o objetivo do Rock Horror In Rio é “ser um festival fora do esquema normal. Ele é muito customizado, não tem a separação entre cineasta e público, que vê a cara de quem está fazendo o filme, já que em vários casos o diretor está presente”, conta a produtora.

Outra ideia é tirar o estigma trash que muita gente tem em relação a filmes de terror. “Tem muita gente que acha que filme de terror é o cara fazendo uma gosma na cozinha e tacando na parede. E tem muito filme bom sendo feito, inclusive muito curta-metragem”, conta.

O festival se divide em três sessões: Tardes assustadoras, Anoitecer Sinistro e Gala de Terror, com apresentações competitivas e uma entrega de prêmios no final para as categorias Curta de Terror, Longa de Terror e Curta Fantástico. Cada noite tem encerramento ou com uma balada cinéfila, com DJ e drinques, ou com shows. As bandas Balba, Seu Roque, General Sagaz e Móbile Drink estão na programação. Na última noite, no domingo, rola uma jam com todos no palco, comandada pelo Seu Roque. “Também vamos decorar todo o paredão branco do Reserva com mapping”, conta Chrys.

Vai bombar! Teste do video mapping

A post shared by Chrys Rochat (@chrysrochat) on