Lançamentos
Radar: Rhamayana, Lia de Itamaracá e Daúde, Luís Perdiz, Clau Aniz, Martin e os Martírios

Depois de alguns dias meio sumido da grade do Pop Fantasma, o Radar abre a semana com cinco sons nacionais que, antes de qualquer outro assunto, falam de nós mesmos. Aliás da gente em relação ao mundo, às circunstâncias, ao meio ambiente, às outras pessoas- e da nossa real dimensão diante de tudo isso.
E, bom, a gente percebe também que muitas vezes, todos esses temas são tratados como algo sem importância por uma turma bem poderosa – o que acaba causando desastres naturais, guerras, chacinas disfarçadas de “operações” e outras coisas de triste lembrança. Isso também faz parte do repertório de hoje. Mais do que nunca, ouça e passe adiante.
Texto: Ricardo Schott – Foto (Rhamayana): João Regis/Divulgação
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RHAMAYANA, “COMEÇO, MEIO E COMEÇO”. Cinco minutos de musicalidade profunda, herdada do som do músico baiano Letieres Leite (1959-2021), com uma letra inspirada no princípio filosófico africano da circularidade – a ideia de que não há fim, apenas movimento e continuidade. Começo, meio e começo veio da pesquisa de mestrado de Rhamayana, que estuda o Universo Percussivo Baiano (UPB), método educacional criado por Letieres.
A faixa conta ainda com a participação de três ex-alunos de Letieres Leite, integrantes do coletivo Rumpilezzinho: Jordi Amorim (guitarra, violão e baixo), Alana Gabriela (percussões) e Lucas Decliê (flauta transversa). “Quando canto que não existe fim, eu canto também que Letieres segue vivo em seus alunos, na música, no coração de muita gente que, como eu, é tocado e se inspira pelo seu legado”, orgulha-se ela.
LIA DE ITAMARACÁ E DAÚDE, “FLORESTANIA”. Em breve sai Pelos olhos do mar, álbum que reúne as duas cantoras (Selo Sesc) e que tem como principal característica a união de vozes carregadas de ancestralidade. Florestania, o primeiro single, é uma união musical São Paulo-Bahia – a faixa foi composta por Céu e Russo Passapusso (BaianaSystem). O som tem abertura levemente orquestral, e um beat minimalista que se localiza entre o samba e o reggae.
Florestania saiu na sexta (31) e foi estratégico que ela chegasse às plataformas na véspera da COP30. “É uma canção que ecoa uma luta pela vida e pela natureza. Desde a primeira audição, ela nos atravessou de um jeito muito profundo. Há algo de ancestral, de espiritual e, ao mesmo tempo, extremamente atual na composição”, conta Lia.
LUÍS PERDIZ, “TERRA QUENTE”. Poeta, editor e compositor, Luís tem três livros publicados – o último deles, Desejo de terra, teve prefácio escrito por Jorge Mautner. Reinventando-se como cantor, ele lança Terra quente, um pós-punk com baixo à frente, beat dançante e guitarra econômica e circular. The Smiths, Fellini, The Cure e Jovens Ateus estão entre as influências sonoras – já a letra e o conceito, afirma Luís, devem muito a Mautner, Roberto Piva e Hilda Hilst. Já tem clipe, dirigido por Milena Rosado.
CLAU ANIZ, “E OLHAR DE LONGE AS BRASAS QUE DANÇAM NA SUPERFÍCIE”. Ambient + MPB + delicadeza e poesia. A cearense Clau Aniz faz um som repleto de texturas em seu single novo, lançado hoje: tem guitarras com saturação, synths, ruídos de fita, percussões, sopros e várias lembranças envolvidas. Vai ter clipe, que chega no YouTube nesta quinta-feira (6).
Uma das influências de Clau é a musicista norte-americana Georgia Anne Muldrow, criadora de um som eletrônico e repleto de climas – e ela também inclui a musicista e cantora Luiza Brina e o guitarrista cearense Fernando Catatau num “para quem gosta de” particular. Mácula, disco novo de Clau, chega em março de 2026.
MARTIN E OS MARTÍRIOS, “POUCO ALEGRE”. Nascido em Butiá (município de pouco mais de 19 mil habitantes, no Rio Grande do Sul), Martin migrou para Porto Alegre e adotou a capital gaúcha como seu lar. À frente da banda Martin e Os Martírios – ao lado de Guilherme Kessler (guitarra), Beto Stone (bateria) e Vini (contrabaixo) – o músico apresenta Pouco alegre, rock com argamassa punk que faz uma “viagem afetiva” por Porto Alegre, falando carinhosamente de lugares conhecidos da cidade. E também sobre a tristeza do descuido com a capital, o flagelo das chuvas e da maior tragédia climática da história gaúcha.
Dirigido por Ricardo Ara, o clipe mostra lugares de Porto Alegre afetados e desgastados pelo tempo, pelo descuido e pelas próprias enchentes – dando uma dimensão musical e política de tudo que vem acontecendo com a capital gaúcha.
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Crítica
Ouvimos: Katy da Voz e As Abusadas – “A visita”

RESENHA: Álbum novo de Katy da Voz e As Abusadas, A visita mistura funk, punk, metal e synthpop em faixas violentas, sexuais e empoderadas, homenageando Claudia Wonder com energia feroz.
Texto: Ricardo Schott
Nota: 10
Gravadora: Independente
Lançamento: 22 de outubro de 2025
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Travesti ativista do underground paulistano oitentista, Claudia Wonder era chegada em doideiras como cantar banhada de sangue, ou numa banheira de groselha – numa ocasião, a groselha foi parar no olho de João Gordo, segundo o próprio contou em entrevistas. Também esteve à frente de bandas de rock como o Jardim Das Delícias, grupo com sonoridade pós-punk (a música-título Jardim das delícias, que está no YouTube, lembra o Teardrop Explodes) que contava com integrantes do grupo paulistano Kafka na formação.
- Ouvimos: Mia Badgyal – Mucho sexy
Daí que Claudia é bastante lembrada como inspiração em A visita, novo álbum do trio Katy da Voz e as Abusadas – basicamente uma união azeitada de funk, house music, punk e metal, indo além de nomenclauras como electroclash e outras coisas. O disco começa com Santo, synthpop com bateria de escola de samba, spoken word, participação de Lynn da Quebrada, guitarra pós-punk e uma anti-oração na letra (“me traga saúde, saudade, dinheiro / você está me escutando, santo?”). Navalha une metal, funk e batidão dance, numa porrada existencial e musical. Na força do ódio mantém um clima unindo batida forte, sexo e zoeira.
Existencialmente, A visita não é putaria pura e simples – como rola no disco de Mia Badgyal, Mucho sexy, é afirmação, empoderamento, sexo e uma estranha vontade de devolver os maus-tratos do mundo numa moeda bem mais violenta e sexualizada. Daí tem a dance music derretida e pesada de Sufocunty e o metal dance de Salto (com MC Taya, que ajuda a música a quase se transformar em algo parecido com um Ministry Miami-bass).
Tem também a zoação de rolar de rir de QRcude – esta, um funk violento que lembra Cabaret Voltaire e Alien Sex Fiend, e que pede que você escaneie “seu cu na porra do Qrcude / cria um código / põe um foto / para ver sua nude (…) / e já podemos foder ele / a partir de hoje”. No final, Disco inferno, um synthpop vingativo e cheio de altas energias, que preconiza: “eu vou pro inferno / e quando eu achar essa vagabunda no inferno / eu vou matar ela de novo”.
Pode ser que não aconteça com Katy da Voz, Palladino Proibida e Degoncé Rabetão o que elas pedem no funk pesado Famosa (“famosa eu quero ser / acordar às 8h / e aparecer no Mais você”, gritado entre samples do “top de 5 segundos” da Rede Globo). Quem perde é a televisão matinal brasileira, por não programar essa afronta musical e underground.
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Crítica
Ouvimos: Soulfly – “Chama”

RESENHA: Soulfly acerta com Chama, 32 minutos de peso, ambiência e rituais sonoros: thrash, hardcore, doom e groove se misturam num disco curto, intenso e surpreendente.
Texto: Ricardo Schott
Nota: 9
Gravadora: Nuclear Blast
Lançamento: 24 de outubro de 2025
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Enquanto o Sepultura vira discussão de bar (“vai acabar ou não?”, “vai ter reunião com os irmãos Cavalera ou não?”, “poxa, mais uma troca de baterista?”) tem quem não perceba no que o Soulfly, banda criada por Max Cavalera ao sair do grupo, se transformou com o passar dos anos. Boa parte das antigas experimentações do Sepultura foram parar na conta de Max – que, com o grupo “novo”, experimentou grooves, fez thrasheira como no comecinho de sua ex-banda, muita coisa.
Já Chama, décimo-terceiro álbum do Soulfly, é um álbum tão imersivo e tão pesado que fica difícil colocá-lo em alguma categoria comum do heavy metal. Com o filho Zyon Cavalera na produção, o grupo passa a contar com uma mescla de peso e ambiência em que vozes se misturam à música (a rápida Indigenous inquisition, que abre o disco) e instrumentos como guitarra e bateria se transforma em verdadeiros tanques de guerra (Storm the gates, uma porrada funkeada e quase industrial, em que Max destaca-se pelo vocal desesperado e cheio de invocações).
- Ouvimos: Trivium – Struck dead (EP)
Essa tensão de climas permite que Ghenna, iniciando como hardcore, se torne um verdadeiro ritual sonoro e guitarrístico. E cria uma linha do tempo entre o Metallica da primeira fase e o doom metal em Nihilist, além de ir do quase pós-hardcore ao thrash metal nas apocalípticas Black hole scum e Favela / Dystopia. Já No pain = no power, com percussão de samba e guitarras que soam como buzinas ou lâminas, apela para a resistência de cada um ao seu próprio dominador: “Busque o destruidor interior, veja o mundo queimar / para morrer com minha espada / sem dor, não há poder”.
Talvez para dar uma cara diferente ao trabalho de Max – cuja carreira costuma ser marcada por discos de longa duração – Chama é curto e direto: dez faixas, 32 minutos, recado dado. Como já rolou em vários discos do Soulfly e do Sepultura (neste caso, com e sem Max), há surpresas no final. A devoção a Oxóssi e a recordação do extermínio indígena são os temas da quase psicodélica Always was, always will be, que abre com efeitos de gutarra, drones e percussões, e emenda numa citação de Refuse + resist, do Sepultura, num clima sonoro que se eleva ao céu. Soulfly XIII é um instrumental belo e ritualístico. Na faixa-título, que encerra o disco, o peso retorna em forma de rap-groove-metal, mas a música se torna quase um dub-metal das matas. Ficou bonito.
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Crítica
Ouvimos: Sha Ru – “Vibra vibra”

RESENHA: Duo Sha Ru mistura dubstep, drum’n bass e ruído em Vibra vibra, EP cheio de voz tratada, batidas sujas e clima experimental hipnótico.
Texto: Ricardo Schott
Nota: 7,5
Gravadora: Independente
Lançamento: 23 de outubro de 2025
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O Sha Ru é um duo nômade, que funciona entre Nova York e Berlim, e que se localiza entre estilos como dubstep e drum’n bass, mas sempre acrescentando experimentalismos diversos. Tanto que o EP Vibra vibra é basicamente uma viagem de ruídos, que começa parecendo algo feito para assombrar (em HZ bath), ganhando depois uma batida meio industrial, meio eletrônica. Vibrasun, na sequência, é mais ritmo do que melodia: o beat se aproxima de algo quase reggae, associado ao vocal com efeitos.
- Ouvimos: Stealing Sheep – GLO (Girl Life Online)
Uma experimentação que é marca de Vibra vibra (cujo lançamento abre uma nova série da dupla) é o uso da palavra falada como algo que pode ser transformado e recriado como melodia ou ritmo. Above, below, around é cheia de ruídos que se assemelham a gritos ou cantos, em loop – é um drum’n bass que depois ganha uma aparência de raggamuffin sujo. To know repete o título por toda a faixa, abrindo como um Miami bass apodrecido e herdado diretamente do Kraftwerk do disco Computer world (1981), transformando-se numa dance music psicodélica e hipnótica. Press thirteen (VIP) tem som vindo lá de longe, e vai ganhando mais densidade e mais peso.
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