Patrimônio da cultura pop e dos desenhos animados norte-americanos, o Popeye ganhava um novo show na emissora CBS em setembro de 1978, The all-new Popeye hour. A emissora – diz o definitivo livro Popeye: An illustrated cultural history, de Fred Grandinetti – estava conseguindo sucesso com cartuns clássicos todo sábado de manhã: Mr.Magoo e Supermouse faziam parte da grade.

Aquela vez em que Popeye homenageou Star Wars

Parecia uma boa ideia reavivar, com novas produções, um dos maiores clássicos das telinhas. Ainda que o bom e velho Popeye esbarrasse num problema: muita gente achava que o desenho, baseado nas brigas de um marinheiro (Popeye) e de um boa-vida machão (Brutus) pelo amor de uma garota (Olivia Palito) era violenta demais para as crianças do fim dos anos 1970. Jack Mercer, “voz” de Popeye e um dos roteiristas da nova série, particularmente não via problemas na tal “violência”, até porque os desenhos antigos continuavam sendo exibidos e faziam sucesso.

Seja como for, um providencial bombril foi passado nas gags antigas e a nova fase de Popeye surgiu na telinha com a missão de se comunicar com as novas gerações e as manias dos anos 1970. Olha aí Spinach fever, um jazz em cima de Os embalos de sábado à noite, com Gugu (aquele do “eu lhe pagarei na terça-feira se me pagar um hambúrguer”) dando uma de DJ.

Olha aí Olívia Palito dando uma de cheerleader em Olive goes Dallas. Se alguém da produção deu uma risadinha lembrando do filme pornô Debbie does Dallas, só Deus sabe.

E agora pega aí Close encounters of the third spinach, uma zoação simultânea com Contatos imediatos do terceiro grau (Close encounters of the third kind, no original) e Star wars. Brutus, que por aqueles tempos havia trocado de nome para Bluto (por causa de direitos autorais relativos ao nome original do personagem), vira Darth Bluto. Popeye vira uma espécie de Luke Skywalker de brincadeira, chamado Pop-Star. O mago Alta-Poppa, que ajuda Popeye, é uma espécie de Obi-Wan Kenobi, Gugu dirige um boteco-nave chamado Space Burger… E claro que Popeye vai tentar resgatar Olívia Palito das garras do rival.

O novo show de Popeye ficou no ar até 1983. As aventuras do personagem e de sua turma ainda seriam modificadas a pontos de incluírem uma série do Popeye nas cavernas e um outro seriado, que teve 16 episódios em 1981, chamado Private Olive Oyl, em que Olívia Palito e a amiga Alice entravam para o exército e encaravam a temida Sargento Megera – o SBT passou isso à exaustão nos anos 1980.