Destaque
POP FANTASMA apresenta “Gosto daqui”, estreia dos Trutas
Conhecida pelo frio, pelas montanhas e pelas paisagens bucólicas, a região de Visconde de Mauá (RJ) é o lar dos Trutas. Pedro Gracindo (voz e guitarra), Leandro Souto Maior (guitarra), Fabiano Soares (baixo e vocais) e Keila Gomes (bateria) acabam de lançar o primeiro disco, Gosto daqui, em que se dedicam ao rock rural e falam do dia a dia do local, além dos valores de quem vive longe dos grandes centros.
“A maior parte das letras fala de uma vida mais simples, longe da cidade grande”, conta Pedro, que além de compositor é ator e desenvolve trabalhos de teatro em Mauá (ele é filho de Gracindo Jr e neto de Paulo Gracindo, só pra registro). “Além de ser um lugar conhecido pela natureza, Visconde de Mauá também é um lugar místico. Muita gente veio para cá com esse pensamento, lá nos anos 1970. O rock n roll sempre esteve por aqui, só estamos fazendo a nossa parte”.
O som do grupo não é especificamente acústico ou folk, diga-se de passagem. “Nosso som é bastante marcado pelas guitarras, mas usamos muito o slide, aquele cilindro de metal que é usado para tirar um som das cordas deslizando sobre elas, o que cria um ambiente de placidez bucólica, de paz de espírito”, afirma.
O fato de Mauá ser uma cidade pequena e com uma vida cultural muito rica, facilitou o encontro dos quatro – que fizeram ano passado uma residência todos os domingos na Casa Beatles Visconde de Mauá, o restaurante que Leandro mantém com a mulher, Mari Dantas. “Aqui os encontros se potencializam. Um dia o Leandro ouviu uma música que eu tinha feito para um espetáculo de teatro das crianças aqui na região, e ficou muito entusiasmado. Achamos que daí podia nascer alguma coisa”, conta Pedro.
Leandro, que também é guitarrista do Fuzzcas (e já escreveu pro POP FANTASMA), deu a ideia do nome Os Trutas, por sinal. “Aqui em Visconde de Mauá a truta é praticamente onipresente. Todo restaurante tem um prato com truta, tem vários trutários na região, porque é um peixe que se adapta bem às águas geladas dos rios daqui. Todo mundo acha o nome divertido, e isso já é um bom começo para chamar a atenção. Então precisávamos de uma bateria e um baixo, para começar. O Leandro já vinha levando um som com a Keila. Na semana seguinte já estávamos tocando. A gente mal se conhecia. O Fabiano entrou na banda com tudo, todo mundo na fissura de tocar”, explica.
E o som que você escuta em Gosto daqui, só para manter o clima bucólico, foi registrado num estúdio montado num sítio. “A gente não queria ir para cidade pra gravar um disco. Além disso, é sempre complicado pra qualquer banda independente conseguir pagar esses custos de estúdio e tudo o mais. Resolvemos que o ideal seria gravar num lugar isolado, onde pudéssemos passar um tempo focados só no disco. Um casal de amigos cedeu generosamente um sítio na Serra do Palmital, aqui no interior de Minas Gerais, e fomos pra lá. O Marcelo Bezerra comprou nossa loucura e se juntou a nós pra produzir esse disco. Fizemos ao vivo em dois dias. Com pausas para cozinhar, tomar banho e contemplar as pequenas coisas da roça. Acho que foi a melhor coisa que fizemos”, afirma o vocalista.
O grupo já andou fazendo algumas aparições na TV – participou até do programa Tempero de família, no GNT. No dia 13 de fevereiro, eles tocam em Niterói, na Sala Nelson Pereira dos Santos, em São Domingos. Boa chance para conhecer o som deles ao vivo.
Cultura Pop
Quando Suicide gravou… “Born in the USA”, do Bruce Springsteen
A way of life, disco de 1988 da dupla de música eletrônica Suicide, é tido como um disco, er, acessível. Acessível à moda de Martin Rev e Alan Vega, claro. O disco pelo menos podia ser colocado tranquilamente na prateleira dos artífices da darkwave e era bem mais audível do que o comum de um grupo que havia lançado a assustadora Frankie teardrop. O disco era produzido por Ric Ocasek, líder dos Cars (que já havia produzido o segundo disco deles, de 1981, Alan Vega/Martin Rev), e tinha até uma eletro-valsinha, Surrender, além de um estiloso misto de rockabilly e synthpop, Jukebox baby 96.
O que ninguém esperava era que a dupla tivesse feito nessa mesma época uma estranhíssima versão de… Born in the USA, de Bruce Springsteen. A faixa surge numa versão ao vivo, gravada num show de Vega e Rev em 1988, em Paris. A dupla nem sequer disfarçou que a ideia era fazer uma versão bem lascada – saca só o sintetizadorzinho da música, e a referência a músicas como Lucille, de Little Richard, e o tema When the saints go marching in, logo na abertura. A “versão” da faixa resume-se a quase nada além do título da canção. Parece um karaokê do demo (e é).
A versão poderia ser uma bela pirataria, mas vira oficial nesse mês: vai aparecer em uma reedição de A way of life, prevista para o dia 26. A edição de luxo estará disponível em vinil azul transparente com Born in the USA e em CD com quatro faixas bônus, além do formato digital. O material extra inclui versões ao vivo de Devastation e Cheree, bem como uma versão inicial de estúdio de Dominic Christ. O pesquisador Jared Artaud encontrou as faixas enquanto trabalhava no arquivo de Vega, após a morte do cantor em 2016.
E se você não sabia, vai aí a surpresa: Springsteen tá bem longe de ser um sujeito que diria “what?” ao ser informado da existência do Suicide. Pelo contrário: era fã da dupla e costumava dizer que a estreia do Suicide, o disco epônimo de 1977, era “um dos discos mais sensacionais que já ouvi”. Em 1980, o cantor esteve com a dupla e Vega descobriu que Springsteen era seu fã – e se surpreendeu.
“Ele estava gravando o disco The river (1980) e nós estávamos gravando nosso segundo álbum em Nova York. Então tivemos uma reunião de audição do nosso álbum. Havia três ou quatro figurões da nossa gravadora, e Bruce também estava lá. Depois que tocamos o álbum, houve um silêncio mortal… exceto por Bruce, que disse, ‘Isso foi ótimo pra caralho.’ Ele fazia questão de nos dizer o quanto nos amava”, contou em 2014 ao New York Post.
Mais: um texto do site Treblezine, a partir de audições da obra de Bruce e de entrevistas do Suicide, descobre: a dupla influenciou muito o sombrio disco Nebraska, tido como o “primeiro disco solo” (sem a E Street Band) de Springsteen (1982), basicamente um disco sobre crise, desemprego e gente à beira do desespero pela falta de oportunidades. Houve uma versão elétrica e pesada de Nebraska, mas Bruce quis lançar o disco acústico, de voz, violão e registros crus, e que de fato lembram o clima esparso do Suicide do primeiro disco.
Na dúvida, ouça State trooper, cujos uivos lembram bastante os gritos (sem aviso prévio) de Frankie teardrop. “Lembro-me de entrar na minha gravadora logo após o lançamento do meu disco”, disse Vega depois de ouvir State trooper pela primeira vez. “Eu pensei que era um dos meus álbuns que eu tinha esquecido. Mas era Bruce!”
Cultura Pop
No podcast do Pop Fantasma, a fase de transição do Metallica
A morte do baixista Cliff Burton, em 27 de setembro de 1986, desorientou muito o Metallica. Além do que aconteceu, teve a maneira como aconteceu: a banda dormia no ônibus de turnê, sofreu um acidente que assustou todo mundo, e quando o trio restante saiu do veículo, só restou encarar a realidade. A partir daquele momento, estavam não apenas sem o baixista, como também estavam sem o amigo Cliff, sem o cara que mais havia influenciado James Hetfield, Lars Ulrich e Kirk Hammett musicalmente, e sem a configuração que havia feito de Master of puppets (1986) o disco mais bem sucedido do grupo até então.
Hoje no Pop Fantasma Documento, a gente dá uma olhada em como ficou a vida do Metallica (banda que, você deve saber, está lançando disco novo, 72 seasons) num período em que o grupo foi do céu ao inferno em pouco tempo. O Metallica já era considerado uma banda de tamanho BEM grande (embora ainda não fosse o grupo multiplatinado e poderoso dos anos 1990) e, justamente por causa disso, teve que passar por cima dos problemas o mais rápido possível. E sobreviver, ainda que à custa justamente da estabilidade emocional de Jason Newsted, o substituto do insubstituível Cliff Burton…
Nomes novos que recomendamos e que complementam o podcast: Skull Koraptor e Manger Cadavre?
Estamos no Castbox, no Mixcloud, no Spotify, no Deezer e no Google Podcasts.
Edição, roteiro, narração, pesquisa: Ricardo Schott. Identidade visual: Aline Haluch. Trilha sonora: Leandro Souto Maior. Estamos aqui toda sexta-feira!
Destaque
Dan Spitz: metaleiro relojoeiro
Se você acompanha apenas superficialmente a carreira da banda de thrash metal Anthrax e sentia falta do guitarrista Dan Spitz, um dos fundadores, ele vai bem. O músico largou a banda em 1995, pouco antes do sétimo disco da banda, Stomp 442, lançado naquele ano. Voltaria depois, entre 2005 e 2007, mas entre as idas e as vindas, o guitarrista arrumou uma tarefa bem distante da música para fazer: ele se tornou relojoeiro (!).
A vida de Dan mudou bastante depois que o músico teve filhos em 1995, e começou a se questionar se queria mesmo aquela vida na estrada. “Fazíamos um álbum e fazíamos turnês por anos seguidos, e então começávamos o ciclo de novo – o tempo em casa não existia. É uma história que você vê em toda parte: tudo virou algo mundano e mais parecido com um trabalho. Eu precisava de uma pausa”, contou Spitz ao site Hodinkee.
>>> Veja também no POP FANTASMA: Rockpop: rock (do metal ao punk) na TV alemã
Na época, lembrou-se da infância, quando ficava sentado com seu avô, relojoeiro, desmontando relógios Patek Philippe, daqueles cheios de pecinhas, molas e motores. “Minha habilidade mecânica vem de minha formação não tradicional. Meu quarto parecia uma pequena estação da NASA crescendo – toneladas de coisas. Eu estava sempre construindo e desmontando coisas durante toda a minha vida. Eu sou um solucionador de problemas no que diz respeito a coisas mecânicas e eletrônicas”, recordou no tal papo.
Spitz acabou no Programa de Treinamento e Educação de Relojoeiros da Suíça, o WOSTEP, onde basicamente passou a não fazer mais nada a não ser mexer em relógios horrivelmente difíceis o dia inteiro, aprender novas técnicas e tentar alcançar os alunos mais rápidos e mais ágeis da instituição.
>>> Veja também no POP FANTASMA: Discos de 1991 #9: “Metallica”, Metallica
A música ainda estava no horizonte. Tanto que, trabalhando como relojoeiro em Genebra, pensou em largar tudo ao receber um telefonema do amigo Dave Mustaine (Megadeth) dizendo para ele esquecer aquela história e voltar para a música. Olhou para o lado e viu seu colega de bancada trabalhando num relógio super complexo e ouvindo Slayer.
O músico acha que existe uma correlação entre música e relojoaria. “Aprender a tocar uma guitarra de heavy metal é uma habilidade sem fim. É doloroso aprender. É isso que é legal. O mesmo para a relojoaria – é uma habilidade interminável de aprender”, conta ele. “Você tem que ser um artista para ser o melhor – seja na relojoaria ou na música. Você precisa fazer isso por amor”.
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