“Motociclismo é um grande esporte, se você sabe o que está fazendo. Se não sabe, pode ser o caminho mais rápido para o hospital ou para a sepultura”. Isso aí é Peter Fonda, quatro anos após fazer um dos motociclistas doidões de Sem destino, protagonizando Not so easy. Trata-se de um filme de 1973, realizado pela polícia de Omtario, Canadá, sobre como dirigir motocicletas com segurança.

Infelizmente o vídeo está em inglês, sem legendas (nem mesmo automáticas). Vale pelas imagens, pela trilha sonora (que parece ter sido feita por alguma banda do sul dos EUA) e pela voz de Peter, que narra todo o filme. Not so easy tem ainda participação de motociclistas do Departamento de Polícia de Los Angeles. E de um personagem especialíssimo da cultura pop norte-americana, que você vai conhecer aí embaixo…

Peter Fonda ensinando você a dirigir motos com segurança

O sujeito acima é Evel Knievel (1938-2007), performer especializado em saltos em motocicletas. Nos anos 1970 e 1980, os vídeos dele volta e meia apareciam na televisão brasileira. Ele surge no filme ensinando os motociclistas a usarem capacete e transmitindo normas básicas de segurança.

Vale informar que as dicas do filme narrado por Peter Fonda servem direitinho para hoje. Especialmente as partes que falam em “se beber não dirija” e “mantenha distância para antecipar problemas”.Boa viagem.