Neil Young é fã de trenzinhos desde a infância. Seu pai lhe comprou um brinquedo desses quando o roqueiro canadense tinha uns seis anos. E a paixão passou para o filho de Young, Ben, diagnosticado com paralisia cerebral. O cantor de Rockin’ in the free world arregaçou as mangas e foi investir numa empresa de trenzinhos, a Lionel. Responsabilizou-se pelo desenvolvimento de novas peças, e investiu bastante dinheiro em novas tecnologias para os fãs dos brinquedinhos.

Young não costuma falar tanto assim desse assunto, pelo menos não a ponto de exibir sua família. Daí, chama bastante a atenção essa reportagem de 1994, gravada para um programa da Nickelodeon, Nick News, em que ele aparece se divertindo ao lado de Ben, da filha Amber e da então esposa Pegi, de quem se divorciou em 2014 – e que morreu no dia 1º de janeiro. Neil fala pouco, deixa a mulher e a filha tomarem conta da reportagem e aparece brincando com os trenzinhos ao lado do filho, e levando Ben para passear. No papo, também aparecem conversas sobre modelos de trens.

Ben vai fazer 40 anos em 2019 e, no ano passado, foi visto publicamente no festival SXSW. Isso porque Neil e sua atual esposa Daryl Hannah o levaram à premiere de Paradox, filme dirigido por ela e protagonizado por Neil, para a Netflix.

Aqui, Neil aparece batendo mais um papo sobre os trens da Lionel, dessa vez com David Letterman.