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Crítica

Ouvimos: Shed Seven, “A matter of time”

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Ouvimos: Shed Seven, "A matter of time"
  • A matter of time é o sexto disco de estúdio da banda britânica Shed Seven, formada em 1990 em York, na Inglaterra. O grupo tem na formação Rick Witter (voz), Paul Banks (guitarra, piano), Tom Gladwin (baixo), Maxi (bateria) e Tim Wills (teclados). O álbum chegou ao topo das paradas no Reino Unido.
  • O disco, que já saiu há um tempinho (foi em 5 de janeiro) tem participações de nomes como Rowetta (cantora que excursionou com os Happy Mondays), Laura McClury (Reverend and The Makers) e Peter Doherty (Libertines).
  • A matter of time foi escrito integralmente durante nove meses em 2022. “Depois que a covid aconteceu… Se te dizem que você não pode ir a lugar nenhum, isso só faz você querer ir mais ainda a algum lugar. Obviamente, isso é o mesmo para todos em qualquer caminhada da vida e este certamente não é um álbum de covid de forma alguma, além de algumas letras talvez terem sido anotadas em tempos de covid”, disse Rick Witter aqui.

Pelo menos aqui no Brasil, o Shed Seven tem mais cara de “maravilha de um hit só” do brit pop, do que de banda da qual todo mundo lembra. Por aqui, eles são mais conhecidos por um hit de pista (Disco down) que por sinal é uma das faixas inéditas de uma coletânea (Going for gold, de 1999) lançada à revelia – e publicada numa espécie de era do pós-brit pop, fim dos anos 1990. Na Inglaterra, eles conseguiram bastante sucesso em 1996, com cinco canções no Top 40 e várias idas ao Top of the pops, da BBC. Volta e meia era possível ver alguma coisas deles na MTV Brasil, embora seja uma banda perdida em meio a Oasis, Blur e muita coisa vinda da Inglaterra na mesma época.

Entre idas e vindas, já vieram sete discos, voltas ao mercado independente e realinhamento nas grandes gravadoras. Após passarem pela BMG, dessa vez estão no selo Cooking Vinyl, que pôs nas lojas (e nas plataformas) A matter of time. Quem realmente só conhece Disco down – praticamente um disco-rock – não vai encontrar quase nada parecido no disco novo, que tem uma cara bem mais descontraída do que muita coisa já lançada pelo grupo. O disco começa com Let’s go, um punk pop mais para Replacements do que para Ramones, embora a voz do cantor Rick Witter até lembre um pouco a de Billie Joe Armstrong (Green Day).

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Kissing California, a segunda faixa, traz um tom meio jangle-pop para o disco, entre corais, violões e riffs de guitarra de 12 cordas – Talk of the town vem no mesmo clima de união folk e rock, e uma sonoridade parecida é retomada no fim do disco com a dançante Ring the changes. Já In ecstasy é uma das mais oitentistas do disco, com sonoridade próxima do synth pop. Tripping with you é uma balada country com participação de Laura McClury (do grupo britânico Reverend and The Makers, que chegou a abrir shows para o Oasis).

A segunda metade do disco destaca músicas como o pós-punk ensolarado Real love e a crônica urbana da funkeada F:K:H (uma sigla para “feeling kinda high” ou “se sentindo meio chapado”), com coral gospel e argamassa psicodélica, lembrando uma versão menos noturna do Primal Scream. Tem ainda duas baladas grandiloquentes, com arranjo de cordas, Starlings e Throwaways – essa última, que fecha o álbum, com participação de Peter Doherty (Libertines).

(A propósito, vai sair mais um álbum do Shed Seven neste ano: Liquid gold está agendado para o dia 27 de setembro, vai ser uma homenagem às três décadas de história do grupo e vai trazer “faixas icônicas de seu passado, reinventadas com a adição de uma orquestra”, como diz a banda).

Nota: 8
Gravadora: Cooking Vinyl

Crítica

Ouvimos: Deradoorian – “Ready for heaven”

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Ouvimos: Deradoorian - "Ready for heaven"

RESENHA: Deradoorian mistura política, dor e experimentação em Ready for heaven, disco que une folk, psicodelia, jazz e pop com alma e ousadia.

“Teríamos todos esses rótulos de identidade pelos quais temos que viver se não vivêssemos em um mundo capitalista?”, disse Angel Deradoorian num comunicado de imprensa sobre seu novo álbum, Ready for heaven. Um disco que, segundo ela, fala sobre luta mental, sobre como viver num mundo que caga deliberadamente para tudo em nome do dinheiro – e que escolhe, para emoldurar os versos, um design musical estiloso, acessível, mas com alma experimental.

A ex-integrante do Dirty Projectors levou os assuntos do disco para as esferas política e pessoal, já que o próprio som de Ready for heaven desafia definições o tempo todo. Tem algo que soa folk, mas folk como os discos de Suzanne Vega e PJ Harvey. Tem algo meio indie pop, mas não como o indie pop comum. Sons texturizados e inorgânicos, mas absolutamente humanos, tomam conta das faixas, como em Storm in my brain, Any ohter world (essa, soando como um móbile com várias peças se movimentando cada uma de um jeito) e no tom psicodélico e tribal de Digital gravestone. Evocações de Laurie Anderson surgem aqui e ali, e a voz de Nico parece ser homenageada em algumas faixas.

Em Ready for heaven, surge uma tentativa (bem sucedida, aliás) de pôr veneno numa faixa com ares de disco music – a sexy No no yes yes, que soa como um disco de Yoko Ono produzido e dirigido por Giorgio Moroder. Brota também uma faixa nostálgica que lembra antigos hits nacionais cantados em inglês, Set me free, só que com um curioso clima renascentista – embora pareça às vezes que vai entrar uma declamação, no estilo de Tell me once again (Light Reflections).

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Golden teacher tem clima afrojazz e Purgatory of consciousness soa como o purgatório do título, com sons de várias percussões, vozes e teclados ressoando como várias abas abertas – só depois a música vai ganhando um ritmo. E Deradoorian encerra o disco fazendo jazz do inferno e das profundezas, numa faixa sintomaticamente chamada Hell island – cuja letra fecha o ciclo com otimismo, em tempos de nuvens sombrias: “eu conheço o outro lado do espírito agora / eu sei que nos levantaremos mais uma vez”. Ready for heaven soa na maior parte do tempo como um chamamento no estilo “me sinto pronta, e você?”, tanto musicalmente quanto nas letras.

Texto: Ricardo Schott

Nota: 9
Gravadora: Fire Records
Lançamento: 9 de maio de 2025.

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Crítica

Ouvimos: Yuno – “Blest”

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Ouvimos: Yuno - "Blest"

RESENHA: Yuno estreia com Blest, disco que mistura indie pop, soul, reggae e hip hop com vibe de trilha de vídeo de skate e espírito inventivo.

Nascido em Nova York e criado na Flórida, filho de pais jamaicanos que viveram no Reino Unido, Yuno tem uma visão-missão-valores bem curiosa em relação à música: quando está bolando uma canção, ele sempre se pergunta: “o que é preciso para essa música caber num vídeo de skate?” – ele pratica o esporte desde pequeno.

Daí, a resposta a essa provocação é justamente o que guia Blest, seu álbum de estreia.O disco é, em essência, indie pop – mas busca sair da curva o tempo todo. Há ecos da dance music dos anos 1990 na faixa-título, uma mistura de soul, reggae e Led Zeppelin na estradeira We belong (com slide guitar e um violão que remete a Your time is gonna come, do Led), além de soul e rock britânico em Blessed. Em Unfair, o destaque é um soul-rock noventista que abre com uma guitarra que lembra as bases de Pepeu Gomes – e funciona muito bem.

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A característica que marca as boas trilhas de vídeos de skate – variedade, fusão de estilos e uma produção sonora que muitas vezes flerta com o hip hop – aparece com naturalidade nas dez faixas do disco. Tem dream pop com sotaque inglês em Perfect pear e Fall apart, trap em True e Blitz! (que representam os momentos menos interessantes do disco), e uma ótima fusão de emo com hip hop em Worst of times.

Blest é um álbum que parece feito para o movimento – seja o das rodas do skate ou o das ideias que não param de girar na cabeça de Yuno.

Texto: Ricardo Schott

Nota: 8
Gravadora: Sub Pop
Lançamento: 16 de maio de 2025.

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Crítica

Ouvimos: Dimy, “… eu sei que eu disse…”

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Ouvimos: Dymi, "... eu sei que eu disse..."

RESENHA: Dimy estreia com …eu sei que eu disse…, disco lo-fi e psicodélico que transforma um pendrive perdido em crônicas musicais de amor e caos.

A história de …eu sei que eu disse…, primeiro álbum do Dimy, é pitoresca. Lucas Olivra, músico baiano, ex-integrate de bandas como Ricardo Elétrico, já tinha alguns dos riffs do disco prontos desde 2011. Só que em 2016, andando pela rua, esbarrou num pendrive perdido e resolveu ver o que tinha nele, e esbarrou com um monte de fotos e documentos que narravam o início e o fim de um relacionamento.

Lucas/Dimy nunca encontrou o dono do pendrive, mas decidiu juntar todas as histórias que viu no pendrive com os riffs que já vinha compondo no violão de nylon. Basicamente, o material do Dimy consiste em pérolas bizarras do lo-fi, do jazz psicodélico e do antipop – ainda que o violão de Lucas dê uma amaciada nas canções – e certo clima desencantado herdado do emo.

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Os títulos das canções soam como trechos de cartas, diários e tweets desencontrados: Nove da manhã, o Exorcista, uma ressaca da desgraça é a primeira faixa, Vejo flores em você é a segunda, e por aí vai. Alguns trechos de letras são inacreditáveis: “de hoje a oito é o seu aniversário / e eu fui convidado / garrafas espalhadas pela casa / e eu não consigo enxergar / você toda vomitada / cheia de cachaça / dormindo na mesa”, “você puxou uma calcinha da mochila / Yasmin deu falta enquanto a mesa ria / fugimos do bar enganados fomos pra igreja / minha amiga armou pra nos converter / o jovem pastor cheirava na bíblia”.

As melodias abrem com um clima quase MPBístico dado pelo violão de Lucas e prosseguem com mudanças rítmicas e vocais falados, às vezes ríspidos – quase sempre lembrando Fred Zero Quatro, do Mundo Livre s/a. Inverno, valorizada pelos metais e pelas cordas, é a canção mais próxima de um blueprint emo, no disco, enquanto Nove da manhã… abre o disco soando como várias abas sonoras abertas. Como o disco é uma linha do tempo, do amor ao nada, o encerramento é com a tristeza sem fim de A guerra fria (“e pra você / mil desculpas / mil desculpas / por tudo”).

Texto: Ricardo Schott

Nota: 7,5
Gravadora: Fazenda Elétrica
Lançamento: 4 de abril de 2025

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