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Ouvimos: Aphex Twin, “Blackbox life recorder 21f / in a room7 F760”

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Ouvimos: Aphex Twin, "Blackbox life recorder 21f / in a room7 F760"
  • Blackbox life recorder 21f / in a room7 F760 é o (já perdi a conta)º lançamento do músico, DJ e produtor irlandês Richard D. James, sob o codinome Aphex Twin. Seu lançamento envolveu o uso de pôsteres com um QRCode, espalhados pelas ruas de Los Angeles. O QRCode levava a um aplicativo com visualizers das faixas.
  • Na loja da gravadora Warp foram colocadas, além das quatro faixas do EP, mais quatro versões das mesmas músicas, com outra masterização, além de outra faixa, M12 6 omc zeq.
  • Um gráfico colocado no Reddit mostra toda a produção de Aphex depois do EP Collapse, lançado em 2018 e tido como o retorno a seu som original, incluindo até as faixas não-lançadas.

Richard D. James, o popular Aphex Twin, está bem longe de ser um criador “comum” de música. Lança discos quando quer, da maneira que quer, sob o pseudônimo que quer, e nem sempre faz questão que os discos cheguem a público da maneira mais adequada – ou seja, com entrevistas, lançamentos com várias cópias e produtos relativamente fáceis de serem achados.

Lançamentos em K7 reproduzidos em pequena escala e músicas meio perdidas na internet costumam fazer parte do dia a dia dele. Álbuns sob a nomenclatura Aphex Twin são raros (Siro, o mais recente, saiu em 2014), mas EPs, discos especiais, singles e coletâneas são comuns – e de 2014 para cá já foram sete EPs.

Os fãs vão atrás, fazem suas próprias playlists e compilações, e batem ponto na loja virtual da gravadora Warp para garantir os novos lançamentos. Fica fácil de entender o fascínio que Richard exerce quando se ouve seu trabalho, dançante, mas de perspectiva quase mântrica, como se Brian Eno e Tangerine Dream tivessem tomado ecstasy antes de produzirem trilhas sonoras e álbuns de “música ambiente”.

No caso deste Blackbox life recorder 21f / In a room7 F760, novo EP de Aphex, somos apresentados logo na abertura, com a faixa-título, a um som eletrônico tão bem arquitetado que parece orgânico, feito por uma banda. Seguido pelo drum’n bass domado de zin2 test5. E pelo tom meio tecnopop meio psicodélico de in a room7 F760, com batidas criativas o suficiente para fazerem caber um solinho de cowbell logo no início – além de ruídos com uma ambiência tão estranha, que parece que estão rolando do seu lado, em casa, quando você escuta a música de fone.

Encerrando, tem Blackbox life recorder 22 (Parallax mix), tema instrumental que atira o ouvinte num abismo de sons graves, fugindo um pouco do comum do disco, cujas outras faixas poderiam ganhar letras. Só um EP, bem curto, que soa como um souvenir dos arquivos de Richard, mas com boas surpresas de um dos artistas que ensinaram uma turma enorme a valorizar sons eletrônicos.

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Ouvimos: Gabriel Ventura – “Pra me lembrar de insistir”

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Ouvimos: Gabriel Ventura - "Pra me lembrar de insistir"

RESENHA: Gabriel Ventura mistura MPB, vibes grunge e climas experimentais em Pra me lembrar de insistir, disco ruidoso e inventivo feito pra ouvir com atenção.

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Músico fluminense, um dos fundadores da banda Ventre – que revelou também Larissa Conforto, do projeto musical Aiye, e Hugo Noguchi – Gabriel Ventura faz MPB com uma cara bem diversa em seu segundo disco solo, Pra me lembrar de insistir. Por mais que você consiga ver emanações de Milton Nascimento e até de Geraldo Azevedo no som de Gabriel, o principal ali é que se trata de um disco ruidoso, onde percussões e violões parecem ranger, e sons fantasmagóricos surgem por todo o lado.

Essa busca por um design sonoro menos formal acontece em todo o álbum – como em Lamber os dentes, no jazz silencioso de Acalento, na ambientação musical selvagem de Trovejar e no curioso drum’n bass orgânico de O que quiser de mim, que vai tendo modificações no ritmo e destaca justamente o som da bateria. O enfeite do não e do sim traz som percussivo e quase concretista, Toda canção soa quase esculpida em torno do violão – e muita coisa no álbum parece emanar uma MPB grunge, ou uma música brasileira que foi ouvir Caetano e Gil, mas não deixou de ouvir Velvet Underground e PJ Harvey.

Viagens sombrias aparecem também entre os rangidos de Cor de laranja, na estileira grunge-jazz-MPB de Fogos e na guitarra estilingada de Brusco. Pra me lembrar de insistir surge numa época em que fones são pequenos e plataformas achatam o som – mas soa como um disco da era do CD, em que havia aquela vontade de fotografar musicalmente o estúdio.

Texto: Ricardo Schott

Nota: 8,5
Gravadora: Balaclava
Lançamento: 6 de maio de 2025

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Ouvimos: Matthew Nowhere – “Crystal heights”

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Ouvimos: Matthew Nowhere - "Crystal heights"

RESENHA: Matthew Nowhere homenageia os anos 1980 no álbum Crystal heights, com ecos de David Sylvian, Japan e Ultravox.

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Músico de San Francisco (CA), Matthew Nowhere não está muito preocupado em parecer inovador. Seu primeiro álbum, Crystal heights, é uma homenagem sincera à música dos anos 1980 e aos teclados da época. Também brinca com uma chuva de referências eletrônicas dos anos 1980, como o clima Jean Michel Jarre da vinheta Transmission, a evocação da fase tecnopop do Ultravox em Love is only what we are e da faixa-título, o clima sombrio e kraftwerkiano de Have you ever known, e a vibe de trilha de série do interlúdio Stellar enfoldment.

Crystal heights une várias vertentes tecladeiras da época, do mais pop ao mais experimental, passando pelo rock eletrônico. A elegância e o estilo de Transforming lembram David Sylvian e o Japan, enquanto Echoes still remain une climas tecnopop e ambient. Ruby shards tem violão e guitarra limpa, solar – remetendo ao disco Technique, do New Order (1989) – enquanto Everything’s true, mesmo com ritmo eletrônico demarcado, traz lembranças de Echo and The Bunnymen. Já Silver glass é uma curiosidade: uma espécie de tecnobrega cool, cuja melodia e arranjo lembram Peter Gabriel.

Persist3nce, no final do disco, é música eletrônica com pegada forte, mais próxima do hi-NRG, e clima de sonho darkwave dado pela participação da dupla de shoegaze voador Lunar Twin. Um momento em Crystal heights que traz memória e reinvenção misturadas.

Texto: Ricardo Schott

Nota: 8,5
Gravadora: Nowhere Sound
Lançamento: 23 de maio de 2025.

  • Relembrando: Ultravox – Systems of romance (1978)
  • A fase inicial do Ultravox no podcast do Pop Fantasma
  • Ouvimos: Billy Nomates – Metalhorse

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Ouvimos: Krustáceos – “Bicho bruto” (EP)

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Ouvimos: Krustáceos - "Bicho bruto" (EP)

RESENHA: Krustáceos estreia com o EP Bicho bruto, que mistura pós-punk, tecnopop e zoeira à la anos 1980 e 1990.

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Krustáceos é o codinome do produtor musical e trilheiro de cinema Pedro Sodré, e Bicho bruto é a estreia em EP do projeto. Um disco de seis faixas que faz um retorno bastante sincero não apenas na musicalidade dos anos 1980 como também no clima de vale-tudo musical e lírico da época. Boa parte do repertório, em letra e música, lembra direto Talking Heads e U2 – só que aí o U2 provocador do começo dos anos 1990, do disco Zooropa (1993). A faixa-título, que abre o disco, tem guitarra em tom funk e letra que inicia lembrando Numb, de Bono & cia.

Na sequência, o pós-punk e os teclados em vibe tecnopop de Kunk, a zoação com a onda de influencers na fantasmagórica Devora-me ou te decifro (“investe tempo em produção sem produzir o conhecimento”, diz a letra) e o tecnopop na cola da Orchestral Manoeuvres In The Dark – com ótima intervenção de metais no final – de E então as luzes…Amor aos litros tem algo de synthpop e algo de R.E.M,. e Não vai ser com medo tem jeito de hino pós-punk, mas com clima zoeiro.

Texto: Ricardo Schott

Nota: 8
Gravadora: Nous Music
Lançamento: 8 de maio de 2025

  • Ouvimos: Varanda – Beirada
  • Ouvimos: Godofredo – Tutorial
  • Ouvimos: Echo Upstairs – Estranhos lugares para os olhos

 

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