Vocalista da banda Magnetic Fields – que lançou um disco novo em 2017, 50 song memoir e é conhecido por discos clássicos como 69 love songs, de 1999 – Stephen Merritt tem um projeto paralelo bem curioso. São os Gothic Archies. É uma espécie de zoação gótica com o bubblegum dos Archies, aquela banda-de-história-em-quadrinhos que cantava Sugar sugar.

O resultado soa irônico como convém à obra de Merritt e mistura situações tragicômicas, histórias macabras e melodias cantaroláveis, em músicas como The abandoned castle of my soul, Smile! No one cares how you feel, The tiny goat, City of the damned e outras. O projeto soltou um EP, um CD e ainda uma trilha sonora para livro.

Como assim? Os Gothic Archies foram convidados para escrever a trilha do audiobook de Desventuras em série, sequência de 13 livros lançados por Daniel Handler (assinados com seu heterônimo Lemony Snicket). Os livros são cheios de histórias sarcásticas e mórbidas sobre a vida sofrida de três crianças. A tal trilha foi para o disco The tragic treasury: Songs from A Series of Unfortunate Events, e também foi incluída no fim do audiobook de cada livro.

A declaração de princípios do grupo é We are the Gothic Archies. Uma canção que consegue ser alegrinha e gótica.

Olha aí Lemony fazendo um feat numa apresentação de Merritt, tocando Shipwrecked, do repertório dos Gothic Archies, em Seattle. Uma doce canção sobre um cara que adoraria ser um náufrago numa ilha perdida com a mulher amada.