Onze de outubro é uma data importante para fãs do Nirvana: nesse dia, em 1990, quem estreava ao vivo na bateria da banda era Dave Grohl, numa apresentação no North Shore Surf Club em Olympia, Washington. Grohl, hoje – você sabe – líder dos Foo Fighters, tinha acabado de sair do grupo de hardcore Scream, enquanto Kurt Cobain e Krist Novoselic haviam passado por vários bateristas. Em Grohl, encontraram o primeiro baterista que, além de tocar, fazia backing vocals. Novoselic chegaria a falar que em dois minutos a banda já sabia que Grohl era o cara, numa época em que o próprio Cobain via que a úsica do Nirvana estava mudando rapidamente, ficando menos raivosa e mais pop.

Alguém fez o favor de subir para o YouTube alguns vídeos e um áudio completo do primeiro show de Grohl com a banda. Veja, ouça e, se você for muito fã de Grohl e dos Foo Fighters, comemore – sem esse show muita coisa legal não teria rolado.

O show da metade para o final, incluindo o bis.

Dez minutinhos, incluindo a cover clássica do grupo para Love buzz, do Shocking Blue, as autorais Scoff e Silver e a versão para Turnaround, do Devo.

Só a releitura de Love buzz.

E aí está o áudio do show inteiro, abrindo com três releituras: Son of a gun e Molly’s lips, dos Vaselines e D-7 dos Wipers.

Set list: Son of a gun, Molly’s lips, D-7, Blew, Negative creep, Been a son, Stain, Floyd the barber, About a girl, Spank thru, School, Stay away, Breed, Big cheese, In bloom. Bis: Dive, Love buzz, Scoff, Silver, Turnaround.

Via JamBase

E leia mais sobre Nirvana aqui