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Cultura Pop

Kurt Cobain zoando o MTV Headbangers Ball

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Kurt Cobain zoando o MTV Headbangers Ball

No começo dos anos 1990, quando o grunge começou a dar as cartas no universo do rock, aconteceu uma coisa meio, er, estranha. Para começar, o estilo musical era visto como uma reação à mania de hard rock e hair metal que dominava as paradas nos anos 1980. Tanto que bandas como Cinderella e Poison começaram a deixar de ser prioridades de seus selos e pôsteres do Nirvana e de seu líder Kurt Cobain passaram a adornar as salas de grandes executivos de gravadoras.

Por outro lado, a chegada de bandas como Soundgarden e Alice In Chains foi fundamental para que o metal se tornasse um estilo “clássico” – e para que bandas como Black Sabbath, outrora desaplaudidas pela crítica (e desacreditadas pelo público por causa das mudanças de formação), voltassem a ganhar popularidade. Foi nessa época, por exemplo, que o Metallica, uma banda que sempre quis estourar, vislumbrou a possibilidade de falar para um público cada vez mais numeroso (e aí chegou às lojas o “álbum preto”, de 1991).

BAILE DOS HEADBANGERS

Ainda assim, quando o Nirvana foi fazer sua primeira apresentação no Headbangers Ball, da MTV, em 25 de outubro de 1991, o clima entre a banda (cujo futuro clássico Nevermind estava nas lojas havia um mês) e o estilo musical não era dos melhores. O vocalista Kurt Cobain, convencido de que ia penetrar no universo da música machona, encarou o apresentador Riki Racthman usando um vestido amarelo-canário (!).

O ambiente estava até bastante amistoso para Kurt e Chris Novoselic (Dave Grohl faltou no dia). Riki fez questão de falar que “todo mundo está falando do Nirvana” e que “nunca tinha visto um barulho tão rápido em relação a uma banda”. O apresentador entrou no clima, elogiou o vestido de Kurt e disse que “seria bom para usar num avião”. “É um vestido de baile, como aqui é o ‘baile dos headbangers’ (Headbangers ball, enfim) vim com ele”, respondeu Kurt.

KURT COBAIN SEM ANIMAÇÃO

O apresentador parecia animado em mostrar a banda. Aliás, disse que o clipe de Smells like teen spirit era a preferência da audiência, e que enxergava o som deles como um “Replacements mais pesado” (muita gente falava isso a respeito do Nirvana, na época). Mas Kurt e Chris não pareciam muito animados. Você consegue ver toda a entrevista legendada (até tirarem do ar) abaixo.

Uma versão um pouco maior do programa no YouTube (mas sem as benditas legendas).

Quando o malfadado programa completou vinte anos, o próprio site da MTV foi bater um papo com Riki para saber o que tinha exatamente pegado naquela época – até porque estava claro que aquilo estava bem esquisito. Riki se recorda que entrou na “sala verde” da emissora, onde as bandas e artistas se encontravam antes para tomar uns drinques e relaxar. Lá, viu Kurt mais do que apenas relaxado. O cantor do Nirvana estava esparramado no chão, na base do “chuta ele aí pra ver se ele está morto”.

‘QUANDO É QUE ISSO VAI ACABAR?’

O apresentador não se sentiu especialmente provocado por causa do vestido de Kurt, mas percebeu rapidamente que a entrevista não iria a lugar nenhum se ele não agisse rápido. “Dava para perceber que ele não queria estar lá. Eu não estava recebendo boas respostas, não estava descobrindo nada sobre eles… Foi como arrancar dentes. Tudo começou como um dia em que eu estava muito animado. Mas logo mudou para um: ‘Quando é que isso vai acabar?'”, recordou.

Rachtman também disse que nunca mais nem viu o programa, justamente por ter sido uma das piores entrevistas que já fez na vida. E que os fãs de metal, ao contrário dele, sentiram-se um tanto quanto afrontados com aquilo. Aliás,  até porque já havia o blábláblá de que o grunge tiraria o espaço do som pesado. Mas o apresentador sempre pensou diferente. “As pessoas dizem: ‘O Nirvana matou o heavy metal’. Mas não foi nada disso. Se uma cena é tão fraca que uma banda pode matá-la tocando outro tipo de música, então sua cena, para começar, não é boa o suficiente”, brinca.

Naquele mesmo dia, por sinal, o Headbanger’s ball apreesentaria uma entrevista com o Sepultura, estouradíssimo com o disco Arise, o segundo pela Roadrunner. Max Cavalera, então vocalista da banda, esteve com o Nirvana no camarim. “Kurt ficava dormindo a maior parte do tempo e acho que ele estava pegando pesado na heroína nessa época”, recordou.

VEJA TAMBÉM NO POP FANTASMA:

– Nirvana em 1988 num show especial da Sub Pop, apresentando o futuro hit School
Nirvana ao vivo, um dia antes do lançamento de Nevermind
– Por que será que o Nirvana resolveu tocar em alguns shows um trecho da ópera Carmen?

Tem conteúdo extra desta e de outras matérias do POP FANTASMA em nosso Instagram.

Cultura Pop

Relembrando: Built To Spill e Caustic Resin, “Built to spill caustic resin” (1995)

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Relembrando: "Built to spill caustic resin", Built To Spill e Caustic Resin

Built To Spill e Caustic Resin são duas bandas bem desafiadoras do rock independente norte-americano, ambas vindas de um local pouco usual em se tratando da história do rock (a cidade de Boise, em Idaho), e que permaneceram ligadas por um bom tempo. A primeira, uma multi-formação liderada eternamente pelo músico Doug Martsch, caminhou entre o guitar rock, o punk e o slacker rock (aquele estilo despojado, geralmente usado para classificar o Pavement). A segunda, contando com relativamente poucas mudanças de line-up, dedicou-se a um “metal alternativo” mais próximo de Neil Young, do Grateful Dead e do Velvet Underground do que das noções comuns de música pesada.

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Como costuma acontecer com bandas-irmãs, uma delas foi para cantos um tanto quanto diferentes da outra. O BTP, que, durante shows recentes na América Latina, chegou a contar com dois músicos brasileiros (o baixista João Casaes e o baterista Lê Almeida), foi contratado da grandalhona Warner por duas décadas e fez turnês extensas. O Caustic Resin, que não grava desde 2003 e em tese, está em hiato, passou boa parte do tempo contratado do selo indie californiano Alias.

Em 1995, pouco antes do Built To Spill partir rumo a Warner e deixar o selo Up Records, de Seattle (por onde o Caustic Resin também havia passado), as duas bandas se juntaram num EP igualmente lançado pela Up. A junção dos nomes das duas bandas no título fez o EP se chamar literalmente Built to spill caustic resin (“construído para derramar resina cáustica”, em português), o que já dava uma imagem do aspecto corrosivo que a música poderia ter. Na formação, Doug (voz e guitarra) ao lado de dois integrantes do Caustic, James Dillion (bateria) e Tom Romich (baixo), além de um membro comum às duas bandas (Brett Nelson, voz e guitarra).

O EP reúne em quatro faixas as características das duas bandas: os ganchos musicais do Built e as viagens sonoras pesadas do Caustic. Duas das faixas, a irônica When not being stupid is not enough e She’s real, são bem extensas. Na prática, boa parte do material tem até mais a ver com o som que o Built vinha fazendo em sua primeira fase, de discos como a estreia Ultimate alternative wavers (1993), que tinha músicas repletas de partes diferentes. Mesmo quando surge uma música creditada ao Caustic e que tem bastante a cara deles, a psicodélica e gritada Shit brown eyes. O longo power pop She’s real, que encerra o disquinho lembrando uma versão zoada do Weezer, é creditado ao músico e artista visual Tae Won Yu, e foi composto quando ele fazia parte da banda indie Kicking Giant, liderada pela musicista Rachel Carns.

Mesmo sendo um EPzinho independente e, de certa forma, restrito, Built to spill caustic resin teve lá sua cota de problemas. A foto da capa, trazendo ovos de peixe e duas simpáticas larvinhas, teve que ser mudada assim que o autor da imagem descobriu o disco. Já a história da Up Records, que lançou discos de artistas como Quasi, Tad e Modest Mouse, durou até o licenciamento de seu catálogo para a Sub Pop, em 2018.

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Cultura Pop

Relembrando: Interpol, “Turn on the bright lights” (2002)

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E os 20 anos de Turn On The Bright Lights, estreia do Interpol?

Mal dá para crer que a banda novaiorquina Interpol não chegou a ter problemas com a organização policial americana. Mais inacreditável ainda é a lembrança de que o grupo fazia shows concorridíssimos no começo da carreira, quando eram estudantes universitários, mas não tinha um nome. Ao optarem por Interpol, justamente no comecinho da web 2.0, Paul Banks (voz, guitarra, hoje baixista), Sam Fogarino (bateria), Daniel Kessler (guitarra solo, voz) e Carlos D (baixo) não escaparam de receber várias mensagens por engano, de gente que pensava mesmo estar falando com a polícia americana, e não com uma banda iniciante (há um tempinho, isso rolou de novo, e no Brasil).

“Recebi alguns e-mails sérios sobre pessoas que se perderam, que outras pessoas estavam tentando encontrar, ou e-mails sobre golpes em que as pessoas caíram”, contou Kessler ao Pitchfork em janeiro de 2003, poucos meses após lançarem a estreia Turn on the bright lights (de 20 de agosto de 2002). “Um dos e-mails foi ‘meu carro foi roubado’”, contou.

A estreia do Interpol devolvia ao cenário novaiorquino muitas das influências que bandas como Velvet Underground tiveram sob os grupos ingleses. Em pleno retorno da sonoridade do pós-punk, marcada pela chegada ao mercado americano de bandas como Strokes, o Interpol assemelhava-se a bandas como Joy Division, Echo and The Bunnymen e nomes mais recentes como Ride.

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Os vocais de Banks, mesmo sendo mais empostados, são até hoje bastante comparados aos de Ian Curtis, e no disco do Interpol havia Obstacle 1 e Obstacle 2 como havia Exercise one na obra do JD. A canção da banda inglesa era bem mais assustadora do que o pós-punk marcial e volumoso do Interpol, claro, mas a letra de Obstacle 1 é igualmente sombria (“você vai se esfaquear no pescoço/mas é diferente agora que estou pobre e envelhecendo/nunca mais verei esse lugar”).

Havia muito ali também de bandas geralmente pouco comentadas, como The Sound (o clima cavernoso dos vocais e das melodias era herdeiro direto deles). A paixão de alguns integrantes do Interpol por música eletrônica fazia com que Turn on the bright lights fosse um disco cheio de climas diferentes, e que funcionasse como um relógio. embora a estreia da banda fosse bastante orgânica, maturada pelo uso do estúdio como um instrumento musical,  durante seis semanas de isolamento.

Untitled surgia em tom de abertura de filme, preparando o ouvinte para músicas como Obstacle 1, NYC (uma balada shoegaze que mostra o lado sombrio da “cidade que nunca dorme” e que cita o título do disco), PDA (a canção mais ligada ao rock de Manchester já produzida por uma banda americana), Stella was a diver and she was always down (essa poderia estar no Heaven up here, segundo LP do Echo and The Bunnymen). Tudo em Turn on tinha um certo ar de desilusão com as luzes de Nova York, um sentimento que fazia todo sentido no pós-11 de setembro.

Há quem defenda que Turn on the bright lights acaba na nona faixa, a ágil e meio punk Roland, com letra sanguinolenta falando sobre um açougueiro polonês que seccionava pessoas – um personagem aparentemente de ficção, mas que dizem ter sido inspirado no assassino americano Richard Kuklinski, morto em 2006. Os próprios integrantes viam The new e Leif Erikson, as duas verdadeiras últimas músicas, como separadas do disco – a última, em particular, soa como um pop sessentista sombrio, herdado do Velvet Underground e de Nico, encerrado por uma parede de guitarra e voz.

A estreia do Interpol foi um excelente exercício, que gerou imediatamente um grande prosseguimento, Antics (2004), e um disco mais controverso e um tanto mais sombrio, Our love to admire (2007). E a história do Interpol continua, com a banda reduzida ao trio Paul Banks, Daniel Kessler e Sam Fogarino. Rolou inclusive uma vinda há algumas semanas ao Brasil.

Ah, sim: quando o disco completou 20 anos, a banda pôs no YouTube o vídeo de divulgação do álbum, lançado na época apenas como um EPK para a imprensa. Pode ser visto abaixo.

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Cultura Pop

No nosso podcast, o começo dos Stone Temple Pilots

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No nosso podcast, o começo dos Stone Temple Pilots

Não era nada fácil ser integrante dos Stone Temple Pilots nos anos 1990. Os discos vendiam e os shows lotavam, mas não havia muito respeito da crítica, e a cada disco parecia sempre que uma nova chance estava sendo dada ao grupo de Scott Weiland, Dean DeLeo, Robert DeLeo e Eric Kretz. Pior: de tempos em tempos, as turnês eram canceladas e a banda tinha que parar tudo, já que Scott volta e meia precisava encarar uma internação para reabilitação.

Hoje a gente dá uma volta no tempo e faz um sobrevoo no começo do STP. Falamos de tudo (ou quase tudo) que estava acontecendo na vida deles, e damos uma olhada por trás dos discos Core (1992), Purple (1994) e Tiny music: Songs from the Vatican gift shop (1996). E encerramos essa temporada do nosso podcast, o Pop Fantasma Documento, falando de uma das nossas bandas preferidas.

Século 21 no podcast: Billy Tibbals e A Última Gangue.

Estamos no Castbox, no Mixcloud, no Spotify, no Deezer e no Google Podcasts. 

Edição, roteiro, narração, pesquisa: Ricardo Schott. Identidade visual: Aline Haluch (foto: Divulgação). Trilha sonora: Leandro Souto Maior. Vinheta de abertura: Renato Vilarouca. Estamos aqui de quinze em quinze dias, às sextas! Apoie a gente em apoia.se/popfantasma.

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