Cultura Pop
Flop: o maravilhoso “fracasso” de Seattle
O termo flopar virou moda nesta terça (7), já que as manifestações de 7 de setembro estiveram bem longe do sucesso esperado pelos desgraçados defensores do governo. Subiram a hashtag #flopou e de uma hora para outra, várias pessoas pareciam ter sido apresentadas naquele momento à palavra “flopar”. Que vem da palavra inglesa flop (fracasso) e, como gíria, já existe no Brasil desde os anos 1990, quando aparecia em diálogos aqui e ali, e até na crítica cultural (o disco de fulano flopou, a peça flopou, etc).
E, bom, excelente momento para lembrar da banda que ensinou o brasileiro fã de rock a pronunciar a palavra flop, já que ela apareceu de leve na revista Bizz, e teve até um clipe que apareceu bem de levinho na MTV Brasil, Regrets. Era o (enfim) Flop.
O Flop era uma banda de Seattle, mas era uma espécie de irmão mais novo do rock da cidade. Enquanto boa parte das bandas bem sucedidas de lá surgiram de 1984, 1985, o Flop se formou em 1990, um ano antes do Nirvana lançar Nevermind. A diferença é que o vocalista, guitarrista e compositor Rusty Willoughby, o guitarrista Bill Campbell, o baixista Paul Schurr e o baterista Nate Johnson vinham de outras bandas da região, como Fastbacks, Pure Joy e Chemistry Set, dando ao Flop um ar de supergrupo.
O nome do grupo surgiu, evidentemente, da vontade de se auto-sacanear. A banda, que sequer pensava numa carreira profissional, chegou a adotar o nome Butt Sweat and Tears (“bunda, suor e lágrimas”). Era só uma brincadeira, e o nome novo teve que ser escolhido em poucos minutos, quando se defrontaram com um show marcado em cima da hora. “Não havia nenhum pensamento colocado no nome, realmente. Na época em que estávamos nos reunindo, estávamos fazendo isso como uma piada”, afirmou Bill Campbell.
De qualquer jeito, não era o momento mais apropriado para pensar em fracasso: o rock de Seattle começava a ganhar fama, as gravadoras estavam em busca de bandas novas (o Soundgarden foi a primeira a ser descoberta) e havia shows para fazer. Ainda que o Flop fosse uma banda que passasse boa parte do tempo jogando cerveja em si própria nos shows e descuidasse da conservação de seu próprio equipamento. E que logo no comecinho tivesse feito um show que virou um enorme mal-entendido.
“Fomos chamados para um clube em Fayetteville, Arkansas. O bar estava cheio, e a multidão esperava uma banda cover que faria um show de quatro horas. E nós somos uma banda autoral que toca 45 minutos. Chegamos ao clube e percebemos que eles não tinham lido o contrato. Quando explicamos o que pretendíamos, eles disseram: ‘Tudo bem. Tente esticar o máximo possível. Tudo bem”, contou Campbell. “Então tocamos e eles basicamente nos disseram para sairmos de seu lugar e que estávamos fedendo. Essa é provavelmente a pior coisa que já aconteceu conosco”.
O grupo conseguiu gravar o primeiro EP ainda em 1990 (The losing end, por um selinho chamado Lucky Records). Em 1992, lançou o disco de estreia, com 16 curtas faixas, Flop and the fall of the mopsqueezer!, pelo selo californiano Frontier. Detalhe que o som do Flop estava longe de ser ou parecer com o peso do grunge. Estava mais para um power pop + punk muito bem feito e repleto de surpresinhas aqui e ali. E tinha se tornado uma das primeiras bandas a serem chamadas de “pop punk” pela crítica musical. Por sinal, o grande modelo do grupo sempre foi Buzzcocks.
Em 1992, com o sucesso de Nevermind, as gravadoras estavam procurando o novo Nirvana em tudo quanto era lugar – e o melhor, estavam montando selinhos independentes para dar conta dessas movimentações. A Sony lançou um selo indie chamado 550 e o Flop acabou sendo contratado. O disco único da banda por uma grande gravadora chegou a sair no Brasil: Whenever you’re ready (1993).
O amigo Carlos Eduardo Lima, do site Célula Pop, lembrou de outra grande música do disco além de Regrets. Era Julie Francavilla.
Whenever era um disco excelente mas acabou transformando o nome da banda em realidade que ia muito além de qualquer autogozação. A banda não se mostrou fácil de trabalhar e o Flop durou pouco no selo. O álbum foi elogiado mas a banda acabou voltando para a Frontier, pela qual lançou o último disco, World of today (1995), com Dave Fox no lugar de Bill.
A banda encerrou atividades aí e os integrantes ficaram vários anos sem tocar juntos. Só em 2012 o Flop fez um retorno rápido para tocar numa festa, com todos os cinco músicos que passaram pela história da banda dividindo o palco (os baixistas Bill e Dave se alternaram).
Olha aí o espaço reduzido no qual a banda se apresentou em 2012.
Um dos músicos mais atuantes do Flop acabou sendo mesmo o vocalista Rusty Willoughby. Após o fim da banda, ele voltou com o Pure Joy, tocou no Llama e no Cobirds Unite. Também gravou cinco discos solo. E mantém um site com seus trabalhos como designer e diretor de arte.
E para se especializar em Flop e Rusty Willoughby, tem uma entrevista de quase duas horas (em inglês) abaixo, dada ao podcast Rock and/or roll.
Já aqui tem a gravação de um show da banda em 1993.
(pauta roubada do amigo Silvio Essinger)
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Crítica
Ouvimos: Chico Chico, “Estopim”
- Estopim é o segundo álbum solo de Chico Chico, produzido por Pedro Fonseca e Rafael Ramos. É o segundo lançamento do cantor pela Deck – em 2023 saiu o EP Espelho. Nomes já conhecidos dos álbuns dele, como Julia Vargas, Tui Lana e João Mantuano, participam do álbum.
- Pedro, que vem trabalhando com o cantor desde 2023, “entendeu bem essa dualidade das composições, tanto das imagens rurais quanto das urbanas que permeiam meu trabalho e se fazem presente neste álbum”, diz Chico.
- Nomes como Marlon Sette (trombone), Walter Villaça (guitarra e violão de aço), Thiago da Serrinha (percussão) e Jorge Continentino (sax barítono, flauta e pife) estão na lista de músicos.
Segundo álbum individual de uma carreira bastante voltada a registros em dupla ou grupo, Estopim é o disco mais sistemático (vamos dizer assim) que Chico Chico conseguiu fazer até o momento. E ele conseguiu isso numa gravadora de porte – a Deck -, sem abdicar da identidade própria que havia em todos os lançamentos anteriores. No novo álbum, a voz dele, mais até do que lembrar a da mãe Cássia Eller, soa como vários anos de história da MPB pós-tropicalismo condensados numa pessoa só – numa onda musical que abarca Elis Regina, Luiz Melodia, Gilberto Gil e até Oswaldo Montenegro.
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Nem parece, mas a carreira discográfica de Chico Chico já está prestes a completar dez anos – sua estreia 2×0 Vargem Alta, que era na verdade a estreia epônima de uma banda (formada por ele e vários amigos), saiu em outubro de 2015. A sonoridade quase blues e predominantemente acústica do disco ainda dá as caras em Estopim mas foi sendo acrescida de outros elementos, cabendo o soul forte de Parado no vento (na qual o registro vocal do cantor lembra o de Cazuza), o rock nordestino à moda de Alceu Valença e Raul Seixas em Toada, um som mais pop e suingado em Terra à vista (que por sinal foi o primeiro single do álbum) e uma MPB bem próxima da sonoridade pop setentista em Vai. Além do frevo de Moda do chapéu e do pop com sonoridades arábicas de Acorda Zé.
Quem curtiu músicas folk e brasileiras de Chico como Ribanceira (cujo potencial levou-a à trilha do remake da novela Pantanal) vai ficar feliz com o forró folk ágil de Altiva, gravada com Juliana Linhares, e com a interiorana Urminino, com participação (infelizmente pouco audível) de Julia Vargas. De novidade, tem a experimental Abismo, uma canção cujo arranjo é composto de várias vozes sobrepostas.
Nota: 8,5
Gravadora: Deck.
Cultura Pop
No nosso podcast, Talking Heads e a época de “Stop making sense”
David Byrne, Jerry Harrison, Tina Weymouth e Chris Frantz, os quatro integrantes dos Talking Heads, pareciam “artísticos” e diferentões demais para serem uma banda do mainstream – e mesmo na turma que girava em torno do CBGB’s, boteco roqueiro de Nova York, tinha gente que olhava torto pra eles. No entanto, se bobear você conhece pelo menos uma dezena de músicas deles. E sua rádio rock favorita toca pelo menos Psycho killer, And she was e Wild wild life todos os dias. E a última festa rocker que você foi botou geral pra soltar a voz no quase-hit The road to nowhere, ou no batidão Burning down the house.
Naturalmente, um projeto tão aberto a influências e novidades tinha que chegar nas telonas, e lá foram os Talking Heads dar aquela revolucionada no universo dos filmes de shows de rock e lançar Stop making sense (1984), que está de volta aos cinemas, remasterizado. E o Pop Fantasma Documento, podcast do site Pop Fantasma, dá hoje aquele sobrevoo no antes, durante e depois do filme, focando no período que vai do excelente disco Speaking in tongues (1983) ao magistral Little creatures (1985). Ouça, e depois ouça tudo dos Talking Heads.
Século 21 no podcast: Master Peace e Exclusive Os Cabides.
Estamos no Castbox, no Mixcloud, no Spotify e no Deezer .
Edição, roteiro, narração, pesquisa: Ricardo Schott. Identidade visual: Aline Haluch (foto: reprodução internet). Trilha sonora: Leandro Souto Maior. Vinheta de abertura: Renato Vilarouca. Estamos aqui de quinze em quinze dias, às sextas! Apoie a gente em apoia.se/popfantasma.
Crítica
Ouvimos: Laurie Anderson, “Amelia”
- Amelia é o décimo-terceiro álbum* da musicista de vanguarda Laurie Anderson, cujo tema é o voo solo ao redor do mundo feito pela aviadora norte-americana Amelia Earhart (1897-1937). Pioneira na defesa dos direitos das mulheres e detentora de vários recordes de aviação, Amelia, durante o voo, acabou desaparecendo no Oceano Pacífico, perto da Ilha Howland.
- Além de Laurie (voz, viola, teclados e eletrônicos) participam do disco a orquestra checa Filharmonie Brno, os norte-americanos do Trimbach Trio, a cantora Anohni (dos Johnsons) e um grupo que inclui músicos como Marc Ribot (percussão) e Martha Mooke (viola).
- “Amelia estava fazendo uma coisa realmente perigosa. Ela era muito prática, diferente de Charles Lindbergh, que era um piloto de luvas brancas em muitos aspectos. Ela realmente estava trabalhando com os caras sob o capô”, contou Laurie (segundo a Billboard), lamentando que quase cem anos depois do desaparecimento de Amelia, “as meninas ainda não sejam realmente encorajadas a fazer engenharia”.
- No Grammy 2024, Laurie ganhou uma estatueta pelo conjunto da obra. “Fico feliz do Grammy ter visto o que faço como música, porque eles geralmente ignoram coisas experimentais”, afirmou.
Quem curte sonoridades experimentais e art pop vai se sentir tentado/tentada a dar uma olhadinha no disco novo de Laurie Anderson só de ver a lista de faixas. Amelia tem uma formatação bastante curiosa: são 22 faixas em 34 minutos de duração, divididas na maior parte do tempo em canções de pouco mais de um minuto – há micromúsicas de trinta segundos e algumas (poucas) com duração mais extensa. O recheio também é instigante: Laurie voltou a uma peça musical sua que já tinha sido levada ao palco há 25 anos, sobre a história de Amelia Earhart, uma mulher norte-americana que em 1937 ousou ser a primeira aviadora a dar uma volta solo ao redor do mundo, passando inclusive pelo Brasil – e morreu durante a jornada, após faltar combustível e o contato via rádio desaparecer.
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Amelia faz uma jornada conceitual pela história do voo solo, unindo sons orquestrados, efeitos de som e vocais falados/cantados, além das intervenções de Anohni em seis faixas. A partir de To circle the world, na abertura, fica claro que o foco está nas lembranças póstumas de Amelia (“é o som do motor/o que eu mais me lembro”, recita Laurie) e seu roteiro de viagem – chegando nas tentativas frustradas de comunicação em Radio, tema orquestral e climático que serve como um portal para a personagem, e é seguida pelo encerramento com os ruídos marítimos de Lucky dime. Os problemas enfrentados durante a viagem são musicados e transformados num diário da aviadora – a faixa Brazil, por exemplo, fala em estática no rádio e céu carregado, mas traz uma nota de otimismo: “o céu tem muitas avenidas e ruas/mas você tem que saber como encontrá-las”.
De modo geral, Amelia deve ser entendida como um espetáculo que pode ganhar uma contrapartida multimídia – em filme, peça, inteligência artificial, ou o que o valha – e que, em disco, instiga bastante a imaginação de quem ouve. O vocal de Laurie, sempre firme e relaxante, alivia a tristeza da história de Amelia. Laurie, impactada pelo pioneirismo da aviadora, incluiu também notas de feminismo na história, em The word for woman here e em This modern world, que inclui um pequeno trecho narrado pela própria Amelia (afirmando que “este mundo moderno de ciência e invenção é de interesse particular para as mulheres, pois as vidas das mulheres foram mais afetadas por seus novos horizontes”).
Nota: 8
Gravadora: Nonesuch
* Obrigado a Johann Heyss pela correção – tínhamos escrito que era o oitavo disco
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