A história da banda Electrical Banana é bem, digamos, sui generis. Pra começo de conversa, foi um grupo formado por quatro soldados americanos que lutavam no Vietnã. Um deles era um sujeito chamado Dean Kohler, que bem antes de lutar numa das guerras mais escrotas do mundo, tocou em bandas como Dean & the Mustangs e The Satellites.

Dean contou a história dele com o rock e com a guerra num livro de memórias, Rock and roll soldier, a memoir, em que detalha o tempo em que serviu e sua experiência como guitarrista do Electrical Banana (o livro não foi publicado em português). O único lançamento do grupo foi gravado num equipamento rudimentar, numa tenda do exército armada em Qui Nhon, no Vietnã. Era um acetato que teve dez cópias e tinha essa música aí, She’s gone.

O Electrical Banana era formado por Dean na voz e na guitarra, Jon Sugden no baixo, Mike Ioli na bateria e Ben Jessen no órgão. Dean tinha uma banda (o tal The Satellites), foi convocado para a guerra e precisou abandonar tudo. Chegando lá, acabou ensinando um amigo, Sugden, a tocar baixo usando as quatro cordas mais grossas de um violão – isso durante um passeio de barco que durou 28 dias. O grupo depois adotaria o nome Electrical Banana e, por causa disso, alguém lembraria de dar a Dean uma cópia de The Velvet Underground and Nico, primeiro disco do Velvet.

E por causa disso, lá vai um detalhe mais curioso ainda sobre o Electrical Banana: no tal single deles gravado na tenda no Vietnã, ainda tinha um lado B. Que trazia nada menos que uma versão de There she goes again, do Velvet Underground. Sim, o grupo foi um dos primeiros a gravar um cover de uma canção do Velvet. Essa releitura chegou a aparecer num CD chamado Aliens, psychos and wild things: rare and unissued Virginia garage 1964-1967, lançado em 2001 (por um erro, o acetato original trazia o nome da banda como “The Banana”)

Dois anos depois de gravar esse single aí, Dean montou uma banda chamada Dean Kohler & The Soft Light e lançou o single Out of sight. Que ele foi até num programa de TV lançar.