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Cultura Pop

Aquela vez que The Damned uniu forças com Robert Fripp (!)

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Aquela vez em que The Damned uniu forças com Robert Fripp (!)

A pioneira banda punk britânica The Damned tinha uma noia com o rock progressivo, e particularmente com o Pink Floyd. Music for pleasure, o segundo disco, foi produzido por Nick Mason, baterista do monolito prog. Black album, disco duplo de 1980, tinha o lado 4 ao vivo – meio numa de zoar o Ummagumma, do Floyd, álbum duplo que tinha um dos LPs gravado da mesma forma.

Aquela vez em que The Damned uniu forças com Robert Fripp (!)

Robert Fripp (esq.), Rat Scabies e Captain Sensible, ambos do The Damned, no Hammersmith Odeon em 1984 (via DGM).

Em compensação, dos músicos progressivos, quem se aproximou mais da turma do Damned foi ninguém menos que Robert Fripp, do King Crimson. Em 11 de outubro de 1982, rolou encontro do guitarrista com a banda no palco do Hammersmith Odeon.

Aquela vez em que The Damned uniu forças com Robert Fripp (!)

O tal encontro foi imortalizado num disquinho pirata, Monster – o da capa acima. Fripp não tocou durante todo o show. Foi anunciado só antes do hit Smash it up, e tocou daí para diante, numa sequência que incluiu uma releitura de Citadel, dos Rolling Stones (confira mais infos sobre o disco, além da lista de músicas, aqui).

“Poxa, fui buscar o disco no YouTube e não achei nada”. Você pode ter achado esse áudio aqui, que tem parte do show. Qualidade de som ruim.

O encontro de Fripp com o Damned rolou alguns meses depois de ele ter subido ao palco com o Blondie, no mesmo Hammersmith Odeon, em 12 de janeiro do mesmo ano. Na ocasião, tocou Heroes, de David Bowie, com ele. A releitura vazou para o lado B do single de Atomic. Fripp tinha tocado guitarra com Bowie no original.

Por sinal, não era a primeira vez que Fripp e The Damned se encontravam. Em 29 de setembro, King Crimson e Damned eram as atrações de uma gravação para a TV no Alabama Hall, em Munique. Quatro músicas do Damned gravadas na ocasião foram parar no programa Rock aus dem, da TV alemã: Disco man, Dozen girls, Bad time for bonzo e Love song.

https://www.youtube.com/watch?v=2DWSAtIuSrA

Olha o King Crimson no mesmo programa. Fripp viu o Damned tocando e se ofereceu para fazer uma jam com eles em Londres.

https://www.youtube.com/watch?v=mD7vyHujFio

Teve mais, antes do show: pouco depois do Damned gravar o disco Strawberries, de 1982, Fripp gravou e co-produziu um single com o grupo, Fun factory. O músico tocou guitarra sintetizada na canção, que trouxe vocais de Dave Vanian (cantor do grupo) e Captain Sensible. Teria sido um puta hit se o selo do Damned, Bronze, não tivesse falido. Mas foi lançada finalmente em 1991. “Trabalhar com Fripp foi assustador para a gente. In the court of the Crimson King (1969, estreia do KC) é um dos maiores discos de todos os tempos e um dos preferidos da banda”, conta o baixista Captain Sensible em entrevista publicada na biografia não-oficial do grupo The chaos years, de Barry Hutchinson.

https://www.youtube.com/watch?v=LhkiXSWziPg

E o próprio Fripp contou a história do show com o Damned numa entrevista em 1995 – leia tudo aqui. Fripp assistiu a um show do Damned e achou bacana o fato de a banda zoar a disco music (maldade!) no palco.

O guitarrista acabou convidado para uma sessão de fotos com o grupo, e para subir ao palco em outra sessão do show. Fripp curtiu tocar com o Damned mas ficou incomodado com os hábitos da plateia punk. “Eles cuspiram na banda o tempo todo, foi nojento”, conta o músico, que só escapou (assim como seu caríssimo equipamento de palco) do festival de cusparadas, “porque ninguém da plateia tinha interesse em mim”.

Confira discografia básica do Damned aqui.

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Relembrando: Built To Spill e Caustic Resin, “Built to spill caustic resin” (1995)

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Relembrando: "Built to spill caustic resin", Built To Spill e Caustic Resin

Built To Spill e Caustic Resin são duas bandas bem desafiadoras do rock independente norte-americano, ambas vindas de um local pouco usual em se tratando da história do rock (a cidade de Boise, em Idaho), e que permaneceram ligadas por um bom tempo. A primeira, uma multi-formação liderada eternamente pelo músico Doug Martsch, caminhou entre o guitar rock, o punk e o slacker rock (aquele estilo despojado, geralmente usado para classificar o Pavement). A segunda, contando com relativamente poucas mudanças de line-up, dedicou-se a um “metal alternativo” mais próximo de Neil Young, do Grateful Dead e do Velvet Underground do que das noções comuns de música pesada.

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Como costuma acontecer com bandas-irmãs, uma delas foi para cantos um tanto quanto diferentes da outra. O BTP, que, durante shows recentes na América Latina, chegou a contar com dois músicos brasileiros (o baixista João Casaes e o baterista Lê Almeida), foi contratado da grandalhona Warner por duas décadas e fez turnês extensas. O Caustic Resin, que não grava desde 2003 e em tese, está em hiato, passou boa parte do tempo contratado do selo indie californiano Alias.

Em 1995, pouco antes do Built To Spill partir rumo a Warner e deixar o selo Up Records, de Seattle (por onde o Caustic Resin também havia passado), as duas bandas se juntaram num EP igualmente lançado pela Up. A junção dos nomes das duas bandas no título fez o EP se chamar literalmente Built to spill caustic resin (“construído para derramar resina cáustica”, em português), o que já dava uma imagem do aspecto corrosivo que a música poderia ter. Na formação, Doug (voz e guitarra) ao lado de dois integrantes do Caustic, James Dillion (bateria) e Tom Romich (baixo), além de um membro comum às duas bandas (Brett Nelson, voz e guitarra).

O EP reúne em quatro faixas as características das duas bandas: os ganchos musicais do Built e as viagens sonoras pesadas do Caustic. Duas das faixas, a irônica When not being stupid is not enough e She’s real, são bem extensas. Na prática, boa parte do material tem até mais a ver com o som que o Built vinha fazendo em sua primeira fase, de discos como a estreia Ultimate alternative wavers (1993), que tinha músicas repletas de partes diferentes. Mesmo quando surge uma música creditada ao Caustic e que tem bastante a cara deles, a psicodélica e gritada Shit brown eyes. O longo power pop She’s real, que encerra o disquinho lembrando uma versão zoada do Weezer, é creditado ao músico e artista visual Tae Won Yu, e foi composto quando ele fazia parte da banda indie Kicking Giant, liderada pela musicista Rachel Carns.

Mesmo sendo um EPzinho independente e, de certa forma, restrito, Built to spill caustic resin teve lá sua cota de problemas. A foto da capa, trazendo ovos de peixe e duas simpáticas larvinhas, teve que ser mudada assim que o autor da imagem descobriu o disco. Já a história da Up Records, que lançou discos de artistas como Quasi, Tad e Modest Mouse, durou até o licenciamento de seu catálogo para a Sub Pop, em 2018.

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Relembrando: Interpol, “Turn on the bright lights” (2002)

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E os 20 anos de Turn On The Bright Lights, estreia do Interpol?

Mal dá para crer que a banda novaiorquina Interpol não chegou a ter problemas com a organização policial americana. Mais inacreditável ainda é a lembrança de que o grupo fazia shows concorridíssimos no começo da carreira, quando eram estudantes universitários, mas não tinha um nome. Ao optarem por Interpol, justamente no comecinho da web 2.0, Paul Banks (voz, guitarra, hoje baixista), Sam Fogarino (bateria), Daniel Kessler (guitarra solo, voz) e Carlos D (baixo) não escaparam de receber várias mensagens por engano, de gente que pensava mesmo estar falando com a polícia americana, e não com uma banda iniciante (há um tempinho, isso rolou de novo, e no Brasil).

“Recebi alguns e-mails sérios sobre pessoas que se perderam, que outras pessoas estavam tentando encontrar, ou e-mails sobre golpes em que as pessoas caíram”, contou Kessler ao Pitchfork em janeiro de 2003, poucos meses após lançarem a estreia Turn on the bright lights (de 20 de agosto de 2002). “Um dos e-mails foi ‘meu carro foi roubado’”, contou.

A estreia do Interpol devolvia ao cenário novaiorquino muitas das influências que bandas como Velvet Underground tiveram sob os grupos ingleses. Em pleno retorno da sonoridade do pós-punk, marcada pela chegada ao mercado americano de bandas como Strokes, o Interpol assemelhava-se a bandas como Joy Division, Echo and The Bunnymen e nomes mais recentes como Ride.

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Os vocais de Banks, mesmo sendo mais empostados, são até hoje bastante comparados aos de Ian Curtis, e no disco do Interpol havia Obstacle 1 e Obstacle 2 como havia Exercise one na obra do JD. A canção da banda inglesa era bem mais assustadora do que o pós-punk marcial e volumoso do Interpol, claro, mas a letra de Obstacle 1 é igualmente sombria (“você vai se esfaquear no pescoço/mas é diferente agora que estou pobre e envelhecendo/nunca mais verei esse lugar”).

Havia muito ali também de bandas geralmente pouco comentadas, como The Sound (o clima cavernoso dos vocais e das melodias era herdeiro direto deles). A paixão de alguns integrantes do Interpol por música eletrônica fazia com que Turn on the bright lights fosse um disco cheio de climas diferentes, e que funcionasse como um relógio. embora a estreia da banda fosse bastante orgânica, maturada pelo uso do estúdio como um instrumento musical,  durante seis semanas de isolamento.

Untitled surgia em tom de abertura de filme, preparando o ouvinte para músicas como Obstacle 1, NYC (uma balada shoegaze que mostra o lado sombrio da “cidade que nunca dorme” e que cita o título do disco), PDA (a canção mais ligada ao rock de Manchester já produzida por uma banda americana), Stella was a diver and she was always down (essa poderia estar no Heaven up here, segundo LP do Echo and The Bunnymen). Tudo em Turn on tinha um certo ar de desilusão com as luzes de Nova York, um sentimento que fazia todo sentido no pós-11 de setembro.

Há quem defenda que Turn on the bright lights acaba na nona faixa, a ágil e meio punk Roland, com letra sanguinolenta falando sobre um açougueiro polonês que seccionava pessoas – um personagem aparentemente de ficção, mas que dizem ter sido inspirado no assassino americano Richard Kuklinski, morto em 2006. Os próprios integrantes viam The new e Leif Erikson, as duas verdadeiras últimas músicas, como separadas do disco – a última, em particular, soa como um pop sessentista sombrio, herdado do Velvet Underground e de Nico, encerrado por uma parede de guitarra e voz.

A estreia do Interpol foi um excelente exercício, que gerou imediatamente um grande prosseguimento, Antics (2004), e um disco mais controverso e um tanto mais sombrio, Our love to admire (2007). E a história do Interpol continua, com a banda reduzida ao trio Paul Banks, Daniel Kessler e Sam Fogarino. Rolou inclusive uma vinda há algumas semanas ao Brasil.

Ah, sim: quando o disco completou 20 anos, a banda pôs no YouTube o vídeo de divulgação do álbum, lançado na época apenas como um EPK para a imprensa. Pode ser visto abaixo.

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No nosso podcast, o começo dos Stone Temple Pilots

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No nosso podcast, o começo dos Stone Temple Pilots

Não era nada fácil ser integrante dos Stone Temple Pilots nos anos 1990. Os discos vendiam e os shows lotavam, mas não havia muito respeito da crítica, e a cada disco parecia sempre que uma nova chance estava sendo dada ao grupo de Scott Weiland, Dean DeLeo, Robert DeLeo e Eric Kretz. Pior: de tempos em tempos, as turnês eram canceladas e a banda tinha que parar tudo, já que Scott volta e meia precisava encarar uma internação para reabilitação.

Hoje a gente dá uma volta no tempo e faz um sobrevoo no começo do STP. Falamos de tudo (ou quase tudo) que estava acontecendo na vida deles, e damos uma olhada por trás dos discos Core (1992), Purple (1994) e Tiny music: Songs from the Vatican gift shop (1996). E encerramos essa temporada do nosso podcast, o Pop Fantasma Documento, falando de uma das nossas bandas preferidas.

Século 21 no podcast: Billy Tibbals e A Última Gangue.

Estamos no Castbox, no Mixcloud, no Spotify, no Deezer e no Google Podcasts. 

Edição, roteiro, narração, pesquisa: Ricardo Schott. Identidade visual: Aline Haluch (foto: Divulgação). Trilha sonora: Leandro Souto Maior. Vinheta de abertura: Renato Vilarouca. Estamos aqui de quinze em quinze dias, às sextas! Apoie a gente em apoia.se/popfantasma.

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