The Grungies não foi uma série: foi uma gozação com os grunges e com o som de Seattle, levada ao ar pelo Ben Stiller Show, programa apresentado pelo ator e humorista, primeiramente na MTV de 1990 a 1991, e depois na Fox de 27 de setembro de 1992 a 17 de janeiro de 1993. Na fase da Fox, a atação trazia as participações de Ben, Andy Dick, Janeane Garofalo e Bob Odenkirk em uma série de esquetes filmados, que volta e meia faziam brincadeiras com o universo pop do período.

Na época em que o episódio com The Grungies foi ao ar, em 15 de novembro de 1992, já estava claríssimo que o Nirvana fazia bastante sucesso, que bandas como Pearl Jam e Soundgarden estavam entre as mais famosas do mundo e que Smells like teen spirit já era um clássico. Havia também uma visão extremamente bizarra e contraditória a respeito da nova leva de guitar bands. Enquanto grupos como Nirvana e Mudhoney faziam com que as gravadoras voltassem a ter interesse pelo rock, não faltava gente que visse naquilo um papel redentor às avessas, como se o pop do período (Michael Jackson, Madonna, Paula Abdul, Rick Astley) tivesse mais era que ser varrido das paradas ou sofrer uma espécie de apagamento.

Seja como for, a ideia ali era zoar, então vamos lá: The Grungies trazia um quarteto grunge (claro) que habitava um apartamento em Seattle, usava blusas de flanela e botas Doc Martens e seguia uma dinâmica meio parecida com The Monkees, tanto que um dos colegas, interpretado por Jeff Kahn, se chama Tork. E, opa, Micky Dolenz, dos Monkees, interpreta um figurão de gravadora, Josh Goldsilver, que promete grana para eles. Fãs doentes das bandas de Seattle é que podem acabar ficando putos da vida com as imitações meio exageradas de músicos como Kurt Cobain e Chris Cornell, mas tá engraçado.

Pega aí (tem legendas automáticas – razoáveis – em inglês).

Via That Eric Alper

Veja também no POP FANTASMA:
Nirvana ao vivo, um dia antes do lançamento de Nevermind
– Por que será que o Nirvana resolveu tocar em alguns shows um trecho da ópera Carmen?
– Quatro demos com gravações do Nirvana nos anos 80 surgem no YouTube
– Quando Kurt Cobain compôs usando uma Dreamachine
– O dia em que uma mesa-redonda de esportes discutiu a morte de Kurt Cobain (!!)
– The Frogs: Rearviewmirror, do Pearl Jam, virando canção de ninar
– E Singles – Vida de solteiro, que inspirou Friends?