Em 1983, Bruno Bischofberger, marchand de Andy Warhol em Zurique, pediu a ele que fizesse uma série de telas com brinquedos. A ideia dele era expor todo o material em sua galeria num nível baixo, e organizar uma exposição para crianças – isso depois de levar seus filhos a um museu e ter que erguê-los para que pudessem ver os quadros. Warhol atendeu o pedido e a expo Pinturas para crianças (ou Pinturas de brinquedos) foi inaugurada na Bischofberger Gallery em 3 de dezembro daquele ano, com 128 telas trazendo não apenas brinquedos, como também animais, frutas, aviões, carros e imitações de capas de revistas.

Ué, Andy Warhol fez pinturas para crianças? Ué, Andy Warhol fez pinturas para crianças?

Se você acha difícil imaginar que Warhol possa ter algum tipo de relações com arte infantil, amigos do pintor lembram que ele adorava crianças e aprendia bastante com elas. “Ele ficava mais à vontade com crianças do que com colecionadores de arte ou fãs adultos”, recorda o amigo e fotógrafo pessoal Christopher Makos.

Em seu acervo, era possível achar vários brinquedos – alguns deles foram retratados na série. Esse material chegou a ficar de fora de algumas exposições do rei da pop art. Quando aconteceu a primeira grande retrospectiva de Warhol por aqui – no Centro Cultural Banco do Brasil, em 1999 – essas pinturas chegaram a ser exibidas e figuraram até no catálogo da mostra. Foi de lá que tiramos essas imagens.

Ué, Andy Warhol fez pinturas para crianças? Ué, Andy Warhol fez pinturas para crianças? Ué, Andy Warhol fez pinturas para crianças? Ué, Andy Warhol fez pinturas para crianças? Ué, Andy Warhol fez pinturas para crianças? Ué, Andy Warhol fez pinturas para crianças?