A ideia do diretor Roger Mainwood quando criou uma animação para o clássico “Autobahn”, do Kraftwerk, em 1979, era fazer (com a permissão da gravadora da banda alemã) um pequeno filme-clipe da música para ser incluído em laser discs – uma tecnologia que nunca deu certo. “Nunca nem falei com o Kraftwerk nem eles tiveram nenhum tipo de input no trabalho”, contou ele nesse papo aqui. “O filme entrou em vários festivais de cinema e ganhou uns prêmios aí, mas nunca teve lançamento comercial. Na Grã-Bretanha ele passou um pouco na TV, e acho que na Alemanha também. Nem tenho ideia do que o Kraftwerk pensa sobre o filme ou se já o assistiram”.

Pois é, se você nunca viu ou nunca tinha ouvido falar desse filminho de “Autobahn” (que foi a primeira animação feita por Mainwood), tá aí embaixo, e é bem bonito.

O curioso é que Mainwood, que diz nunca ter sido fã de automóveis ou rodovias, não fez nenhuma referência a carros no filme – e não ser por uns monstros em formato de autoimóvel quue aparecem lá pelas tantas – e se concentrou nas psicodélicas aventuras de um simpático alien. O filme ainda tem imagens (como essas várias bocas aí de baixo) que lembram mais um desenho animado de rock hippie dos anos 1970 do que um clipe do Kraftwerk.

Em outros momentos, rolam umas coisas que poderiam estar em “Yellow submarine”, filme dos Beatles. “Quis um senso de viagem repetitiva. Achava que a música tratava disso. Daí aquela figura solitária, com óculos enormes, movendo-se e tentando conectar-se com a tal viagem que ele está fazendo”, disse Mainwood.

Aqui, você conhece um pouco mais do trabalho de Mainwood.

Via Open Culture