Em 1996, um trio de produtores de TV (Dan Kapelovitz, Jon Shere e Tim Wilson) resolveram criar um programa para a TV de acesso público de Los Angeles, aproveitando lacunas nos horários. Logo nas primeiras reuniões, tiveram a ideia de fazer uma atração totalmente psicodélica, com programas que eram praticamente editados ao vivo. E cujo conteúdo era bem estranho. Tão estranho que aconselho você a ir com calma nos vídeos abaixo, que são cheios de imagens, cores e cortes rápidos – que podem causar vertigens e convulsões em pessoas muito sensíveis.

The threee geniuses era um troço tão maluco que até o nome do programa foi decidido pouco antes de primeira edição ir ao ar. A Kapelovision, de Dan, lançou algumas edições da atração em DVD faz alguns anos e muita gente que nunca assistiu pôde conferir um dos programas mais doidos já exibidos nos EUA. No YouTube rolam poucos vídeos, todos bem curtos. Na época, o LA Weekly falou difícil e chamou a turma que fazia a atração de “deconstrucionistas psicodélicos pós-modernos”. Agora imagina isso na TV aqui no Brasil?

Um texto publicado no site da Kapelovision revela que o trio que fazia o programa aprontava bastante durante as gravações. Chegaram a espalhar spray de pimenta no estúdio e ficaram banidos. Quando puderam voltar, aproveitaram brechas na lei de TVs de acesso público e tiveram opções: podiam usar funcionários da estação que levava o programa ao ar, ou largar todo mundo de mão e cuidar eles mesmos das gravações.

Via Night Flight