Em outubro de 1983, Late Night with David Letterman chegava à segunda temporada no canal NBC e fazia bastante sucesso. Não apenas pelas entrevistas, como também pelo fato de David revolucionar o setor colocando toques de comédia em todas as conversas. Até mesmo com a turma do R.E.M., que tinha recém-acabado de lançar o primeiro disco, Murmur, e passava por lá para fazer deu debute em televisão nacional. O grupo tocou o semi-hit Radio free Europe e uma música “que ainda é muito nova para ter um nome”, como afirmaram Peter Buck (guitarra) e Mike Mills (baixo) no papo com Letterman. Anos depois, essa canção viraria So. Central Rain.

E como foi isso aí para o R.E.M.? Bom, Mike Mills falou em 2015 para a revista digital Salon que sabia que Dave era um grande fã de música. E sabia que o apresentador gostava de dar “furos” musicais, lançando bandas novas. “Eles se divertiram com o fato de serem os primeiros. Eles gostavam de encontrar uma banda antes que qualquer outra pessoa o fizesse – embora na época não houvesse competição de madrugada. Ainda era um feito para eles conseguirem dar bandas jovens antes de todo o mundo”, explicou.

No papo com Letterman, Mills e Buck falam sobre preços de discos (Letterman quer saber por que Murmur custa menos na loja que vários outros álbuns), bandas novas de Athens (Mills citou as hoje desconhecidas Love Tractor e Method Actors) e outros assuntos. Michael Stipe não participa da conversa, mas é porque já havia sido acordado que Mills e Buck sentariam no sofá ao lado de Letterman. “Só que Dave não fez isso. Ele se aproximou de nós e Michael já havia se sentado quando Dave chegou. Peter e eu estávamos de pé ali”, conta.

Por sinal, recentemente Michael Stipe e David Letterman adotaram visuais parecidos.

So fucked up

A post shared by @ michaelstipe on