O POP FANTASMA relembra diariamente alguns discos que estão fazendo aniversário. Os textos serão escritos e postados com total desrespeito ao velho apetite do jornalismo por datas redondas, clássicos indiscutíveis (opa, alguns dos que vamos colocar são clássicos sim) e efemérides de meter medo. Veja (e ouça também!) oito discos que sopram velinhas em 24 de fevereiro.

Em 24 de fevereiro de 1968, saía o primeiro disco do Fleetwood Mac – ou Peter Green’s Fleetwood Mac, já que, na época em que o grupo tocava blues, o guitarrista Green era até mais responsável pela personalidade da banda do que os criadores John McVie (baixo) e Mick Fleetwood (bateria)….

… dois anos depois, saía o primeiro disco do monolito Funkadelic, criado por George Clinton…

… o perfeitíssimo segundo disco do Cactus, “One way or another”, saiu em 24 de fevereiro de 1971…

… ih, rapaz! “Physical graffiti”, álbum duplo do Led Zeppelin, e um daqueles discos sobre os quais não resta a menor dúvida, saiu em 24 de fevereiro de 1975…

… deve ser uma mania da Manfred Mann’s Earth Band – o grupo de rock progressivo já apareceu algumas vezes nestas matérias de aniversários em fevereiro, e já lançou pelo menos uns três discos no mês. “Watch” saiu em 24 de fevereiro de 1978…

… teve o Europe lançando disco em 24 de fevereiro de 1984, “Wings of tomorrow”…

… “Let them eat pussy”, primeiro disco da desbocadíssima banda americana Nashville Pussy, saiu em 24 de fevereiro de 1998.

… e um dos grandes discos lançados na década passada, “Shadows collide with people”, quarto disco do ex-guitarrista dos Red Hot Chili Peppers, John Frusciante, saiu em 24 de fevereiro de 2004. Parabéns aos discos e aos fãs!