A série As protagonistas, que estreia no canal CineBrasil TV neste sábado às 21h e tem direção e narração de Tata Amaral, conta em 13 episódios a história do audiovisual brasileiro a partir da produção das cineastas.

A série tem início em 1931 com O caso do dominó preto, filme da cineasta paulista Cleo de Verberena (1904-1972), considerada a primeira mulher diretora de cinema do Brasil. Mas As protagonistas percorre a produção feminina brasileira até os dias atuais, incluindo diretoras como Adelia Sampaio, Helena Ignez, Helena Solberg, Sandra Kogut, Ana Maria Magalhães, Tizuka Yamasaki, Lucia Murat, Carla Camurati, Laís Bodanzky e Yasmin Thainá.

Para contar as histórias, Tata usou trechos de filmes, documentos, material de imprensa e depoimentos das diretoras e de pesquisadores. “Ao colocar foco nesta produção, descubro que as cineastas foram protagonistas dos mais importantes momentos da nossa história audiovisual. Meu objetivo é compartilhar este olhar para que nossas obras estejam sempre presentes nos livros, nas pesquisas, nos ensaios, nas instituições de ensino, e nas listas de melhores filmes. Que esta produção seja considerada pela relevância cultural que ela tem”, conta.

As protagonistas tem reprises às segundas às 9h30, terças às 20h30, quartas às 13h, quintas às 23h e sábados ao meio-dia.

>>> Saiba como apoiar o POP FANTASMA aqui. O site é independente e financiado pelos leitores, e dá acesso gratuito a todos os textos e podcasts. Você define a quantia, mas sugerimos R$ 10 por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA