Lançamentos
Radar: Lucy Dacus, Horsegirl, Suzanne Vega e mais 5 sons lá de fora

Tem duas guinadas sonoras inesperadas no Radar internacional de hoje: uma voz folk que aderiu ao punk, e um metaleiro que se voltou para o rock sulista dos anos 1970. Vale citar, por acaso, que a variedade é uma meta que tem sido defendida por muita gente nos dias de hoje: em vez de se fechar num só nicho, o lance é criar coisas novas, ousar bastante e fazer o que você nunca fez na vida – e sempre quis fazer. E tá aí o nosso passeio semanal pelos sons internacionais que têm rolado por aqui…
(na foto, Lucy Dacus)
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LUCY DACUS, “BEST GUESS”. Indie pop agridoce, uma aura de mistério e um clipe que parece saído direto de um intervalo comercial dos anos 1990—essa é a receita de Best guess, a nova amostra do próximo disco de Lucy Dacus, Forever is a feeling, que chega em 28 de março. No vídeo, que evoca os inesquecíveis anúncios da Calvin Klein daquela década, brotam rostos conhecidos como Naomi McPherson (da banda MUNA), Cara Delevingne e Towa Bird. Mas não só: algumas aparições vieram direto de uma chamada de elenco feita por Lucy no TikTok. É a estética vintage dialogando com a era digital — e funcionando muito bem.
HORSEGIRL, “FRONTRUNNER”. Folk setentista e indie rock dos tempos atuais se encontram no novo single do Horsegirl, Frontrunner. A faixa antecipa Phonetics on and on, novo álbum do trio de Chicago, que chega na sexta (14). Guitarra, violão e uma percussão delicada embalam a melodia romântica, cantada como se fosse uma serenata à beira da fogueira. O clipe, por sua vez, é puro dia-a-dia: compras de supermercado, cafés preguiçosos e passeios de carro transformam-se em cenas de um filme caseiro.
COMMUNIONS, “NOT A PHASE”. O Communions chegou discreto com seu novo single, Not a phase, mas vale prestar atenção: piano, violão e um toque de cordas trazem uma pegada melódica ao pós-punk da banda dinamarquesa. Desde Pure fabrication (disco anterior, 2021), o grupo passou por mudanças—dois integrantes saíram, novos músicos entraram, e o som parece buscar um novo equilíbrio entre intensidade e melancolia. Ainda sem data definida, o terceiro álbum está a caminho.
BOB MOULD, “NEANDERTHAL”. Bob Mould não brinca em serviço. No single Neanderthal, ele entrega uma pancada punk de dois minutos e treze segundos, direta ao ponto e carregada de tensão. “Imaginei uma criança crescendo em um ambiente instável, exposta a um comportamento errático e agressivo, sempre em estado de luta ou fuga”, contou Bob, que já revisitou temas semelhantes em sua autobiografia See a little light: The trail of rage and melody. O disco novo, Here we go crazy, foi produzido pelo próprio Mould no mítico Electrical Audio, do saudoso produtor Steve Albini, e chega em 7 de março.
HIFI SEAN & DAVID MCALMONT, “HIGH WITH YOU”. Essa dupla de música eletrônica é formada por duas figurinhas experientes: Hifi é Sean Dickson, vocalista e guitarrista dos Soup Dragons e David é cantor de soul, ex-integrante da dupla londrina Thieves. Os dois soltam seu terceiro álbum, Twilight, nesta sexta (14). E o que vem aí parece ser um disco bem mais psicodélico que o anterior, Daylight (2024), a julgar pelo clima fluido de Sorry I made you cry, pela vibe interestelar de Star e pelo tecnosoul herdado de Marvin Gaye de High with you, o single mais recente a anunciar o disco.
THE HAUSPLANTS, “NORMALCY”. De onde vem esse som? O trio canadense The Hausplants pega emprestado ecos de Velvet Underground, The Sundays, The Smiths e chamber pop, misturando tudo com ritmos ciganos e hispânicos em Into equilibrium, um EP que parece um pequeno universo próprio. Mas o que realmente impressiona é a voz de Zel, cantora do grupo: o timbre lembra, e muito, Mariska Veres, a enigmática vocalista do Shocking Blue (aquela banda do hit psicodélico Love buzz, regravado até pelo Nirvana).
MARK MORTON feat CODY JINKS, “BROTHER”. Quem acompanha o Lamb Of God, banda de heavy metal na qual Mark é guitarrista solo, e der o play no novo single do rapaz, vai se surpreender (ou estranhar, se for muito radical na devoção ao som pesado). Em Brother, Mark Morton mergulha fundo no blues e no country rock, evocando os ares carregados e intensos do sul dos EUA nos anos 1970. “Essa é uma música extremamente pessoal, que fala diretamente sobre separação e afastamento familiar”, conta Mark, que traz também na faixa a voz do cantor country Cody Jinks. O álbum Without the pain chega em 11 de abril e ainda reserva uma surpresa: uma releitura de The needle and the spoon, do Lynyrd Skynyrd.
SUZANNE VEGA, “RATS”. Se alguém dissesse que essa música é de uma banda indie obcecada por Cramps, B-52’s e Blondie, acredite: ninguém duvidaria. O que poucos imaginariam é que Rats vem justamente dela, Suzanne Vega, a voz por trás de Luka e de algumas das canções mais delicadas e introspectivas dos anos 1980. Lançado em setembro do ano passado, o single anuncia seu primeiro álbum desde 2016. Suzanne diz que o álbum novo é variadíssimo: tem folk, soul inspirado na Motown, ecos da Califórnia setentista e, como se ouve aqui, uma pegada ramônica filtrada pelo pós-punk do Fontaines D.C. Um novo capítulo para uma artista que nunca se repete.
Crítica
Ouvimos: The Lumineers, “Automatic”

Curto, tranquilo e girando em torno de variações do alt-country, Automatic, o novo disco do duo norte-americano The Lumineers (Jeremiah Fraites e Wesley Schultz são os integrantes), é um álbum carregado na ironia fina – e ela suplanta, muitas vezes, a própria nova seleção de melodias da dupla, que nem sempre acerta no alvo.
No álbum, dá para destacar a abertura com Same old song, country com referências de punk e até de emo, fala sobre insucessos, canções tristes e lança mão de versos como “ei, mamãe, você pagaria meu aluguel? / você me deixaria ficar no seu porão? / porque qualquer um de nós poderia fazer sucesso ou poderia acabar morto na calçada”. A auto-explicativa Asshole é marcada por um piano nostálgico e alguma grandiloquência, com letra falando de um desencontro bem estranho: “a primeira vez que nos encontramos / você me achou um babaca / provavelmente está certa”.
O lado melódico-ao-extremo do pós-britpop bate ponto na faixa-título e em You’re all I got, e também no piano “voador” de Sunflowers, cujo arranjo impressiona pela beleza. So long tem um clima mais classic rock e estradeiro que o resto do disco, com um arranjo que cresce e vai ganhando outros elementos. A doçura do grupo dá aquela enjoadinha básica no country-gospel de Plasticine e patina de vez nas acústicas e chatinhas Ativan e Keys on the table – para recuperar tudo na mistura de despojamento e rigor pianístico quase clássico de Better day, um anti-hino ao vazio que rege a vida de muitas pessoas (“sonhando com dias melhores / assistindo pornô e programa de imóveis na TV”).
Nota: 7
Gravadora: Dualtone
Lançamento: 14 de fevereiro de 2025.
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Crítica
Ouvimos: Tátio, “Contrabandeado”

A estreia solo do mineiro Tátio, produzida por Chico Neves, é um disco curto, direto, que poderia ter sido lançado pela antiga CBS em 1979 ou 1980 – ou seja: quando revelações da MPB eram lançadas a todo momento e encontravam espaço no rádio e nas trilhas de novela. Contrabandeado é um disco de afirmação, que fala sobre progresso sem regalias, amores fluidos e liberdade (sexual, inclusive) nas grandes cidades.
O tom quase mangue-bit de Radar é emoldurado por versos que dizem “vai ser difícil de controlar/tudo o que vive debaixo do sol”. A democracia e a fartura aparecem no samba-reggae-forró Será que eu sou louco. A MPB mineira clássica é evocada em Seres distantes e na meditativa Anhangabaú. A psicodelia surge no tom mutante do blues Sonho antigo e no ambient brasileiro da faixa-título.
A voz impressionante de Tátio ganha destaque em faixas como a balada do ex bem resolvido Longe de mim (com Zeca Baleiro como convidado) e o forrock apocalíptico de Reza milagreira, que ganha uma excelente participação de Juliana Linhares, e um arranjo em que o uso de eco faz parte do cenário. Contrabandeado é uma renovação da MPB da era da abertura, e um disco que funciona como vingança do oprimido.
Nota: 9
Gravadora: Estúdio 304
Lançamento: 29 de janeiro de 2025.
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Crítica
Ouvimos: Pedra Lunar, “O caminho rumo ao infinito”

Banda psicodélica de Novo Hamburgo (RS), o Pedra Lunar é um quarteto formado por Gabrieli Kruger (voz e percussão), Bruno A. Henneman (guitarra e backing vocal), Leonardo Winck (baixo e backing vocal) e Felipe Frodo (bateria, percussão e backing vocal). O caminho rumo ao infinito, primeiro álbum do grupo, revela uma sonoridade que quase sempre está mais para 1966 do que para 1968. Algo entre o mod e o psicodélico em faixas como Tudo está no lugar, a quase-faixa título Caminhando rumo ao infinito (esta, com vocais bastante criativos), Livres por aí e Eterna juventude – essa última, com piano lembrando Nicky Hopkins (Rolling Stones) e clima herdado não só de Kinks como do começo do glam rock (David Bowie, T Rex).
Aumentando a variedade do som, o Pedra Lunar ganha tons progressivos em Chuva passageira, clima estradeiro e rock-barroco em Toda essa confusão, vibe entre o power pop e o country rock em Dias de inverno e um som entre Bob Dylan e Raul Seixas em Eu também quero voar. O saldo do disco do Pedra Lunar é bem positivo e promissor, e pega direto na veia de quem curte rock brasileiro setentista, por causa das letras e da argamassa vintage.
Nota: 7,5
Gravadora: Áudio Garagem
Lançamento: 14 de dezembro de 2024.
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