Ex-aluno da Universidade de Harvard e conhecido como “o rei do abacaxi” por ter desenvolvido uma indústria em torno da fruta no Havaí, o norte-americano James Dole (1877-1958) foi o criador da Dole Food Company, que opera em mais de noventa países.

Não temos o mínimo interesse em assuntos ligados ao agronegócio e acreditamos que os leitores do POP FANTASMA também não, mas à Dole deve-se a enorme demanda por frutas enlatadas – ele criou uma enorme indústria de abacaxi enlatado com base no Havaí. No começo, ele empregava uma série de funcionários que faziam todo o trabalho (descascar, cortar a fruta) manualmente. James foi percebendo que se quisesse conquistar todo o mercado, teria que investir em novas tecnologias. Venderam para ele uma máquina que descascava e cortava 35 abacaxis por minuto.

A Dole foi adquirindo outras empresas ao longo do caminho e não trabalha apenas com abacaxis, já que também foi trabalhando com outras frutas, como morangos, bananas e cocos. Tem também um site no qual expõe os produtos que fabrica, dá dicas de saúde e publica receitas.

(não recebemos dinheiro da Dole e estamos fazendo propaganda de graça)

A única coisa que o site da Dole não explica é: de quem foi a ideia de criar um comercial sexy-psicodélico-progressivo-fálico para as bananas da empresa, em 1973, com The great gig in the sky, do Pink Floyd, como trilha sonora? No final, a empresa que fez o comercial ainda recebe um Velvet Underground rápido, graças ao desenho de uma bananinha descascada e ao slogan “if you feel it, peel it”.