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Crítica

Ouvimos: Jonabug – “Três tigres tristes”

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No álbum Três tigres tristes, Jonabug mistura noise rock, grunge e pós-punk com letras em inglês e português, guitarras ruidosas e identidade forte

RESENHA: No álbum Três tigres tristes, Jonabug mistura noise rock, grunge e pós-punk com letras em inglês e português, guitarras ruidosas e identidade forte

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Vindo de Marília, interior de São Paulo, o Jonabug vem sendo incluído no rol do “emo caipira”, de bandas vindas de cidades pequenas, e que são influenciadas pela cena emocore do Centro-Oeste norte-americano. É isso, mas não só isso: o grupo de Marília Jonas (guitarra, vocal), Dennis Felipe (baixo) e Samuel Berardo (bateria) é um dos melhores exemplos atuais do noise rock brasileiro. Misturando inglês e português, fazem em Três tigres tristes, álbum de estreia, um som que está mais para grunge do que para shoegaze – mesmo que invista em paredes de guitarra e ruídos.

  • Ouvimos: Anika – Abyss
  • Ouvimos: Guandu – No-fi

Esse é o som de faixas como Mommy issues, Além da dor, Look ate me e At least on paper my mistakes can be erased, misturas de vocal provocativo, guitarras cheias de riffs, certo balanço na batida e vibe sombria e confessional. Músicas como Fome de fugir e You cut my wings levam o esquema do Jonabug para algo mais próximo do pós-punk. A sua voz é o motivo da minha insônia e Taste everybody’s tears dispensam rótulos e lembram a vocação ruidosa e melódica dos anos 1990. E Nº 365 é um guitar rock falado, soando quase como uma trilha de filme.

No fim, Brown colored eyes traz mais um diferencial para o som do Jonabug: é quase uma balada guitar rock, com clima tranquilo e solo de guitarra com design sonoro oriental. O Jonabug escapa de qualquer caixinha e entrega um disco coeso, intenso e cheio de identidade própria.

Texto: Ricardo Schott

Nota: 8,5
Gravadora: Independente
Lançamento: 15 de junho de 2025.

Crítica

Ouvimos: DJ Guaraná Jesus – “Ouroboros”

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Em Ouroboros, DJ Guaraná Jesus funde memórias e beats acelerados em 20 minutos de nostalgia 32-bit, funk, big beat e eletrônica pop multitonal.

RESENHA: Em Ouroboros, DJ Guaraná Jesus funde memórias e beats acelerados em 20 minutos de nostalgia 32-bit, funk, big beat e eletrônica pop multitonal.

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“O álbum é uma homenagem a um passado não tão distante – uma fusão de memórias e futuros imaginados convergindo para o presente”. Criado pelo produtor Julio Santa Cecilia, o projeto solo DJ Guaraná Jesus reúne memórias, música e sons eletrônicos num álbum curto (são nove faixas em menos de vinte minutos!), que voa como se fosse apenas uma faixa dinâmica, evocando desde sons de jogos em 32-bit, até sons como Prodigy e Skrillex.

Não foi à toa que ele escolheu para o disco o título Ouroboros – que nada mais é do que o conceito do eterno retorno, da morte e reconstrução, simbolizado pela serpente mordendo a própria cauda. Na real, não deixa de ser uma maneira construtiva de se referir ao próprio universo pop e à sua mistura de épocas e desenhos musicais, que aqui aponta para sons acelerados como num dia a dia anfetamínico (Vitalwaterxxfly3 e XP), sem descuidar das surpresas melódicas. E prossegue com o batidão quase funk de Mercúrio retrógrado e a viagem sonora de Unidade de medida e D-50 loop – a primeira em tom meditativo, a segunda de volta à aceleração.

  • Ouvimos: Skrillex – FUCK U SKRILLEX YOU THINK UR ANDY WARHOL BUT UR NOT!! <3
  • Ouvimos: Papatinho – MPC (Música Popular Carioca)

Ouroboros parte também para o heavy samba eletrônico e ágil de Brsl, o batidão-de-caixinha-de-música de Hauss_hypa_vvvv e o big beat de Firenzi dolce vitta, encerrando com um batidão que remete ao samba-funk aceleradíssimo (Campari Devochka). Algumas faixas rendem mais do que apenas poucos minutos – ou até segundos – e poderiam ser esticadas. Mas Julio, com o DJ Guaraná Jesus e Ouroboros, quis aparentemente fazer um disco que pudesse acompanhar um passeio rápido no dia a dia.

Texto: Ricardo Schott

Nota: 8,5
Gravadora: Seloki Records
Lançamento: 16 de maio de 2025

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Crítica

Ouvimos: Monchmonch – “Martemorte”

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Ouvimos: Monchmonch - "Martemorte"

RESENHA: Monchmonch lança Martemorte, disco punk-eletrônico gravado no Brasil e Portugal, com HQ, vinil exclusivo e vibe no-wave psicodélica.

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Lucas Monch, criador do projeto musical experimental Monchmonch, pensa grande: Martemorte, disco novo do projeto, teve sessões de gravação em Brasil e Portugal, e sai junto com uma HQ que transforma o disco em projeto visual. Também vai sair em vinil, com um lado B exclusivo da mídia física. Lucas também criou duas formações do Monchmonch, uma no Brasil e outra em Portugal.

Martemorte é um bom exemplo de punk experimental e eletrônico – tendendo para algo bem próximo da no-wave às vezes, ou da zoeira misturada de punk, funk e eletrônicos do Duo Chipa (por sinal, Cleozinhu, do Duo, participa do disco com produções, samples e ruídos). Efeitos de guitarra e sons que parecem videogames ou trilhas de desenho animado marcam Bolinha de ferro, Vala lava, o punk espacial de Jeff Bezos paga um pão de queijo e a psicodelia lo-fi de Prédios. Rola até um clima psico-krautrock em City bunda e Coisa linda.

O disco vai ainda para o punk-country sacana em Velhos brancos jovens carequinhas e para uma perversão dos Beach Boys do disco Smiley smile (1966) em Rasga céu, tema espacial-psicodélico apavorante, em que milionários e donos de big techs são fatiados sem dó.

Texto: Ricardo Schott

Nota: 8
Gravadora: Seloki Records
Lançamento: 17 de junho de 2025.

  • Ouvimos: Ultrasonho – Nós nunca vamos morrer
  • Ouvimos: Duo Chipa – Lugar distante
  • Ouvimos: Vovô Bebê – Bad english

 

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Crítica

Ouvimos: Don L – “Caro vapor II – qual a forma de pagamento?”

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RESENHA: Don L une rap, samba, bossa e crítica social em Caro vapor II, com samples raros, feats de peso e beats que traduzem o Brasil de hoje.

RESENHA: Don L une rap, samba, bossa e crítica social em Caro vapor II, com samples raros, feats de peso e beats que traduzem o Brasil de hoje.

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O rapper cearense Don L já vai para o céu só por escapar do tradicional “ano passado eu morri, mas esse ano eu não morro” e samplear uma música pouco conhecida de Belchior. A faixa Aff Maria, com participação de Giovanni Cidreira – uma das melhores deste Caro vapor II – usa trechos do balanço psych-nordestino Senhor dono da casa, do álbum de 1973 do cantor (o mesmo que tem Todo sujo de batom).

E nem é só isso: Caro vapor II – qual a forma de pagamento?, que continua a saga de Caro vapor – Vida e veneno de Don L (2013), tem um dos melhores sons de rap tirados no Brasil nos últimos tempos, unindo samba, rap, bossa, funk, brasilidades e participações especiais de peso, além de referências que soam como uma crônica dos nossos tempos.

É o que rola na parábola Para Kendrick e Kanye (que abre com trecho de Para Lennon e McCartney, sucesso de Milton Nascimento). A letra mostra que rap no Brasil é outro papo – altas cifras, fotos com Donald Trump, picunhas internas e comportamentos duvidosos, típicos dos rappers norte-americanos, são substituídos por dia a dia bruto e sonhos de malandro. Bossa é o que o próprio título diz: um rap bossa viajante que esfrega na cara a ficção dos reality shows.

  • Ouvimos: Djonga – Quanto mais eu como, mais fome eu sinto!
  • Ouvimos: BK’ – Diamantes, lágrimas e rostos para esquecer
  • Ouvimos: Stefanie – Bunmi

No decorrer do repertório, as participações vão surgindo como partes de um cenário onde as histórias se desenvolvem. O rap pinkfloydiano Saudade do mar traz Alice Caymmi cantando Só louco (do avô Dorival). Dias de verão traz Luiza de Alexandre soltando a voz ao fundo – em meio a versos sobre masculinidade, fragilidade e relacionamentos tóxicos. Tristeza não, samba-funk-rap, abre com os vocais de Anelis Assumpção, e em tempos de IA, avisa “robô, pelo amor, me erra”. O rapper paulistano Terra Preta tira um ragga de dentro do rap-baião orquestral Imigrante.

Caro vapor II desenvolve-se num cenário em que nada vem fácil, o dia a dia é estranho, e na web, ninguém sabe direito onde está o dinheiro e de onde ele vem – temas que pairam sobre todo o álbum, até mesmo quando ele fala de amor. De hit em potencial, tem a sacanagem de Pimpei seu estilo, o rap nordestino da já citada Aff Maria e a dramaticidade de Iminência parda (construída sobre a base de Susto, do cearense Rodger Rogério).

Texto: Ricardo Schott

Nota: 10
Gravadora: Independente
Lançamento: 16 de junho de 2025

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