Raquel Welch em 1970Em 1970, a atriz americana Raquel Welch invadiu as telonas com um filme que era… bom, vale o clichê “à frente de seu tempo”. Homem e mulher até certo ponto, dirigido por Michael Sarne e lançado em 24 de junho daquele ano, contava a história (baseada num livro de Gore Vidal) de um sujeito chamado Myron Breckinridge (Rex Reed) que ia para a Europa fazer uma operação de mudança de sexo, e se transformava em Myra (Raquel Welch), apresentada a todo mundo como “viúva” de Myron. Depois de voltar aos EUA, passava a trabalhar na escola de dramaturgia de um tio e vivia uma relação bem safadinha com o casal Rusty (Roger Herren) e Mary Ann (Farrah Fawcett).

E pouco antes do lançamento, Raquel estava bastante ocupada atuando, cantando e dançando no primeiro especial de variedades que ela apresentava na TV, Raquel! (CBS), ao lado dos convidados Tom Jones, Bob Hope e John Wayne. Durante alguns anos, só rolaram trechinhos do especial (que já saiu em VHS e DVD) no YouTube. Mas há três semanas alguém subiu o programa inteiro. Um verdadeiro clássico da extravagância e da cultura pop dos anos 70 – olha aí.

O roteiro mostrava que Raquel sabia (ou pelo menos tentava) cantar e posicionava a atriz no lado do pop-rock, já que ela – que um ano antes atuara no filme Um beatle no paraíso, ao lado de Ringo Starr – aparecia soltando a voz em músicas dos Beatles (em Rocky Racoon, dividia vozes com Bob Hope), do 5th Dimension, The Mamas & The Papas e até um pot-pourri de Little Richard. A primeira música do especial é um clássico pop do fim dos anos 1960, Games people play, de um sujeito chamado Joe South – e sim, aquela mesma que anos depois seria levada de volta às paradas pelo grupo de reggae Inner Circle (e, bem, pelo Babado Novo).

Os números do especial também foram impressionantes: 51% de share na exibição, mais de US$ 350.000 para produzir tudo e gravações rodadas em Londres, Paris, Acapulco, Cidade do México, Yucatan, Big Sur e Los Angeles. Para a alegria dos (e das, né?) fãs, Raquel aparecia de biquíni prateado, dançando ao lado de dois extraterrestres, surgia em poses românticas na praia e tomava lições de atuação no Velho Oeste com John Wayne.