Tá aí uma das últimas loucuras de uma empresa chamada Modal Electronics: o CRAFTSynth 2.0, um sintetizador monofônico, que mais lembra um microcomputador daqueles dos anos 1980 (como o TK 85, da Microdigital) ou um videogame da mesma época. A diferença é que ele tem um tecladinho, uns botões giratórios em cima (que servem como osciladores de frequência) e faz uns sons malucos. E custa cerca de US$ 150.

Terrence O’Brien, no site Engadget, chama o aparelho de “divertido e um pouco frágil”, e diz que mal dá para acreditar que vai sair alguma coisa dali. “Depois de conectá-lo a um conjunto decente de fones de ouvido ou alto-falantes, ele ganha vida. O fato de que esses sons saem de algo que pesa apenas 12,5 onças quando carregado com três baterias duplas é incrível”, escreveu aqui.

O site da Modal Electronics publicou uma demo dos sons que o CRAFTSynth é capaz de fazer. Lembra um minimoog com mais possibilidades eletrônicas.

Nos últimos meses, o YouTube ficou tomado de vídeos de gente fazendo reviews do sintetizador e mostrando como é que faz para botá-lo para funcionar. Olha aí a turma do Sonicstate fazendo uma pequena preleção com demonstração.

Um tutorialzinho de vinte minutos, gravado com voz de trovão, sobre o sintetizador.

https://www.youtube.com/watch?v=XlfO0nK6z1

Mais um vídeo da Modal mostrando qual é a dos osciladores de frequência do sintetizadorzinho.