Quando o Black Sabbath surgiu, ele bateu de diversas maneiras em vários países. Na Austrália devem ter surgido várias respostas ao som de Ozzy, Tony, Geezer e Ward – e uma delas, pelo menos uma das mais ilustres, foi uma banda chamada Buffalo. Que chegou a ser aposta justamente da gravadora que lançava os discos do Sabbath, a Vertigo.

Buffalo: aquela vez em que surgiu um Black Sabbath da Austrália

O Buffalo não foi banda de um disco só. Foi uma banda de cinco discos, lançados entre 1972 e 1977, todos apontando para uma espécie de pré-stoner e pré-doom que possivelmente influenciou uma porrada de bandas dos dias de hoje.

Olha aí Sunrise (Come my way), do segundo e melhor disco deles, Volcanic rock, de 1973.

A banda, como aliás era bem comum na época, ganhava nariz torcido de muita gente por causa das capas de seus discos – alguns deles tinham referências bem sexistas, como no caso de Only want you for your body, o terceiro disco, de 1974. Volta e meia, algumas lojas de discos se recusavam a vender os álbuns do Buffalo. O grupo, antes de se definir como Buffalo, chegou a se chamar Head (nome controverso, que aludia tanto a sexo oral quanto a drogas). E adiantou muita coisa que rolaria de rock pesado no país, já que surgiu antes do AC/DC e do Rose Tattoo (formado, por sinal, pelo baixista do Buffalo, Peter Wells).

A maneira como o nome Buffalo foi escolhido, por sinal, foi bem pitoresca. O grupo havia acabado de chegar a Sydney e conseguiu um agente, que, além de não gostar do nome Head (por causa das tais alusões controversas) convenceu a turma de que bandas com “B” na inicial eram mais bem-sucedidas (caso de Beatles e Beach Boys). “Ele enfiou um alfinete no mapa da Austrália e o nome mais próximo que começou com ‘B’ era ‘Buffalo'”, recordou o vocalista David Tice aqui.

Por sinal, tem um especial de TV de 20 minutos com o Buffalo no YouTube, feito em 1974 para o programa australiano GTK. E, lá pelo finalzinho, eles tocam justamente uma releitura de Paranoid, do Black Sabbath. Olha aí.

Por sinal, em 2013 o grupo chegou a voltar com o nome de Buffalo Reivisted, liderado pelo vocalista David Tice. Olha aí um vídeo.