Criado por um senador americano chamado Gaylord Nelson, o Earth Day (Dia do Planeta Terra) teve sua primeira edição em 22 de abril de 1970. A Kodak, que por aqueles tempos era só uma empresa de fotografia, decidiu dar sua contribuição à data com um filme chamado All the difference, que mostrava os contrastes entre a vida no campo e o dia a dia nas cidades. Que estavam cada vez mais superlotadas, poluídas, descuidadas, etc. E dava uma ideia de o que é que os campos poderiam vir a se tornar no futuro.

Na hora de fazer o filminho, planejado para ser exibido em universidades, os produtores incluíram narrações de poesias, digamos, ecológicas de autores como Robert Frost, Walt Whitman, Edgar Lee Masters, Paul Engle e outros. Além de uns diálogos e umas narrações para dar uma animação à coisa. Tem um documento em pdf da Western Michigan University aconselhando a exibição do filme para plateias de estudantes universitários ou pessoas mais velhas.

Um detalhe é que o mesmo documento avisa que as partes mais “engraçadinhas” do filme foram narradas pela dupla Mike Nichols e Elaine May, considerados pai e mãe da comédia moderna (e que por aqueles tempos andavam separados).