Cultura Pop
O selo do Allen Klein, a ABKCO, ainda está fazendo lançamentos
Em 1970, John Lennon gostou tanto do western psicodélico El topo, de Alejandro Jodorowsky, que conseguiu arrumar um bom financiador para a próxima aventura cinematográfica do diretor. O então empresário dos Beatles, Allen Klein, foi convencido pelo compositor a soltar nada menos que U$S 1 milhão para a produção de The holy mountain (1973), que se tornou um dos filmes mais caros do underground da época.
Nenhuma das duas produções (El topo acabou sendo encampada pela ABKCO, empresa de Allen) chegou a ganhar uma distribuição enorme. Mas o surrealismo perturbador de Holy mountain arrebanha fãs até hoje, além de um bando de gente tentando decifrar tudo o que o diretor quis dizer com o roteiro do filme.
Por sinal Holy mountain, que merecia um textinho do POP FANTASMA na linha “dez coisas que você já sabe…”, volta e meia é colocado inteiro no YouTube, até cair de novo. No momento está lá ainda.
El topo e Holy mountain estão, por acaso, entre os lançamento de uma caixinha que a ABKCO lançou não faz muito tempo, com os principais filmes de Jodorowsky restaurados.
As histórias da ABKCO e de seu criador Allen Klein (1931-2009) já fazem parte da mitologia do rock. Biografias e documentários o mostram como mais do que um empresário cumpridor das letras miúdas do contrato: ele teria desenvolvido relações de abuso com vários contratados, como Sam Cooke e os Rolling Stones. No caso destes últimos, virou empresário deles nos anos 1960, convencendo-os a largar Andrew Loog Oldham, que lançara a banda. Depois acabou ganhando a desconfiança de Mick Jagger, que o tirou do cargo.
Ainda assim, a ABKCO continua até hoje detendo os direitos da discografia da banda até 1971 e Klein resmungava até pelos copyrights de músicas que os Stones lançaram em discos de seu próprio selo, como Exile on Main Street (1973). Segundo Klein, o álbum trazia material composto quando a banda estava sob as garras da ABKCO.
Após brigas, idas, vindas e reconciliações nos tribunais da vida, a gravadora continua lançando discos dos Stones até hoje, incluindo edições turbinadas dos primeiros álbuns e até uma caixa mono (lançada em 2016). E se você é fã da banda, já deparou com certeza com os lyric videos que andam saindo com clássicos do repertório sessentista dos Stones. Há pouco saiu o de We love you.
Teve também o de Dandelion.
E o de Mother’s little helper.
Nosso preferido é o de 19th nervous breakdown, que parece abertura de novela da Globo de 1972.
Allen conseguiu simultaneamente ter nas mãos os Stones e os Beatles, que passou a empresariar após a banda fundar (e começar a perder uma grana violenta com) a Apple Records. Sua entrada dividiu a banda em partes desiguais. Eram os “outros três” versus Paul McCartney, que não gostava de Allen e queria o pai e o irmão de sua namorada Linda no cargo.
John Lennon, primeiro a gostar de Klein na banda e a contratá-lo como representante financeiro, desenvolveria uma longa e conflituosa relação com o empresário com o passar dos tempos. Já George Harrison enrolou-se com a ABKCO nos tribunais por causa da semelhança entre seu sucesso My sweet lord e He’s so fine, dos Chiffons, numa época em que os Beatles processavam Klein. E Allen, acredite, tentava comprar a editora da própria canção dos Chiffons.
Hoje, a ABKCO, que originalmente era uma empresa familiar (o nome vem de Allen e Betty Klein, sua esposa), está nas mãos dos filhos de Allen, Jody e Robyn. A firma vem cuidando dos relançamentos, dos lyric videos e de uma área de filmes. Após anos de indisponibilidade, o material de Sam Cooke saiu até numa caixa da gravadora, The complete Keen years, 1957-1960. O site da empresa informa sobre novidades.
E em 2015 o livro Allen Klein: The man who bailed out the Beatles, made the Stones and transformed rock & roll tratou de jogar outras luzes na história de Klein. Fred Goodman, o autor, recebeu de Jody, filho de Klein, a oferta de escrever uma bio do empresário contando o outro lado da história, com acesso ao baú da família e total controle editorial.
Apesar dos métodos meio truculentos de Klein, o livro ressalta que seu sucesso nos negócios (e os bons acertos que conseguia para várias bandas) vinha justamente do fato de o empresário não ter pudores em sair latindo para quem atravessasse seu caminho. Allen teria inclusive tirado os Beatles da degola, após vários negócios mal feitos da Apple (Lennon, particularmente, foi abordado por ele após dar uma entrevista dizendo que se continuassem na gastança da Apple, a banda iria à falência em seis meses). E também teria conseguido boas cifras para os Stones antes da banda dispensá-lo.
Ah, sim: tem a história que envolve Richard Ashcroft, do Verve, e Allen Klein. Isso fica para outro dia 🙂
Cultura Pop
No nosso podcast, o recomeço de John Lennon entre 1969 e 1970
No começo de sua carreira solo, John Lennon era um artista brigão, politizado, dado a excessos, que estava de cara virada para seus ex-colegas de Beatles, e que havia encontrado um pouco de paz em seu relacionamento com a artista asiática Yoko Ono. Em meio a isso, alternava protestos, álbuns experimentais (ambos feitos com a nova esposa) e seus primeiros singles, com músicas guerrilheiras como Cold turkey e Instant karma!
Entre 1969 e 1970, parecia que acontecia de tudo na vida dos Beatles. E por tabela, na vida de John, que vivia um dia a dia de brigas, entrevistas malcriadas, gravações novas, ameaça de falência, problemas no novo casamento e um processo de autodescoberta que aconteceu depois que um certo livro apareceu na sua caixa de correio… A gente termina a temporada de 2024 do nosso podcast, o Pop Fantasma Documento, recordando tudo que andava rolando pelo caminho de Lennon nessa época. Termine de ouvir e ataque a super edição turbinada de John Lennon/Plastic Ono Band (1970) que chegou às plataformas em 2020. E, ei, não esqueça de escutar Yoko Ono/Plastic Ono Band, que saiu junto do disco de John.
Século 21 no podcast: Juanita Stein e Caxtrinho.
Estamos no Castbox, no Mixcloud, no Spotify e no Deezer .
Edição, roteiro, narração, pesquisa: Ricardo Schott. Identidade visual: Aline Haluch (foto: reprodução internet). Trilha sonora: Leandro Souto Maior. Vinheta de abertura: Renato Vilarouca. Estamos aqui de quinze em quinze dias, às sextas! Apoie a gente em apoia.se/popfantasma.
(temos dois episódios do Pop Fantasma Documento sobre Beatles aqui e aqui).
Crítica
Ouvimos: The Cure, “Songs of a lost world + Songs of a live world: Live Troxy London MMXIV” (ao vivo)
Sério que Songs of a lost world, álbum novo do The Cure, já ganhou rapidamente uma edição deluxe com um registro ao vivo de todas as faixas do álbum? Sim, ganhou essa edição acrescida do rabicho Songs of a live world: Live Troxy London MMXIV. Até porque se o disco já fez bastante sucesso, a noite de lançamento do álbum foi inesquecível – com um show da banda em 1º de novembro no Troxy London, tocando todo o repertório do começo ao fim, além de vários hits. E é justamente o repertório do disco executado nessa noite, ao vivo, que surge como “disco 2” do álbum.
O Cure, redescoberto por novas gerações e por uma turma que não necessariamente é fã deles, mas curte os hits e gosta de curtir uma fossa, meio que vai tentando dar uma de U2: além de oferecer mais um mimo para os fãs, a banda vai doar todos os royalties deste lançamento para a instituição de caridade War Child. Na loja online do grupo existe um hotsite (ainda se usa esse termo?) só para as diferentes versões de Songs of a live world e para duas edições diferentes em vinil vermelho de Songs of a lost world: uma deles apenas com o disco original, e outra em formato duplo, trazendo as músicas em versões instrumentais no disco 2 (reparem bem: Songs tem músicas em que o vocal começa quase no fim da faixa, e que já são quase instrumentais, mas aí vai quem quer).
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O show inteiro daquela noite possivelmente você já viu no YouTube (se não viu, veja lá embaixo deste texto). E possivelmente você ficou impressionado/a como o The Cure voltou disposto a se transformar num espetáculo. Só que sem as presepadas do Coldplay e sem os truques de mágica do U2: é só a banda, num cenário escuro e esfumaçado, com muito peso e imponência visual e auditiva. As músicas do álbum transportadas para o “ao vivo” soam um pouco mais humanizadas, especialmente no caso de canções que, no disco, eram torrentes de ruído, como Warsong e Alone.
And nothing is forever destaca a magia dos teclados que, rearranjados, poderiam estar até num disco do Péricles – esse lado popularzão sem deixar de ser “dark” sempre foi uma das grandes forças do Cure. A ambiência do Troxy deixou músicas como I can never say goodbye (feita por Robert com o pensamento na morte de seu irmão mais velho Richard) e Endsong bem menos robóticas e desprovidas de qualquer traço de frieza. Se o disco novo do Cure é triste, a contrapartida ao vivo é a prova de que o show é feito para fãs que curtem chorar baldes ouvindo música. E tá tudo bem.
Nota: 9
Gravadora: Fiction/Polydor
Crítica
Ouvimos: Dead Boys, “Live in San Francisco”
A Cleopatra Records, uma gravadora de Los Angeles que se dedica a lançar em edições oficiais-ou-quase antigos discos piratas (boa parte deles de punk rock, psicodelia e pedradas obscuras dos anos 1960) revisita agora o catálogo de bootlegs dos Dead Boys, com esse Live in San Francisco.
O show foi gravado em 2 de novembro de 1977, na época de lançamento da estreia do grupo, Young, loud and snotty (1977) e já esteve nas lojas com vários nomes: Live 1977, Live in Old Waldorf (local em San Francisco onde rolou o tal show), Down in flames, etc. Não muda o fato de que é um piratão legítimo, com qualidade de gravação de demo antiga (foi tirado na verdade de uma transmissão da emissora KSAN-FM) e sem muitos tratamentos. Mostra pelo menos o peso do grupo na época, além de uma seleção de faixas de Young, além de algumas que sairiam só no segundo álbum, We have come for your children (1978).
O material dos Dead Boys seria bastante influente em gerações posteriores do punk, do power pop e até do rock pauleira (Guns N’Roses, por exemplo). A abertura com Sonic reducer e All this and more mostra um estilo de punk rock herdadíssimo de artistas como Alice Cooper, Ramones, David Bowie, Rolling Stones, New York Dolls. Um som que, mesmo antes do vocalista Stiv Bators abrir a boca, já se impunha pela atitude, pelas microfonias e pelo clima descompromissado musicalmente – no nível da desafinação em alguns momentos, como em All this and more, a desbocada Caught with the meat in your mouth e outras, todas aplaudidas por uma plateia audivelmente pequena, mas animada.
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- Stiv Bators: o “outro nome” do punk em documentário
- Entrevista: Frank Secich fala sobre a pouco lembrada (e ótima) carreira solo de Stiv Bators
Flame thrower love, que sairia só no segundo disco, está no álbum ao vivo e já trazia uma diferença em relação ao material anterior: era uma canção punk basicamente construída em cima de um riff pesado, algo bem mais próprio do hard rock. A destrutiva Son of Sam, entre gritos de Stiv e viradas erradíssimas do baterista Johnny Blitz, era formada por uma estranha mescla de pós-punk deprê e acordes poderosos na linha do The Who. No final, a cacofonia de Down in flames, cantada por Bators quase sem voz, e a homenagem aos Stooges com a releitura de Search and destroy, com microfonias no fim.
Os Dead Boys não sobreviveriam, pelo menos inicialmente, ao excesso de drogas, às incompreensões do mercado e a seu próprio comportamento destrutivo. O grupo voltou em 2017 e recentemente anunciou um disco gravado por uma turma all-stars, liderada pelo guitarrista original Cheetah Chrome – disco esse que já causou polêmica porque o vocalista Jake Hout acusa a banda de querer usar a voz do falecido vocalista Stiv Bators em IA. Só vendo, mas o passado, com todos os seus defeitos e qualidades, tá aí.
Nota: 7,5
Gravadora: Cleopatra Records
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