Quem tá de volta é o The Damned, que lança nesse semestre Evil spirits, seu primeiro disco em dez anos (So who’s paranoid? saiu em 2008). O álbum ganhou produção de Tony Visconti (David Bowie), foi feito através da plataforma de crowdfunding Pledge Music e já tem o primeiro single lançado, Standing on the edge of tomorrow. Ouve aí.

O grupo já divulgou um vídeo e um flyer digital com as próximas datas de turnê.


The Damned volta com disco e single novos

O disco novo já está em pré-venda no site da banda e marca o retorno do ex-baixista Paul Gray, que tocou em discos como Black album (1980) e Strawberries (1982). Justamente por isso, o site Post-Punk já entrega que o álbum vai soar como esses dois discos, e dá uma sensação de “sonoridade antiga”. Isso também foi confirmado numa conversa de Captain Sensible, guitarrista do grupo, com o New Musical Express (via reprodução do Post-Punk).

“Gravamos o disco deliberadamente em estilo retrô. Foi basicamente da mesma forma que nosso primeiro disco foi gravado”, explicou. “Há algo de maravilhoso sobre os sons dos anos setenta: glam, rock e punk, todos eles soam tão bons. E Tony é especialista na produção de lindas obras artesanais. Ele nos fez tocar como nunca, e fez a gente manter o foco na obtenção da versão inicial de cada música como se já fosse próxima da final”.

O Damned, conhecido pelas mudanças de formação a cada disco, retornam com o seguinte line-up: Dave Vanian (voz), Captain Sensible (guitarra), Monty Oxymoron (teclados), Pinch (bateria) e Paul Gray (baixo).

Ah, no ano passado apresentamos uma edição do ACORDE (nosso programa na 94 FM) só com The Damned e fizemos uma discografia comentada da fase áurea deles. Você acha tudo isso aqui.