Connect with us

Podcasts

Por que a música de 1971 tem tanta magia?

Published

on

Por que a música de 1971 tem tanta magia?

Se você for começar a escutar os clássicos lançados no ano de 1971 agora, se prepara para passar vários dias na função. Você não vai terminar nem hoje, nem amanhã, nem depois, e se for incluir os discos que não chegaram às paradas, talvez só termine no fim do ano – quando já vai estar na hora de começar a recordar os clássicos de 1972. Enfim, 1971 foi um ano que brilhou muito no rock, no soul, no pop, no folk, na MPB e em vários estilos. E foi um ano em que a música precisava mostrar que estava, mais do que tudo, muito viva.

Por que a música de 1971 tem tanta magia?

E 1971 é o tema do primeiro episódio do nosso podcast POP FANTASMA DOCUMENTO. Convidamos o produtor e músico Nilo Romero, que apresenta um programa de rádio sobre os discos lançados naquele ano, para ajudar a gente a responder a pergunta que você leu aí em cima: por que é que a música lançada naquele ano (que foi só o ano em que o Led Zeppelin lançou Stairway to heaven) tem tanta magia, atrai tanta gente e continua sendo tão discutida?

O POP FANTASMA DOCUMENTO vai ao ar (ou melhor, para a web) toda sexta-feira. A não ser que falte luz em Niterói, você encontra a edição logo pela manhã ao acordar. Roteiro, apresentação, edição, produção: Ricardo Schott. Ouça a gente no Spotify, Deezer (vive atrasando), MixCloud e Castbox.

>>> E não esqueça de ouvir a Mixtape Pop Fantasma.

>>> Saiba como apoiar o POP FANTASMA aqui. O site é independente e financiado pelos leitores, e dá acesso gratuito a todos os textos e podcasts. Você define a quantia, mas sugerimos R$ 10 por mês.

Cultura Pop

No nosso podcast, o recomeço de John Lennon entre 1969 e 1970

Published

on

No nosso podcast, o recomeço de John Lennon entre 1969 e 1970

No começo de sua carreira solo, John Lennon era um artista brigão, politizado, dado a excessos, que estava de cara virada para seus ex-colegas de Beatles, e que havia encontrado um pouco de paz em seu relacionamento com a artista asiática Yoko Ono. Em meio a isso, alternava protestos, álbuns experimentais (ambos feitos com a nova esposa) e seus primeiros singles, com músicas guerrilheiras como Cold turkey e Instant karma!

Entre 1969 e 1970, parecia que acontecia de tudo na vida dos Beatles. E por tabela, na vida de John, que vivia um dia a dia de brigas, entrevistas malcriadas, gravações novas, ameaça de falência, problemas no novo casamento e um processo de autodescoberta que aconteceu depois que um certo livro apareceu na sua caixa de correio… A gente termina a temporada de 2024 do nosso podcast, o Pop Fantasma Documento, recordando tudo que andava rolando pelo caminho de Lennon nessa época. Termine de ouvir e ataque a super edição turbinada de John Lennon/Plastic Ono Band (1970) que chegou às plataformas em 2020. E, ei, não esqueça de escutar Yoko Ono/Plastic Ono Band, que saiu junto do disco de John.

Século 21 no podcast: Juanita Stein e Caxtrinho.

Estamos no Castbox, no Mixcloud, no Spotify e no Deezer .

Edição, roteiro, narração, pesquisa: Ricardo Schott. Identidade visual: Aline Haluch (foto: reprodução internet). Trilha sonora: Leandro Souto Maior. Vinheta de abertura: Renato Vilarouca. Estamos aqui de quinze em quinze dias, às sextas! Apoie a gente em apoia.se/popfantasma.

(temos dois episódios do Pop Fantasma Documento sobre Beatles aqui e aqui).

Continue Reading

Cultura Pop

No nosso podcast, Primal Scream do começo à fase de “Screamadelica”

Published

on

No nosso podcast, Primal Scream do começo à fase de "Screamadelica"

Dizem por aí que ninguém pode inventar um novo começo, mas sempre dá para inventar um novo fim. No caso de Bobby Gillespie, lá pelo começo dos anos 1980 o que ele mais queria era inventar um novo fim para a vida dele – um fim que o levasse para mais distante possível do subúrbio inóspito da Escócia onde ele havia sido criado. Movimentos como o punk, o glam e, posteriormente, a acid house, foram mudando a vida do vocalista de Bobby, que em 1982 montou o Primal Scream, uma das bandas mais instigantes da história do rock.

E hoje no Pop Fantasma Documento o assunto é a história do Primal Scream, lá do comecinho, até o sucesso com o psicodélico, hedonista e dançante Screamadelica (1992). Uma história de música, de excessos, de festas, shows vazios e lotados, e de luta no meio indie britânico. Ouça em alto volume.

Século 21 no podcast: The Big Day e Caco/Concha.

Estamos no Castbox, no Mixcloud, no Spotify e no Deezer .

Edição, roteiro, narração, pesquisa: Ricardo Schott. Identidade visual: Aline Haluch (foto: reprodução internet). Trilha sonora: Leandro Souto Maior. Vinheta de abertura: Renato Vilarouca. Estamos aqui de quinze em quinze dias, às sextas! Apoie a gente em apoia.se/popfantasma.

Continue Reading

Cultura Pop

No nosso podcast, o comecinho do Franz Ferdinand

Published

on

No nosso podcast, o comecinho do Franz Ferdinand

Muitas bandas nascem da mais pura despretensão. Mas quando um grupo nasce da iniciativa de um integrante, que decidiu ensinar seu amigo de 21 anos (que nunca havia tocado um instrumento na vida) a tocar baixo… Bom, enfim, só de onda, nasceram aí uma banda e um músico. A banda escocesa Franz Ferdinand começou a surgir assim, quando Alex Kapranos (voz, guitarra) convidou Bob Hardy (baixo) para tomar um goró e, pela primeira vez, deixar de ser só um fã de música para aprender a tocar. Nick McCarthy (guitarra) e Paul Thomson (bateria) se juntaram à turma, e em breve, uma das bandas mais significativas do rock dos anos 2000 estava pronta para gravar.

Hoje no Pop Fantasma Documento, nosso assunto é o comecinho do Franz Ferdinand e a época em que, se você decidisse sair à noite, ia encarar músicas como Take me out e Darts of pleasure aonde quer que você fosse. Uma época em que muitas perspectivas mudaram, em que até o mercado da música mudou e em que até o lado “dependente” dos selos independentes parecia quase resolvido. Termine de ouvir e ouça com detalhes Franz Ferdinand (2004) e You could have it so much better (2005), os dois primeiros.

Século 21 no podcast: Billy Nomates e Supervão.

Estamos no Castbox, no Mixcloud, no Spotify e no Deezer .

Edição, roteiro, narração, pesquisa: Ricardo Schott. Identidade visual: Aline Haluch (foto: reprodução internet). Trilha sonora: Leandro Souto Maior. Vinheta de abertura: Renato Vilarouca. Estamos aqui de quinze em quinze dias, às sextas! Apoie a gente em apoia.se/popfantasma.

Continue Reading
Advertisement

Trending