Lançamentos
Planet Hemp lança versão ao vivo de “Distopia”, single do disco “Jardineiros”

O Planet Hemp iniciou o segundo semestre com uma série de lançamentos inéditos pela Som Livre e acaba de apresentar uma versão ao vivo de Distopia, primeiro single do álbum Jardineiros, o mais recente da banda, exclusivamente em seu canal oficial no YouTube.
O vídeo faz parte do projeto audiovisual No jardim, que ainda terá as faixas Puxa fumo, também do disco mais recente, e Ninguém segura a gente, lançada como single início deste mês, disponíveis a partir de agosto na plataforma de vídeos. Formado por Marcelo D2, BNegão, Formigão, Pedro Garcia e Nobru, o próprio grupo assina a direção dos vídeos, produzidos em uma fazenda no interior do Rio de Janeiro quando o quinteto se reuniu para as sessões de gravação de Jardineiros. A captação e mixagem das tracks é do baterista Pedro Garcia e a edição e colorização é de Wilson Domingues.
Os recentes lançamentos de Não vamos desistir, O ritmo e a raiva remix, Ninguém segura a gente e Salve Kalunga dão continuidade ao fluxo de novo material liberado pelo Planet Hemp no início do segundo semestre, que resultará em um novo produto a ser divulgado em breve.
Foto: Ronaldo Land/Divulgação
Crítica
Ouvimos: Sadly Sunday, “Under new management” (EP)

A música do Sadly Sunday é inacreditável: uma banda sueca, ainda distante da fama cool que costuma marcar as bandas novas que viram assunto de uma hora para a outra, e que precisa ser descoberta o mais rápido possível. O som deles é um pós-punk poderoso, cheio de referências certeiras – e ainda que mexam no baú de uma música feita entre os anos 1970 e 1980, conseguem soar como uma banda de 2025.
Under new management abre com Beneficial friends, música com cara de Gang Of Four e Buzzcocks, mas com os dois pés bem plantados no caos punk. O baixo e a bateria volta e meia entram em um mafravilhoso clima de confusão musical em que um não sabe quem comanda o outro (e isso é um elogio). E a guitarra tem clima de som de faroeste, típico das primeiras gravações do Echo and The Bunnymen ou do Cure – ou dos Replicantes. Sentionauts soa como uma invasão espacial comandada pelo Clash ou pelo The Damned. Já Electric eel é pós-punk robótico com arpejos de guitarra – e em todo o EP, a guitarra sempre toma a dianteira, trilhada num reverb que lembra as sessões de gravação comandadas por Martin Hannett (produtor do Joy Division).
Uma derrapada leve no disco é 12 feet deep, uma música extensa, lembrando as canções mais calmas de bandas como Bad Religion e Agent Orange – e que ainda assim, não torna esse EP menos interessante. Technoholic, no final, é uma surpresa: abre em clima eletrônico, até ganhar algo de The Fall nos vocais e no arranjo, desembocando numa parte 2 sombria e quase psicodélica. Aposto que se o Sadly Sunday tivesse aparecido nos anos 1980, não faltariam bandas brasileiras tentando pegar carona no seu som.
Nota: 7,5
Gravadora: Independente
Lançamento: 17 de janeiro de 2025
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Crítica
Ouvimos: Cristian Dujmovic, “Desde acá”

O cantor e compositor argentino Cristian Dujmovic faz em Desde acá um pós-punk puro, sem muitas concessões a referências mais recentes. O álbum parece saído diretamente dos anos 1980, com arranjos e timbres que remetem à época, mas sem soar forçados. Dá até aquela impressão de um disco “de volta” de uma banda ilustre da década.
A viagem começa com Desafio, que combina guitarras e elementos eletrônicos em uma melodia envolvente, seguindo a tradição do rock argentino e latino-americano. Em seguida, Elevar reforça essa pegada retrô, não apenas no estilo, mas até na qualidade da gravação, especialmente da bateria. É uma faixa que ecoa o início dos anos 1980, flutuando entre o hard rock e a new wave, com solos marcantes e um andamento típico do pós-punk.
Já Farsantes investe num ritmo marcial e em certo experimentalismo nas guitarras, resultando em uma das composições mais bacanas do disco. Depois, tem Salvara, que é uma vinheta e mesmo assim não passa despercebida: começa em com sintetizadores, ganha camadas de guitarra inspiradas em The Edge e flerta com o dream pop.
Bailar é uma ponte entre o hard rock e o pós-punk, e é uma daquelas faixas feitas para tocar no rádio – enfim, se houvesse uma rádio mais comercial disposta a abrir os ouvidos. Já Habitantes entrega um belo diálogo entre teclados gélidos, guitarra e batidas. Fechando o disco, Desahogo cria um encontro entre batidas programadas e riffs de guitarra logo na introdução. Os vocais vêm carregados de reverb, reforçando o clima etéreo da faixa, que lembra um Depeche Mode mis voltado para o rock do que apenas para o synth pop. No fim das contas, Desde acá não tenta reinventar a roda, e acerta em cheio ao recriar um pós-punk que parece atemporal.
Nota: 7,5
Gravadora: Independente
Lançamento: 31 de janeiro de 2025
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Crítica
Ouvimos: Cumbuca, “Cumbuca” (EP)

- Cumbuca é o EP da banda paulista de mesmo nome. O grupo é formado por Deco Gontijo (vocal, guitarra, violão e sintetizador), Henrique Borto (vocal, guitarra e sintetizador), Júlio Madella (bateria, vocal e percussão) e Toni Morais (baixo).
- “Começamos como quatro amigos querendo apenas tocar juntos Mistério do planeta, dos Novos Baianos. Naquela época, não tínhamos nenhuma ambição maior, mas as composições surgiram e fomos nos percebendo como uma banda autoral de fato. Uma das principais motivações vem de observar uma cena atual muito rica do rock nacional e, esperançosamente, poder fazer parte dela”, conta Henrique.
- “As faixas do EP mostram um pouco de tudo o que a banda é capaz de fazer, mesmo sem uma coesão total. Para esse EP, pensamos em apresentar as nossas referências de forma mais crua e direta”, diz Deco.
Se o EP do Cumbuca fosse lançado em vinil, com lado A e lado B dividindo suas quatro faixas, daria para sentir bem mais claramente duas faces da banda. No primeiro lado, Meus problemas e Descanso revelam um espírito indie rocker que passeia entre o despojamento lo-fi do Pavement e a vibe contemplativa do dream pop. Descanso começa com guitarra limpa, e logo desemboca em algo mais próximo do punch melódico do Dinosaur Jr, influência assumida pela banda – ainda que sem o mesmo peso da banda de J Mascis.
No lado B, a história muda. Passear na praia começa como um samba-rock acústico na linhagem de Jorge Ben e Gilberto Gil, chega perto do forró-rock raulseixista, mas acelera e se aproxima da energia crua do punk. Já Resolução abre com um clima de bossa-rock e, aos poucos, incorpora elementos do indie e do pós-punk, com baixo econômico lembrando Pixies. Um primeiro passo promissor, costurado por um fio condutor essencial: a vontade de explorar.
Nota: 7
Gravadora: Independente
Lançamento: 5 de fevereiro de 2025.
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