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Crítica

Ouvimos: Cavalera Conspiracy, “Schizophrenia”

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  • A regravação do terceiro disco do Sepultura, Schizophrenia, é o terceiro disco de atualizações do grupo mineiro feito pelo Cavalera Conspiracy, grupo liderado pelos dois fundadores do Sepultura, Max e Iggor Cavalera.
  • Os irmãos acrescentaram ao disco uma faixa inédita, Nightmares of delirium, com letra do filho de Max, Igor Amadeus Cavalera. Igor toca baixo no disco, ao lado do tio Iggor (bateria), do pai (guitarra e vocal) e de Travis Stone (guitarra solo). Eliran Kantor refez a capa.
  • “Schizophrenia esteve trancado em um hospício por quase 37 anos. Estou muito orgulhoso de trazê-lo para o futuro com um som moderno sem perder sua mentalidade da velha guarda”, conta Max no material de divulgação.

Com o Sepultura encerrando atividades, as regravações dos primeiros álbuns do grupo feitas pelos irmãos Max e Iggor Cavalera têm servido como linhas do tempo para o repertório inicial do grupo. Mais do que atualizar os discos, as releituras de discos como Morbid visions e Schizophrenia mostram o que a banda poderia ter feito caso tivesse uma produção melhor quando gravou os primeiros álbuns.

Soa estranho falar nisso, claro: nos anos 1980, até mesmo discos pesadíssimos feitos lá fora eram gravados da maneira mais tosca possível – e, vá lá, são legais ainda hoje justamente por causa desse despojamento. Não dá pra negar que essas regravações não são o tipo de lançamento que fãs mais radicais vão amar e, no fundo, ainda que tenha seu valor, tudo acaba parecendo mais com uma competição do tipo Sepultura vs Sepultura. De qualquer jeito, o Schizophrenia dos dois irmãos atualiza o disco de 1987 com uma sonoridade que consegue soar mais cavernosa ainda que o original. Dá a impressão de entrar num útero metálico, com vocais e guitarra cheios de eco, e graves com boa definição.

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Em 1987, Schizophrenia chamou mais atenção ainda para o Sepultura lá fora, e não foi à toa. O primeiro disco gravado com Andreas Kisser na guitarra tinha arranjos bem mais criativos do que nas primeiras gravações da banda, em faixas como From the past comes the storm, Escape to the void e R.I.P. (Rest in pain), encerrada – tanto em 1987 quanto em 2024 – com um arremedo de música de carrossel e uma explosão. Também era o disco que inseria no som da banda detalhes pseudo-progressivistas (à moda do Black Sabbath e até do Iron Maiden), como nos solos elaborados e nos vários segmentos do instrumental Inquisition symphony, que volta o mais fiel possível ao original, e com mais peso

Como um aceno aos tempos iniciais do metal em português, The abyss, vinheta do original, mudou de nome e virou Abismo mesmo. No final, tem uma música nova, Nightmares of delirium, que soa de verdade como uma sobra da fase transicional do Sepultura. O resultado do novo Schizophrenia ficou bem legal, mas dá pra parar as regravações por aí: reler Beneath the remains (1989), estreia do Sepultura na RoadRunner, já seria exagero.

Nota: 8,5
Gravadora: Nuclear Blast

Crítica

Ouvimos: Residents, “Doctor Dark”

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Ouvimos: Residents, "Doctor Dark"

Morto em 2018, Hardy Fox era um dos raros integrantes dos Residents que costumavam ter seu nome citado em matérias sobre o grupo – que sempre tentou trabalhar secretamente, não revelando nem mesmo as identidades de seus integrantes, escondidos atrás da famosa máscara de globo ocular usada em shows e aparições públicas.

Sua partida é o combustível de Doctor Dark, novo disco dos Residents, espécie de ópera-rock de terror musical, falando sobre temas “agradáveis” como morte, eutanásia, abuso de drogas, suicídio e assassinatos. Para dar o tom sombrio da coisa, os Residents chamaram músicos do Conservatório de São Francisco.

O resultado é uma trilha sonora tensa, quase cinematográfica, como em White guys with guns — que, além de cordas ameaçadoras, traz ruídos de tiros — e Maggot remembers, que evolui para um híbrido de industrial e stoner rock. Em The gift, as cordas soam tristes e fúnebres, lembrando os momentos mais sombrios de Berlin, de Lou Reed.

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Por trás das faixas, há outro subtexto inquietante: o famoso julgamento da banda de heavy metal Judas Priest em 1990, quando a banda foi acusada de incitar suicídios com mensagens subliminares. Tension, que soa como um conto infantil em seu momento mais assustador, fala diretamente disso. O mesmo vale para She was never lovelier e Remembering mother, que têm o clima gélido de um funeral.

Tem espaço até para um momento quase amigável: Ol’ man river tem um quê de rock progressivo à moda da banda canadense FM — embora, claro, com o selo de bizarrice habitual dos Residents. E o fim da faixa já emenda em Take me to the river, uma avalanche de ruídos que lembram uma guerra de balas traçantes.

Doctor Dark é aquele disco que até os fãs mais fiéis vão ouvir com fascínio — mas provavelmente só ouvirão uma vez. Intenso, desconfortável e profundamente perturbador, é uma obra que encara de frente temas que muita gente prefere manter à distância. Mas, enfim, os Residents não vieram ao mundo para fazer concessões.

Nota: 7
Gravadora: Cryptic Corp
Lançamento: 28 de fevereiro de 2025.

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Crítica

Ouvimos: Tigre Robô, “Telefone pra cachorro”

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Ouvimos: Tigre Robô, "Telefone pra cachorro"

Muito do que está no primeiro disco do Tigre Robô, Telefone pra cachorro, confirma uma velha teoria nossa: bandas como Wire, The Fall e Public Image Ltd talvez sejam mesmo algumas das mais influentes da história. Com apenas onze faixas e nenhuma enrolação, o álbum da banda brasiliense mistura pós-punk de quarto com o experimentalismo lo-fi do Weatherday — como na abertura, Desconforto.

Há espaço também para uma mescla esperta de punk e rap, como em Atlas, com o excelente verso “como se dança com o mundo nas costas?”. A faixa remete a Akira S & As Garotas Que Erraram, e só não parece ainda mais com eles porque destaca uma guitarra — econômica, seca, honrando o pós-punk.

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O Tigre Robô, aliás, parece gostar de contrariar expectativas: Desperdício é punk de garagem que soa como o já citado Wire, ou como um Titãs alternativo, gravado na tora e meio bêbado. Definitivamente um indivíduo traz um baixo herdado da disco music (pense em Gang Of Four) e uma letra crua, com versos como “não sou uma ideia formada de certezas” e “nos fluidos pegajosos escorrem gosmentos os meus desejos”.

Carne de pescoço é blues rock ruidoso que remete à Patife Band – e que parece uma faixa gravada numa máquina de oito canais, em 1985, pronta para ser lançada num LP independente. Já Desconserto tem pegada power pop, melodia que flerta com os Beatles e uma vibe que, curiosamente, lembra o Blur dos primeiros discos.

Na salada sonora do Tigre Robô, ainda cabe Turismo, um punk com teclados e baixo em diálogo, na linha dos Stranglers. E uma pequena joia quase psicodélica: Todos seus amigos são supermodelos, que começa como se o Jefferson Airplane tivesse caído no punk e prossegue com solos de guitarra tomando o comando.

Nota: 9
Gravadora: Manga Rec
Lançamento: 20 de janeiro de 2025.

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Crítica

Ouvimos: Kill Your Boyfriend, “Disco kills” (EP)

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Ouvimos: Kill Your Boyfriend, "Disco kills" (EP)

A dupla italiana Kill Your Boyfriend se autodefine como pós-punk, mas vai muito além dessa etiqueta em Disco kills, EP cujo título já dá uma pista do que vem pela frente. Influenciados por nomes como New Order, Kraftwerk e Giorgio Moroder, os dois transitam entre o rock industrial e eletrônico — como na faixa de abertura Ego, marcada por um grave que faz as vezes de baixo — e uma disco music mal-humorada, com tempero punk. Obsession, por exemplo, parece um encontro tenso entre Depeche Mode e Ministry, definindo bem os dois polos que sustentam o EP.

Apathy, com batida acelerada que flerta com o dubstep, entrega uma house music industrial nervosa, com uma letra curta e direta que chega quase como um rap — mais uma vez na trilha do Ministry. Illusion gira em torno de um riff grave e distorcido, com vocais simplificados e letra mínima. Discretion começa com um batidão eletrônico que ganha a companhia de um synth agitado, e tem ritmo pulado como num country-metal-dance.

No encerramento, a vibe sombria dá lugar a Youth, que se aproxima da dance music e do hi-NRG graças aos teclados cintilantes — embora os vocais ainda sejam marcados por ecos góticos. Um EP sujo, pesado, cheio de boas referências e, acima de tudo, divertido.

Nota: 8,5
Gravadora: Sister 9 Recordings
Lançamento: 9 de maio de 2025.

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