O site Open Culture deu uma bela resgatada no trabalho de uma fotógrafa chamada Julia Gorton, que era apenas uma iniciante nos anos 1970, mas clicou com uma câmera Polaroid boa parte da cena do punk em Nova York na época. Nomes como Debbie Harry, Patti Smith, David Byrne, Tom Verlaine, Iggy Pop, Richard Hell, Lydia Lunch e a pouco conhecida banda canadense The Diodes estão nos cliques dela.

Várias dessas imagens, Julia garante, não pareciam tão profissionais ou atraentes na época, por causa da falta de equipamento apropriado e das falhas no material final. Muito embora ela curtisse fazer fotos em preto e branco. “Muitas imagens que eu percebi no momento, como falhas, representam o verdadeiro caráter do tempo de forma mais honesta e poderosa do que as imagens que eu achava que eram profissionais”, conta.


Muitas fotos clicadas por ela – em lugares como o CBGB – sofreram com a falta de luz, já que os locais já era bastante escuros e ela, no máximo, conseguia usar o flash da câmera original. Antes de serem publicadas na conta do Instagram ela, algumas das imagens foram tratadas com Photoshop. Um deles é o retrato acima, de Tom Verlaine, do Television. “Eu consegui escanear e, finalmente, puxá-lo para fora das sombras de décadas passadas”, ela acredita.

Vale dizer que o presente e o futuro do punk rock interessam bastante á fotógrafa. Essa é uma imagem que ela fez recentemente de Hannah Marsden, vocalista da banda londrina The Snides.