Karl Friedrich Hieronymus von Münchhausen, o popular Barão de Munchausen, nasceu em maio de 1720. Na juventude, serviu no exército russo, combatendo os turcos, por volta de 1750. Ao voltar para casa, iniciou sua trilha de grande contador de histórias fantasiosas. Uma delas foi a de sua viagem para a lua, muito tempo antes dos americanos fazerem o mesmo. A aventura toma algumas páginas de As loucas aventuras do Barão de Munchausen, livro publicado em 1785 pelo bibliotecário alemão Rudolf Erich Raspe.

E quatro anos antes de Terry Gilliam levar a história do Barão para a tela grande, em As Aventuras do Barão de Munchausen – que incluía até participação de Robin Williams como Rei da Lua, como você confere no vídeo acima – um cineasta de Budapeste chamado Jean Image fez uma versão em desenho animado da história do Barão, centrando em sua viagem à lua. Olha a dublagem em inglês do filme aí.

The moon madness – Secret of the Selenites (1984) chegou a passar no Brasil algumas vezes, na TV. Na história, o Barão é avisado por um primo astrônomo a respeito de uma tribo, os Selenitas, que habitam a lua e teriam descoberto o segredo da imortalidade. Ele resolve ir para lá tentar convencer os selenitas a contar o tal segredo a ele, só que o Barão e sua comitiva acabam envolvidos numa guerra.