Um canal do YouTube fanático por calculadoras, o el_calc, arrumou uma Calcu-pen e fez um vídeo com ela. É nada mais nada menos que uma caneta-calculadora fabricada no Japão, que virou item raro e marcou época para muita gente. Foi fabricada entre 1975 e 1977 e vendida em vários países (nos Estados Unidos, no ano de lançamento, chegava a US$ 79,95 – em 1977, reduziram para US$ 19,95).

O museu virtual Vintage Calculators dá conta de que a ideia foi boa, mas a execução não era nenhuma maravilha. Uma resenha da revista Popular Science diz que tanto o uso dos botões da calculadora quanto da própria caneta são grosseiros. Para fazer uma operação, você tinha à disposições cinco botões mínimos, e tinha que mexer neles (seja lá quão gordo for seu dedo) para cima, para baixo e para os lados, na hora de escolher um número, somar, dividir, etc.

Aqui, você encontra todas as 17 (!) páginas do manual do usuário da canetinha. Em 1981, saiu uma Calcu-Pen por uma empresa asiática, a Satolex. Só que (opa, melhorou!) a telinha era de LCD.

Via Boing Boing.