Perto da segunda metade dos anos 1980, a Gang Of Four deu um tempo nos trabalhos e o guitarrista Andy Gill, morto no sábado, foi trabalhar com outros artistas. Cuidou do primeiro (e epônimo) disco dos Red Hot Chili Peppers (1984), co-produziu o segundo disco do grupo de Los Angeles Balancing Act, Curtains (1988). Tocou também com B-52’s e Gail Ann Dorsey.

Gill também teve um esboço de carreira solo por esses tempos. Em 1987, assinou com um selo inglês de dance music chamado Survival Records e lançou seu primeiro e único single, Dispossession. O excesso de trabalho em outras frentes acabou fazendo com que ele deixasse para lá a ideia de ter uma carreira solo de verdade, como lembra Jim Dooley no livro Red set: A history of Gang of Four.

O disquinho tinha a faixa-título em duas versões (uma menorzinha) e Genuine. Dispossession tinha o mesmo discurso anti-consumista de várias músicas de Gill e da Gang Of Four, com o guitarrista pregando que precisava de um carro rápido e de três cartões de crédito “para cortar minha tristeza”. Gill trabalhou com Alan Moulder (do selo Creation) nas duas músicas no Trident Studios. E, lembra ele, Jon King, primeiro vocalista da Gang Of Four, chegou a dar uma escutada no trabalho, e curtiu.

Olha Dispossession aí.