Crítica

Ouvimos: Prima Queen – “The prize”

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RESENHA: Prima Queen lança The prize, álbum de indie pop sonhador com clima vintage, empoderamento nas letras e ecos de ABBA, britpop e pós-punk.

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Quem curte bandas como The Big Moon e The Last Dinner Party provavelmente vai enxergar no Prima Queen uma continuação mais indie do som desses dois grupos. A banda liderada por Louise Macphail e Kristin McFadden tem o mesmo compromisso com climas vintage, sons entre o dream pop e o soft rock, e refrãos celestiais feitos para animar plateias.

As duas juntam tudo isso com a disposição para falar de barcas furadas emocionais (com olhar atualizado) e para acrescentar detalhes inusitados à sua imagem. Para começar Louise e Kristin associaram o Prima Queen ao universo dos esportes femininos, e esse imaginário surge nos clipes, nas letras, nas fotos de divulgação e na capa deste The prize, que é o primeiro álbum cheio das duas.

Boa parte do disco fala basicamente de autoestima e superação – e tanto as imagens das duas quanto a própria música aparecem quase como fantasmas de outros tempos. Algo envolto numa mística de sonho, ou uma imagem do tipo “já vi isso antes”. Aliás, quem lembra daquelas séries de coletâneas britânicas com nomes tipo Hot hits ou Smash hits, e garotas esportistas nas capas – ou daquela série Disco 78, 79,80 (o ano variava), lançada pela Som Livre – já viu mesmo.

Musicalmente, o Prima Queen, que nos primeiros singles parecia um encontro entre The Cure, New Order e Fleetwood Mac, volta com clima sonhador e vaporoso em Mexico, lembra um ABBA indie na faixa-título The prize (música que tenta convencer uma garota desprezada a levantar a cabeça dizendo que “você esqueceu que você é um diamante? / você é o sonho, você é um pêssego, o prêmio”) e faz um britpop com ótica feminina – lembrando Shampoo e Elastica – na ótima Oats (Aint gonna beg), um rock garageiro e doce ao mesmo tempo.

O Prima Queen ganha cara mais pós-punk em Ugly, Fool e Woman and child, migra para a bossa nova de gringo em Flying ant day, faz indie rock tranquilo em Meryl Streep e investe em climas acústicos em Spaceship, Sunshine song e More credit – essa última, a cara daquelas baladas iniciais do pós-brit pop. Acaba ganhando pela preocupação em entregar um produto bonito, do tipo que gruda no ouvido (a própria The prize tem essa onda), e pela sinceridade nas letras.

Texto: Ricardo Schott

Nota: 8,5
Gravadora: Submarine Cat Records
Lançamento: 25 de abril de 2025.

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