Lançamentos

Ack: banda punk carioca volta após 20 anos com EP e mini-turnê

Published

on

Se você não esbarrou com a banda punk carioca Ack durante os anos 1990 e 2000 em eventos e festivais, é porque não esteve lá – o grupo também era bastante comentado em revistas e fanzines da época. E agora, depois de 20 anos, a banda retorna com um EP novo, Aurora, que já havia sido anunciado pelo lançamento do single Cabeça.

Lançado de forma independente, o disco de seis faixas foi produzido e masterizado pelo guitarrista Felipe Sad no Laje Estúdio, em Curitiba. A mixagem é do produtor americano Don Zientara (Fugazi, Bad Brains, Dag Nasty e Minor Threat). E o baixista e vocalista Fabio Seidl diz que o EP fala sobre “voltar” – um tema que por sinal aparece na faixa Som e fúria sob o sol, que tem participação de Rodrigo Lima, vocalista do Dead Fish.

“Essa é uma música sobre resistência. Sobre fazer – e voltar a fazer – punk rock no Brasil, ainda mais hoje em dia, dividido, enlouquecido pela política, e que pouco valoriza a cultura. Rodrigão e Dead Fish são contemporâneos do Ack, trocamos muitas ideias, e achamos que uma participação dele encaixaria muito bem com o espírito da faixa”, revela Seidl.

O EP apresenta as músicas Vera Cruz, Dois minutos de raiva, Garage e Insubordinar. Seidl avisa que a banda vai comemorar seus 30 anos com um show no Audio Rebel, no Rio, dia 25 de maio, e já tem min-turnê prevista para agosto. “A gente não imaginava que seria tão bom. Tem sido emocionante pra gente se reconectar e ver que tem tanta gente curtindo, divulgando e promovendo o rock independente”, diz.

Por acaso, Cabeça, o primeiro single, é uma homenagem ao skatista e líder da banda Cabeça, Kalunga, morto em 2017. “Foi ele quem apresentou alguns integrantes do Ack, falava da gente em tudo que era entrevista, aparecia do nada em nossos shows”, lembra Seidl. “Essa música é sobre aquele amigo que todo mundo tem, que está sempre lá, incondicionalmente, até o dia que a vida leva”. A música tem participação de um dos ex-integrantes da banda, NoBru Pederneiras, atual guitarrista do Planet Hemp.

Foto: Divulgação.

Trending

Sair da versão mobile